pós-graduação

Segunda graduação em Odontologia: é pra você?

Dentista utilizando equipamentos na boca de paciente

Quer mudar de profissão? Quem sabe uma segunda graduação em Odontologia? A escolha por uma mudança de vida profissional tem sido cada vez mais comum. Nesse sentido, a área da Odontologia oferece reconhecimento no mercado e ampla área de atuação.

Apesar de ser um dos vestibulares mais concorridos, em algumas instituições é possível ingressar como portador de título. É o caso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que tem o curso de Odontologia como o segundo mais procurado, perdendo apenas para Medicina, mas oferece ingresso facilitado para quem possui uma primeira graduação.

Segunda graduação em Odontologia pode ser vantajosa

POR QUE FAZER UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA?

Frente às dificuldades de um mercado profissional cada vez mais saturado, há quem opte por realizar uma segunda graduação com o intuito de obter maiores chances de sucesso. Ou, então, que complemente sua formação inicial. Se esta for na área da saúde, a Odontologia pode servir como um acréscimo de conhecimento para sua carreira.

Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso avaliar o motivo do interesse em retornar à universidade. Quer mudar de vida? Obter satisfação pessoal? Ou maior retorno financeiro? Falta identificação com a primeira graduação? Quer melhor se posicionar no mercado de trabalho?

A escolha deve aliar a satisfação de suas vontades e aptidões. Para tal, é preciso desenvolver um planejamento, sendo avaliado, primeiramente, a disponibilidade de tempo. O curso de Odontologia, por exemplo, costuma ser em turno integral, o que dificulta conciliar com outras atividades.

Sala de aula do curso de Odontologia da UCPel

O CURSO

Na Católica de Pelotas, o bacharelado de Odontologia transcorre em 10 semestres, com aulas presenciais nos turnos da manhã e da tarde. Possui conceito 5 (nota máxima) junto ao Ministério da Educação (MEC). Após cursar uma carga horária prevista em 4.475 horas, o curso da UCPel confere o título de cirurgião dentista.

Um dos diferenciais da Católica é possuir uma clínica própria voltada ao atendimento odontológico de pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A experiência prática dos estudantes é estimulada desde os primeiros semestres, capacitando os futuros dentistas para exercer a profissão com excelência.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA?

Várias razões podem fazem com que a Odontologia seja a alternativa ideal entre os cursos oferecidos para realizar uma segunda graduação. A seguir, elencamos os principais atrativos ao escolher esta carreira:

Alunos utilizam simulares do Laboratório das Cabeças na UCPel

Atividade bastante prática

A rotina da Odontologia é bastante prática. Dessa forma, mais de 50% do curso envolve a execução de tarefas, que pode ocorrer tanto em laboratórios com simuladores quanto na Clínica Odontológica. A UCPel, nesse sentido, oferece equipamentos atualizados e disponíveis ao aprendizado.

O treinamento se inicia no Laboratório de Práticas Odontológicas, chamado também de Laboratório das Cabeças. É lá que os alunos realizam procedimentos como restaurações e pequenos reparos. Manequins oferecem um ambiente simulado para obter a destreza junto aos instrumentos adequados.

Depois dessa experiência, em semestres futuros, os estudantes passam a frequentar a Clínica Odontológica, onde atuam em contato com os pacientes. É um espaço para obter prática cotidiana da profissão e reverter o seu ofício em prol da comunidade local.

Segunda graduação em Odontologia pode ser lucrativa

Boa remuneração

A carreira do dentista é considerada uma das melhores em retorno financeiro no país. Entretanto, a remuneração varia bastante dependendo da especialidade, uma vez que são 23 títulos reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia. Ainda assim, a média salarial para um dentista, cuja jornada semanal seja de 30 horas, é de R$ 5.367, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A remuneração caminha junto com a responsabilidade. Portanto, é preciso atualizar-se constantemente na área e oferecer um serviço humanizado, que vise o cuidado com o paciente. Contratar bons fornecedores e prezar pela limpeza e higiene do local de trabalho também são fundamentais.

Mulher com dor de dente

Demanda do mercado

Assim como na Medicina, o mercado de trabalho apresenta alta demanda para profissionais da Odontologia, uma vez que consisti a assistência básica em saúde para pacientes de todas as idades. Realizar a graduação em uma instituição de renome favorece o dentista no momento de se colocar no mercado, uma vez que adquiriu o conhecimento e a vivência da profissão durante os anos de formação. Por isso, é importante verificar a classificação dos cursos junto ao MEC.

aluna da odontologia ucpel realizando atendimento na clínica odontológica

Cuidado com as pessoas

O trabalho desempenhado, para muitos profissionais, precisa gerar um impacto na sociedade. Ou seja, todas as horas investidas por dia não são importantes apenas ao gerar retorno financeiro, mas também na relevância que aquele esforço afeta a vida das outras pessoas.

A Odontologia é uma profissão que se vale do contato direto com todo perfil de paciente, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos até pessoas com necessidades especiais. Inclui-se também aqueles com pânico de dentistas. Tranquilizar esses pacientes e contribuir para o bem-estar deles é uma tarefa constante.

O ofício do dentista se apresenta como uma forma de contribuir para a comunidade local, sendo possível vincular-se a projetos sociais e contribuir com pessoas que não possuem condições de pagar por um bom atendimento.

Realizar uma segunda graduação em Odontologia pode propiciar ter o próprio consultório

Trabalhar de forma autônoma

Há quem possua veia de empreendedor e veja como vantagem da profissão a possibilidade de abrir o seu próprio consultório. Se por um lado oferece autonomia e flexibilidade, por outro, necessita de bom investimento financeiro. Além de equipamentos modernos, há custos de estrutura e, se for o caso, encargos de funcionários.

Será preciso um maior comprometimento para gerenciar as contas do fim do mês, mas, em compensação, o retorno financeiro costuma ser bem mais elevado que a média salarial da categoria, principalmente para profissionais que fidelizaram seus clientes e se encontram estabilizados no mercado.

Dentistas atuando na Marinha do Brasil

Várias possibilidades de atuação

Além de montar o próprio consultório, há inúmeros outras possibilidades de atuação dentro da Odontologia. Uma das mais escolhidas pelos recém-formados é trabalhar em clínicas. Assim, tem-se como vantagens a convivência com outros profissionais e a fidelização de clientes.

Também é possível desempenhar atividades no âmbito ambulatorial (público e privado) e hospitalar. Os serviços em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Especialidades Odontológicas costumam compor equipes multiprofissionais para executar programas relacionados à Saúde Pública.

A carreira na Odontologia pode ainda incluir cargos no Exército, na Marinha e na Aeronáutica. Além dessas alterativas, a trajetória docente e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à saúde bucal são possibilidades da profissão.  

Extravestibular da UCPel inclui categoria para portadores de diploma de graduação

Não precisa de vestibular

Uma segunda graduação, muitas vezes, não exige a realização de um vestibular. A modalidade de Portador de Diplomas evita o estresse de estudar para uma prova muito concorrida na maior parte das universidades brasileiras.

Além disso, a UCPel oferece 50% de desconto para egressos e 30% de desconto para formados em outras universidades. A redução é válida para todas as mensalidades do novo curso. São oferecidas 40 vagas semestralmente para a Odontologia.

odonto-ucpel-ebook

MAIS SOBRE A UCPEL

E aí, gostou? Ficou interessado em fazer uma segunda graduação em Odontologia? Saiba mais informações sobre o curso da UCPel, como a sua infraestrutura, incluindo o Campus da Saúde e a clínica odontológica. Também é interessante saber a respeito dos projetos e da rotina da graduação. Disponibilizamos, por fim, um e-book sobre o melhor curso de Odontologia do sul do RS.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel