Vestibular

Dicas de língua portuguesa para um TCC nota dez

homem lendo, sentado em frente a uma mesa que tem alguns livros em cima dela

A graduação é um período repleto de aprendizado e crescimento intelectual. Porém, após alguns bons anos, os universitários têm um último desafio: o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sabendo das dificuldades enfrentadas, separamos algumas dicas de língua portuguesa consultadas com a professora Thaís Rochefort. Elas te ajudarão a produzir um trabalho digno de nota dez! Confira:

1. Leia muito:

livros abertos em cima de uma mesa

Com a finalidade de escrever um bom trabalho, é preciso que o estudante tenha o que dizer. Para isso, é essencial criar o hábito de leitura. Isso te ajudará a aprimorar o vocabulário, além de dinamizar o raciocínio e a interpretação.

2. Fique atento às regras da sua universidade e às normas da ABNT:

As normas da ABNT guiam a produção do trabalho e são amplamente utilizadas por diversas instituições de ensino brasileiras. Sendo assim, se mantenha informado acerca das regras da sua universidade, pois elas têm variação.

3. Priorize a clareza:

livro com escritos e uma lupa dando destaque para uma parte

Embora seja muito fácil cair na tentação de utilizar palavras rebuscadas, opte pela linguagem simples e seja objetivo. Um texto bem escrito é um texto claro, que não deixa margem para dúvida. Portanto, tome cuidado com palavras que possam trazer alguma ambiguidade de sentido.

4. Utilize palavras de transição:

Certamente um texto bem redigido apresenta uma boa articulação de ideias. Para isso, empregue palavras de transição como “mas”, “logo” e “entretanto”. Elas proporcionarão o encadeamento semântico e sintático entre as frases. Como resultado, o texto se tornará menos chato e, consequentemente, mais fluido.

5. Revise a ortografia e a gramática:

A revisão é uma das partes mais importantes na produção do seu TCC. Para realizá-la de maneira mais eficaz, procure um professor e/ou amigo que possa te ajudar. Isso evitará a passagem de pequenos erros que prejudiquem a avaliação do trabalho.

gif onde uma menina fala em inglês "so..." que na tradução quer dizer "então..."

Ficou curioso para saber como estão os seus conhecimentos em língua portuguesa? Então o Gramaticômetro é o quiz perfeito para você! Não perca tempo para descobrir as suas habilidades gramaticais 🙂

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Gramaticômetro UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/quiz-gramaticometro” linkrel=””]

 

 

2 comentários em “Dicas de língua portuguesa para um TCC nota dez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel