Os dramas na hora de escolher um curso

escolher curso: dúvidas

Feliz daquele que já nasce sabendo para que chegou nesse mundão! Para muitos essa resposta é resultado de muita reflexão nos mais variados contextos e alguns dramas pelo meio do caminho.

Você está nessa situação? Saiba como lidar com essa dúvida!

Não sei do que eu gosto

escolher curso

AUTOCONHECIMENTO. Se você ainda não sabe do que gosta, é preciso parar e fazer uma análise sobre você mesmo. Tire as coisas do automático e comece a analisar os motivos que levam à tomada de certas decisões no seu dia-a-dia. Pense sobre as suas atividades, a forma como lida com as coisas e o que traz aquela sensação de recompensa.

Minha família quer que eu seja…

escolher um curso, Os dramas na hora de escolher um curso
Escute os conselhos de quem está perto, mas tenha o filtro do autoconhecimento. Faça uma lista dos argumentos dos outros e uma do que você quer para você. Qual das duas listas fará você mais feliz?

Lidar com pressão interna e externa será um dos seus principais desafios. No final, essa resposta precisa e deve ser sua.

Não vai dar dinheiro

Escolher um curso

Estude o mercado, conheça os potenciais da carreira e oportunidades. Saiba se o cenário está dentro das suas expectativas e planos de vida. Escolher uma carreira visando apenas dinheiro pode ser a receita para gerar sentimentos de frustração. Lembre-se que você vai passar a maior parte do tempo desempenhando essa função. Da mesma forma, a escolha deve ir ao encontro das suas necessidades e do que você está disposto a enfrentar.

Não tenho dinheiro

escolher curso

Existem algumas opções para quem pretende ingressar na universidade, mas está com o orçamento apertado. O Governo Federal oferece bolsas de estudo, parciais e integrais, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para participar é preciso estar dentro dos pré-requisitos e ter feito o Enem, exame que também é porta de entrada para instituições públicas.

Além disso, você pode buscar bolsas de estudo nas próprias universidades. O financiamento da UCPel, por exemplo, possibilita que o seu curso seja parcelado com financiamento de até 50% nas mensalidades. Sem juros, apenas com o reajuste anual de matrícula, o pagamento começa a ser feito somente depois da formatura, com mesmo prazo de duração do seu curso.

Preciso trabalhar e estudar

conciliar-trabalho-estudo-ucpel

Trabalhar e estudar não é uma jornada fácil, principalmente pelo fato de ainda ter que encontrar tempo para a vida pessoal e social no meio de tudo. A boa notícia é que as universidades estão cheias de casos como o seu e se eles conseguem, você também consegue!

O segredo é ter uma rotina organizada e um objetivo bem definido. Uma instituição de ensino com calendário definido ajuda muito nessa etapa. Antes de ingressar, conheça a rotina do curso, como são feitas as provas, como é o calendário acadêmico e todos os detalhes para que você monte o seu plano para os próximos anos.

Mais aliviado depois dessas dicas? Baixe agora o nosso Guia das Profissões e conheça todos os cursos oferecidos pela UCPel.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]