Central de Informações
(53) 21288269

10 profissões promissoras e como chegar até elas

Muitas carreiras em destaque no mercado de hoje nasceram recentemente. Se você estivesse visitando os nossos dias com uma máquina do tempo, talvez ficasse um pouco perdido em meio a tanta mudança.

profissoes do futuro

Mas isso significa que as profissões do passado deixaram de existir? Algumas delas sim, mas os profissionais também encontraram novos setores e reinventaram suas carreiras.

Vamos falar de futuro e sobre quais profissões se destacam como mais promissoras. Se você está na dúvida sobre qual carreira seguir, este post pode ajudar.

Anota aí: interdisciplinaridade!

O Jornal Gaúcha ZH publicou uma reportagem feita com especialistas de gestão de pessoas onde eles destacam a formação interdiscipliplinar como um diferencial no currículo dos profissionais deste século.

– Vivemos uma era de interdisciplinaridade. Profissionais acabam atuando em áreas não necessariamente identificadas classicamente com sua formação. As carreiras estão mais fluidas e exigem algumas competências importantes e conhecimentos comuns a todas as áreas – avalia o consultor Samuel Artus.

A dica é procurar cursos que já estejam nesta sintonia. Sabe como? Conheça os projetos de extensão, pesquisas e estudos desenvolvidos pela Universidade. Veja se eles permeiam diversas áreas e oferecem a oportunidade de entrar em contato com acadêmicos e profissionais de outros cursos .

10 profissões em alta para o futuro

carreiras do futuro - ucpel

1. Desenvolvedor de softwares e sistemas

Responsáveis pela criação de novos sistemas e pela automatização de processos, estes profissionais já ganharam reconhecimento do mercado e chegaram para permanecer com vida longa entre as profissões promissoras.

Formação: Engenharia de Computação – TI – Ciência da Computação

2. Marketing Digital

O Marketing Digital acolheu profissionais de diversas áreas e abriu novas possibilidades para quem já trabalhava na área e se voltou para o meio online.

Formação: Comunicação Social, Publicidade, Marketing, Design Visual e Webdesign.

3. Coaching

Virou tendência nos últimos anos e acolhe profissionais de diferentes formações. Este profissional treina e ajuda  clientes a atingirem metas, tanto pessoais como profissionais. Uma especialização na área pode ajudar na construção da carreira.

4. Analista de Big Data

O profissional de Big Data é responsável pela análise de informações de sistemas que circulam na internet e de como como esses dados podem influenciar nos negócios desenvolvidos pela empresa

Formação: As vagas têm sido ocupada por profissionais de TI, Matemática, Ciência da Computação, Engenharia ou Estatística. Neste caso, o interessante é buscar uma especialização específica.

5. Arquiteto e Engenheiro 3D

A possibilidade de gerar experiências cada vez mais próximas da realidade através de projetos 3D chegou para os profissionais que trabalham com arquitetura e urbanismo. A especialização neste ramo é uma tendência para a área.

6. Cuidados com o envelhecimento

Podemos não ter uma fórmula para a juventude, mas profissionais que trabalham para gerar qualidade de vida e cuidados com o envelhecimento da população tendem a ser cada vez mais requisitados.

Formação: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social.

7. Gerente de produto e inovação

Este profissional cuida das diversas etapas de um produto, desde a criação até a implementação, marketing e atendimento. Não realiza diretamente todas essas funções, mas está preparado para identificar problemas e soluções. Centraliza decisões, administra a equipe e ainda compreende as necessidades dos clientes.

Formação: administração

8. Gestor de recursos humanos

Encontrar talentos considerando a cultura da empresa e conduzir processos de seleção, inclusive internacionais.

Formações: Tecnologia e Gestão de RH, Administração, Psicologia.

9. Especialista em e-commerce

As lojas virtuais são uma realidade. Esta é uma oportunidade para profissionais que saibam cuidar desta experiência, fazer o negócio que utiliza essa plataforma  se destacar no mercado e vencer a concorrência.

Formação: Administração – Engenharia de Computação

10. Gestor financeiro/ Finanças corporativas

Profissional imprescindível para negócios de todos os portes. Embora muitas ferramentas tecnológicas tenham facilitado o serviço, existem muitas decisões que as máquinas não são capazes de fazer.

Formação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas.

Sucesso e retorno financeiro

profissão 2019

Falar de carreiras que estão em evidência no mercado muitas vezes significa considerar oportunidades e retorno financeiro. No entanto, vale lembrar que o sucesso é algo subjetivo e que também vem mudando ao longo dos anos. Basta pensar no passado quando as pessoas permaneciam praticamente uma vida inteira em determinada função. Isto era sinônimo de sucesso profissional. Hoje, este cenário mudou e as empresas tentam achar a melhor forma de reter talentos.

Qualidade de vida, conciliar trabalho com outras atividades, ter tempo para a família ou horários flexíveis. Pense no ambiente que você gostaria de trabalhar, na sua rotina e no planejamento daquilo que você considera como sucesso profissional. A satisfação na sua carreira pode depender muito das suas expectativas e objetivos de vida.

Quer ajuda para escolher a sua profissão? Faça agora um teste vocacional.

 

Teste vocacional

 

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel