Você é daquele tipo de pessoa que odeia injustiças e ainda se sente motivado por desafios e problemas a serem resolvidos? Então, possivelmente, você tenha o perfil ideal para ser um bom advogado.
O profissional é aquele que defende o cumprimento da lei, luta por uma sociedade justa e, principalmente, democrática. Além disso, desempenha o papel de agente organizador das relações sociais, através da aplicação de conhecimentos jurídico-científicos e da interpretação das normas jurídicas vigentes.
Portanto, se você está terminando o ensino médio e analisando qual profissão seguir ou, ainda, quer repaginar sua vida profissional e começar uma nova carreira, a advocacia pode ser a sua área de atuação.
A UCPel possui graduação em Direito e um dos nossos diferenciais é incentivar a prática da profissão desde o primeiro semestre. Quer conhecer um pouco da nossa estrutura? Então segue com a gente.
Sobre o curso
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Direito da UCPel possui 10 semestres de duração e Conceito 4 perante a avaliação do Ministério da Educação (MEC). Além disso, assim como os demais cursos da Universidade, o Direito tem como principal diferencial seus professores. Com o propósito de trazer toda a experiência do dia a dia para a sala de aula, a maioria dos profissionais também atua no mercado de trabalho.
Praticando que se aprende
Em segundo lugar, o curso também oferece aos acadêmicos diversas opções de projetos, nos quais os estudantes podem colocar em prática todo o aprendizado das aulas teóricas. Entre os espaços disponibilizados pela UCPel está o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
Esse Centro, que oferta à população serviços para conciliação e mediação, é uma parceria entre a UCPel e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Através do CEJUSC, os acadêmicos têm contato com a resolução de conflitos de natureza familiar e cível, incluindo questões de vizinhança e relativas ao direito do consumidor.
Além do CEJUSC, a UCPel possui outros 3 projetos ligados à comunidade, sendo eles:
Oficina de Dinâmicas Processuais
Desenvolvida para acadêmicos do primeiro semestre, essa atividade tem o propósito de mostrar para os novos estudantes as diversas áreas de atuação de quem escolheu esse ramo. O grupo, além de visitas guiadas ao Poder Judiciário de Pelotas, analisa processos físicos e participa de júri simulado.
Projeto Pacientes Jurídicos
Criado em 2017, o projeto Pacientes Jurídicos facilita o acesso à justiça e ao direito. Isso se dá através da descentralização dos atendimentos, que, através do projeto, ocorrem dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Pestano e Sanga Funda, administrados pela UCPel. Resumindo, o principal objetivo da iniciativa é evitar que preocupações com questões judiciárias agravem problemas de saúde, como:
- hipertensão;
- estresse;
- depressão.
Serviço de Assistência Judiciária
O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) é um grande laboratório da graduação. Além de facilitar o acesso à justiça, o espaço também é um campo de atuação acadêmica, sendo instância do estágio do curso de Direito. Portanto, quem procurar o SAJ será atendido por um acadêmico do último ano da graduação supervisionado por um professor.
Conheça as possíveis áreas de atuação de um advogado
- Advocacia cível;
- Advocacia administrativa;
- Advocacia ambiental;
- Advocacia penal;
- Advocacia empresarial;
- Advocacia trabalhista;
- Advocacia previdenciária;
- Advocacia tributária;
- Arbitragem;
- Mediação;
- Delegado de polícia;
- Docência;
- Promotor de Justiça;
Além dessas áreas que foram citadas anteriormente, o advogado também pode optar por trabalhar junto ao Ministério Público, à Defensoria Pública ou ainda se dedicar à Advocacia Pública.
Gostou do curso e quer ingressar na UCPel? Confira ainda 7 motivos para você fazer Direito na UCPel.