Central de Informações
(53) 21288269

Confira orientações para o Enem 2019

mão escrevendo em um caderno; enem

Faltam alguns meses até o Enem 2019, mas é importante que você utilize esse tempo para se preparar para a prova. Sabendo disso, separamos algumas dicas essenciais para você mandar ver e entrar na tão sonhada universidade!

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação que acontece apenas uma vez por ano, e tem por finalidade selecionar estudantes de todo país para instituições federais de ensino superior, bem como programas do Governo Federal (Sisu, Prouni e Fies).

Pautado nos conhecimentos e habilidades do estudante, a prova tem como diferencial a transdisciplinaridade nas questões, ou seja, engloba variados assuntos e conteúdos numa mesma pergunta. Então, é de suma importância que você dê atenção para todas as disciplinas ensinadas no ensino médio, pois provavelmente haverá questões como essas.

Além disso, o exame cobra assuntos relacionados às atualidades, o que exigirá que você tire um tempo e fique ligado nas notícias.

Quando será a prova?

provas enem

O Enem 2019 será realizado nos dois primeiros domingos do mês de novembro (dias 3 e 10). Confira abaixo como será a divisão das questões por dia:

Primeiro dia (03/11)

Questões 1 a 45: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Questões 46 a 90: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Redação

Segundo dia (10/11)

Questões 91 a 135: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Questões 136 a 180: Matemática a suas Tecnologias.

Novidades do Enem 2019

Para essa edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças na prova. Este ano, o procedimento para a identificação biométrica será diferente. Antes, era utilizada uma lâmina de grafite individual para a coleta da digital de cada participante. Agora, o fiscal de prova utilizará uma esponja que permite coletar mais de três mil digitais. Além disso, serão feitas alterações na diagramação do exame. Os espaços em branco nos cadernos de prova serão aproveitados para cálculos e anotações, excluindo as páginas específicas para rascunho.

Simultaneamente, há uma outra novidade sendo estudada: a criação de um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. O objetivo é apresentar a carreira para os estudantes, para que assim o número de universitários que abandonam o curso por não se identificarem diminua.

Como me organizar?

Uma das formas mais utilizadas é o cronograma de estudos. Utilizando um caderno, computador ou até mesmo o celular, você pode criar uma rotina para conseguir estudar de forma tranquila e alcançar os resultados desejados. Para isso, estabeleça os horários e as matérias que serão estudadas em cada dia.

Refaça as provas das edições anteriores

mão escrevendo em papéis

Mesmo que você já tenha feito outras provas de vestibular, é recomendável resolver questões anteriores do Enem, visto que a prova tem suas especificidades. Geralmente, as questões são longas e envolvem disciplinas múltiplas, exigindo uma boa capacidade de interpretação.

Em vista disso, estudar e solucionar as provas anteriores do Enem pode ser uma boa alternativa para que você tenha uma noção melhor do nível de dificuldade exigido. Assim, ficará mais fácil definir as disciplinas que precisam de uma atenção maior.

Treine a redação

Você já deve saber que a redação é uma parte importante da prova. Desenvolvendo bem o tema e conquistando uma boa pontuação, o candidato consegue uma bela vantagem na prova.

Para isso, a dica é bem simples: treine! O desenvolvimento de um bom texto é adquirido com o tempo, e para isso você precisará ser persistente na prática.

Com o objetivo de melhorar o seu desempenho, a correção com a ajuda de um professor pode ser uma ótima opção. Dessa forma, será possível mensurar o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Fique por dentro do que está acontecendo no mundo

pessoa lendo jornal

Como foi dito anteriormente, o Enem é uma prova interdisciplinar e contextualizada. Além dos conteúdos ensinados em sala de aula, é exigido um conhecimento geral dos temas que estão em relevância na atualidade.

Uma boa forma de se manter informado é acompanhar portais de notícias, além de ler e assistir jornais. Desse jeito, você se manterá constantemente atualizado sobre o que está acontecendo no mundo e conseguirá resolver qualquer questão relacionada.

Quer saber como estão os seus conhecimentos gerais? Experimente o nosso Quiz Atualidades e descubra!

Se liga no prazo!

As inscrições do Enem 2019 serão recebidas entre os dias 6 e 17 de maio pelo site do Enem (página do participante). A taxa de inscrição desse ano será de R$ 85, R$3 a mais que a última edição. Para saber mais informações, acesse o edital.

Você sabia?

via GIPHY

O Enem também pode ser utilizado como forma de ingresso na UCPel. Para isso, é necessário comprovar sua nota, juntamente com a documentação exigida, no momento de realização da matrícula.

E aí, vai fazer a prova e quer estudar na UCPel? Clica aqui e dá uma olhada nos cursos oferecidos 😉.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 Blog da UCPel