pós-graduação

Quer empreender? Veja algumas dicas para criar o seu negócio

parede com lâmpadas desenhadas, ao fundo, logo da UCPel

Você quer empreender e tem o sonho de abrir o próprio negócio? Saiba que metade da população jovem brasileira está junto contigo! Foi-se o tempo em que sair da universidade com a carteira de trabalho assinada era sinônimo de sucesso.

Hoje em dia, empreender é o objetivo de vida de 69,8% de jovens entre 18 e 34 anos, aponta pesquisa feita pela Fundação Estudar. Aumentar ganhos, ter carga horária de trabalho flexível, mais liberdade e autonomia, por exemplo, são motivos enumerados por empreendedores.

Muitas tentativas

É quase unânime entre empreendedores. Para uma ideia dar certo, outras antes deram errado. Especialistas dizem que aprender a “cultura do errar” faz com que você tenha mais chances de ser bem sucedido na próxima tentativa.

Primeiramente, ter em mente que o erro não é o mesmo que fracasso é importante. O erro é, na verdade, um caminho para o acerto. Da mesma forma, é necessário aproveitar os problemas para rever os fundamentos do negócio e avaliar o desempenho da equipe.

Sempre atento ao mercado

Antes de lançar sua empresa, identifique quem compete pelo mesmo mercado. Logo após, conheça seus consumidores e encontre outros empreendedores que possam inspirá-lo. Uma opção é lançar seu negócio antes de deixar o emprego. Quando ele estiver mais robusto, você poderá mergulhar de cabeça.

Busque por parceiros

Buscar parceiros como o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel) pode ser um atalho ao sucesso. Para isso, é necessário ter em mãos um plano de negócios. Antes de tudo, o projeto precisa demonstrar à incubadora qual é a ideia de inovação da empresa e quais são os recursos necessários para seu o funcionamento.

Ao ser aprovado, esses ambientes ofertam, por exemplo, assessoria técnica, suporte para a formalização, instalação física, assistência jurídica e possibilidade de networking

Mãos à obra

A Fácil Consulta – criada pelos egressos do curso de Administração da UCPel, Ramiro Martins e Patrick Goulart, contou com a incubação para conseguir espaço no mercado. No vídeo abaixo, Ramiro conta os quatro pontos que fizeram a sua empresa ter mais 9 mil usuários ativos em sua plataforma e agendar mais de 700 consultas médicas por mês. Confira:

E aí, está mais confiante para empreender agora? Baixe o Guia de Oportunidades da UCPel e fique por dentro de como podemos impulsionar a sua carreira!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel