Vestibular

Egressos da UCPel montam startup que facilita o aluguel de imóveis

Você já pensou em montar uma startup ou ao menos parou para conhecer uma empresa que tenha esse modelo de negócio? O termo está em alta no ramo do empreendedorismo e, igualmente, o modelo de negócio apresenta constante crescimento. Egressos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apostaram nessa área e inovaram no ramo imobiliário ao lançarem a ImobLab.

Idealizada pelos egressos do curso de Direito da UCPel, Gabriel Barrios Azambuja e Lucas Senna Mendes, a empresa é uma imobiliária que utiliza da tecnologia e de muita originalidade para desburocratizar e agilizar o processo de aluguel de imóveis residenciais.

O trabalho efetivo da startup só tem dois meses de atuação no mercado pelotense, mas a iniciativa tem dado tão certo que os fundadores já pensam em expandir a ideia, tanto para atuar em locações comerciais quanto para franquear o produto.

Para entender mais sobre o mundo das startups e saber as oportunidades da UCPel para futuros empreendedores, conheça o CIEMSUL/UCPel.

Egressos da UCPel do Direito
Egressos da UCPel, Gabriel e Lucas, são os idealizadores da ImobLab

Conheça mais sobre o funcionamento da ImobLab

A empresa é destaque por oferecer diversos diferenciais em relação às imobiliárias tradicionais, principalmente, agilidade e praticidade. Pela startup todo o processo de locação de uma casa ou apartamento acontece no prazo de 24 horas. De acordo com um dos fundadores, eles já conseguiram realizar o serviço em apenas 5 horas. “Contabilizamos o tempo desde que a pessoa mostra  interesse em ver o imóvel até a entrega da chave.”, enfatiza Lucas.

Similarmente, o outro sócio explica ainda que nesse período de 5 horas a negociação passou pelas etapas de contato, proposta, contraproposta, aceitação do inquilino, envio de documentos, assinatura de contrato com certificação digital, vídeo-vistoria no Youtube e, por fim, entrega das chaves.

Essa rapidez e a praticidade do serviço facilita muito a vida de quem quer alugar um imóvel.  Principalmente em Pelotas, pois a cada início de semestre a cidade é ponto de chegada de novos acadêmicos que vêm ao município com o sonho de cursar a graduação.

Outro grande diferencial da starup é que esses estudantes em processo de mudança possam chegar em Pelotas com o apartamento já alugado, tendo como única preocupação fazer a mudança. Afinal, através de fotos, de visita virtual e somada também a visualização da planta do imóvel, o inquilino tem certeza do serviço que está contratando.

É o caso da Victória Valente Moreira que alugou um imóvel recentemente pela startup. Para ela, um dos grandes diferenciais foi poder fazer as visitas virtuais, dando uma noção clara do espaço. “Já tive experiências com imobiliárias tradicionais da cidade e foi um inferno. Já o pessoal da ImobLab foi acessível, além disso todo o processo de locação foi fácil e sem burocracias”, ressalta Victória.

Vantagens ImobLab para quem procura um imóvel

  • Não é necessário fiador;
  • Não é necessário caução ou cartão de crédito com limite para os três primeiros meses de aluguel;
  • Transparência com informações atuais e verídicas;
  • O portal conta com fotos profissionais e com visitação virtual aos imóveis, através de fotos em 360 graus;
  • Processo 100% online;
  • Locação rápida e prática;
  • Mapa com localização exata;
  • Planta baixa com todas as medidas do imóvel;
  • A negociação exige comprovação de renda de até 3 vezes o valor do aluguel. Mas essa comprovação pode ser feita por familiares e não ser de uma única pessoa. Ou seja, podem ser contabilizadas no somatório total o salário de até 4 pessoas para chegar no montante do aluguel.

Vantagens ImobLab para quem anuncia

  • Anúncio em grandes portais e redes sociais;
  • Recebimento do aluguel garantido;
  • Planta baixa do imóvel;
  • Seguro no valor da residência;
  • Processo 100% online;
  • Locação rápida e prática;

Processo seguro e mais rentável para ambos os lados  

Os egressos explicam que normalmente os tramites legais feitos de forma tradicional para locação de imóvel demoram em média duas semanas. Neste período, o proprietário deixa de receber o valor do aluguel, pois o imóvel está vazio e o inquilino possivelmente está alocado na casa de algum parente ou gastando com hotel devido à burocracia.

Com o propósito de oferecer agilidade aliada a segurança, a ImobLab trabalha com vídeo-vistoria e certificação digital. Entenda os meios que a startup utiliza para garantir a confiabilidade.

Vídeo-vistoria: É feito um vídeo do imóvel, mostrando todos os detalhes e este é postado no Youtube. Isso garante maior segurança ao inquilino e ao proprietário sobre o estado de conservação da residência. O link do vídeo mostra o dia e a hora em que o conteúdo foi postado, diminuindo assim futuros problemas na hora da entrega do imóvel caso algo tenha sido danificado durante o período de locação.

Certificação digital: Enquanto no tabelionato é levado em conta apenas a assinatura, a certificação digital cruza dados como telefone, e-mail, CPF e data de nascimento. Além disso, o IP do computador, hora e dia da assinatura também são dados verificados, possibilitando assim a economia de tempo. Normalmente, ao locar um imóvel, a pessoa precisa ir até o cartório em horário comercial junto com o fiador para fazer todo o processo.  Já com a certificação digital, o processo pode ser feito em qualquer horário, sem gastar tempo e recursos com deslocamento.

planta baixa
O inquilino tem noção real do espaço do imóvel através das plantas baixas

Noções que vieram com a graduação

As noções de Direito adquiridas pelos sócios durante a graduação, principalmente, o conhecimento sobre o regimento do Inquilinato disposto na Lei 8.245, embasaram o formato de contrato utilizado pela empresa. O entendimento foi fundamental para as ideologias da startup, que constroem os diferenciais visto anteriormente como o aluguel sem fiador. “A gente tem essa base devido a graduação. Se fossemos só corretores, teríamos que estudar o assunto ou contratar alguém para essas demandas”, explica Gabriel.

Ficou curioso para conhecer a startup? A sede da ImobLab fica localizada no Parque Una, container 37. O horário de funcionamento é das 9h às 18h. Saiba mais sobre ImobLab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel