Design de Moda: projeto prático aproxima acadêmicos de marca pelotense

O aprendizado quando transcende as portas da sala de aula, e é vinculado à prática do mercado de trabalho, ganha muito mais sentido e oportuniza que acadêmicos tenham um contato mais realista com profissão que escolheram.

Tendo isso em mente, uma parceria entre o curso em Design de Moda da UCPel e a marca pelotense Bem Ti Vi desafiou alunos do 3º semestre a desconstruir padrões e abusar da criatividade. Afinal, a Universidade possui as atividades práticas como base curricular das suas graduações.

Os acadêmicos tiveram que criar peças de roupas multifuncionais com o conceito, cores e estilo utilizados pela loja. A peça da aluna Karoline Crizel foi considerada a mais criativa e funcional. Como grande marco da atividade, Karoline terá sua peça produzida pela marca e comercializada no site da empresa.

aluna do curso de design de moda mostra sua criação

As roupas foram avaliadas pelas sócias-fundadoras da Bem Ti Vi, Francesca Pellegrino, Juliana Paes e Catherine Medeiros; o processo de escolha contou também com a opinião da professora do Design de Moda responsável pela atividade, Ana Luiza Timm Soares. O resultado levou em conta todas as etapas do projeto, desde:

• Criação da ideia;
  • Criatividade do trabalho;
  • Participação nas aulas;
  • Por fim, a apresentação.

Sobre a atividade

A elaboração da peça ocorreu dentro das atividades programadas na cadeira optativa Processos Criativos, buscando gerar uma experiência de mercado mais intensa e aproximar o curso das marcas pelotenses. A professora Ana Luiza conta a proposta da atividade.

A professora ainda ressalta que através da atividade as acadêmicas puderam ter o primeiro contato com o mercado, além de também aprender como conciliar a identidade visual própria com a de uma marca já existente.

Segundo as sócias-fundadoras, foram aproximadamente três meses de trabalho. Todas as quartas-feiras as empreendedoras se reuniam com as acadêmicas para dar dicas e acompanhar o processo de perto. Francesca explica os benefícios do trabalho desenvolvido.

Peças multifuncionais

O projeto demandou muita criatividade por parte dos acadêmicos. Ao passo que pesquisas sobre a marca, busca de referência e desconstrução fizeram parte do processo. A estudante da Moda Kamilla Stelmach relatou sua experiência, inspiração e dificuldades.

Já a acadêmica que teve a peça selecionada, acredita que o projeto foi uma grande oportunidade para as estudantes terem seu nome reconhecido no mercado ainda na graduação. “Vai ser uma parceria grandiosa!”, comenta animada. Karoline desenvolveu um chapéu que vira uma capa, acompanhado de cinto e bolsa. No vídeo, jovem conta suas inspirações e etapas de desenvolvimento da peça:

Conheça mais sobre a Bem Ti Vi

A loja Bem Ti Vi teve seu início nos corredores da UCPel, pois as sócias-fundadoras são egressas do curso do Design de Moda. No Mercado desde 2015, a loja possui o conceito slow fashion, ou seja, moda produzida de forma desacelerada, respeitando o tempo de confecção e às condições de trabalho dos envolvidos.