pós-graduação

10 trilhas sonoras que irão te ajudar nos estudos

Estudar exige foco e concentração. Mas você sabia que existem trilhas sonoras que podem te ajudar nessa tarefa? Muitos alunos criam suas próprias estratégias para ter um bom desempenho na semana de provas. Embora, a maioria dos acadêmicos opte por um ambiente calmo e silencioso, pesquisas apontam que estudar ouvindo música ajuda a relaxar e a aumentar o nível de atenção. Logo, o aprendizado fica mais fácil. Por isso, selecionamos algumas playlists no Spotify e no Youtube que podem fazer parte da sua rotina de estudos.

fone-ouvido-musicas-estuar-ucpel

Pesquisas da Universia Brasil apontam que entre os benefícios de estudar ouvindo música está, principalmente, o fato do aluno se envolver com o ritmo da melodia. Isso proporciona que o estudante se desligue de preocupações exteriores.

Vale ressaltar que as músicas instrumentais e clássicas ganham destaque, pois não dividem a atenção do estudante entre os estudos e a letra.

Trilhas sonoras que você encontra no Spotify

O Spotify, por exemplo, disponibiliza diversas playlists com a temática de concentração e estudo. Como resultado, a lista musical  Musicas para Estudar: Jazz para Estudo, Concentração e Leitura é um ótimo modelo.  Agora, se você prefere estações de rádio, nós também temos algumas dicas.

Spotify-musicas-para-estudar-ucpel-trilhas-sonoras

Instense Studying

Começamos com Instense Studying. Essa estação tem 127 músicas e duração de 13 horas e 51 minutos, sendo perfeita para manter a atividade cerebral focada. Bem como sua principal característica é a mistura de sonatas, concertos e artistas clássicos, como Mozart e Bach.

NO LYRICS!

Criado pelo Perryhan, o foco dessa estação é transmitir músicas modernas regravadas em formato de clássicas. Um exemplo é “Cry Me a River”, originalmente de Justin Timberlake, que você pode ouvir ao violino por David Garrett. A No Lyrics! possui 88 músicas, com duração de 2 horas e 41 minutos.

Workday Lounge

Criada pelo Spotify, Workday Lounge conta com 92 músicas muito calmas do estilo lounge, as quais não costumam agradar todos os tipos de público. São 7 horas e 59 minutos.

Acoustic Concentration

Com uma pegada descontraída e, ainda sim, leve, a estação  Acoustic Concentration conta com acústicos de guitarra em 24 músicas de artistas como Michael Hedges e Antoine Dufour. A duração é de 1 hora e 34 minutos.

Trilhas sonoras você encontra no Youtube

No Youtube você também encontra uma infinita coletânea de vídeos para relaxar com sons da natureza ou instrumentais para ler, estudar e trabalhar.

youtube-musicas-para-estudar-ucpel-trilhas-sonoras

E, se você gosta de filmes, pode inclusive estudar com a trilha sonora da sua obra cinematográfica preferida. A Universia Brasil fez uma pesquisa das melhores trilhas sonoras de filmes para estudar, confira:

Coração valente

O filme de 1995, conta a história de um herói escocês do século 13, chamado William Wallace, que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I, após ter sofrido uma tragédia pessoal causada pelos soldados ingleses.  A trilha sonora de Coração valente é repleta de músicas típicas escocesas.

Trilha Sonora Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1

Harry Potter marcou a adolescência de muitos jovens que hoje estão na fase acadêmica. Como resultado, não poderíamos deixá-lo de fora. Lançado em 2010, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 conta a aventura de Harry, Rony e Hermione ao destruir as Horcruxes. A trilha sonora produzida por Alexandre Desplat alterna músicas mais introspectivas com melodias tensas, cheias de ação.

Fantasia 2000

Lançado em 1999, essa animação é um musical original da Walt Disney. A trilha sonora embalou a infância da nova geração de estudantes, trazendo, além do relaxamento, boas lembranças.

Anna Karenina

Por fim, lançado mais recentemente, em 2012, o filme é uma adaptação por Tom Stoppard do romance homônimo de Leo Tolstoy, publicado em 1877. Sendo indicado aos prêmios Óscar de melhor trilha sonora, melhor design de produção, melhor fotografia e melhor figurino.

Gostou das nossas dicas? Agora, é só escolher as trilhas sonoras que mais combinam com você e organizar sua rotina de estudos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel