Central de Informações
(53) 21288269

4 dicas para arrasar na Redação do Enem

como passar na redação do enem
Fique por dentro do que é importante para conseguir uma vaga na Universidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou popular entre os processos seletivos das Universidades do país. Uma boa nota na redação pode ser decisiva na hora de conquistar a vaga que você sempre sonhou.

Além disso, é importante ir bem na redação para participar do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Tem dúvidas sobre a importância da redação? Ou de como fazê-la? Confira esses 4 passos para fazer uma redação nota mil no próximo Enem!

1. Esteja atento ao que está acontecendo

dicas redação do enem

Em questões de múltipla escolha, alguns assuntos envolvendo atualidades e a capacidade de argumentação do aluno ficam de fora. No entanto, essas competências são testadas na redação.

Por isso, mantenha-se informado. Professores especialistas afirmam que a melhor maneira é investir em repertório. Acompanhe jornais, atente aos temas abordados e procure entrar em contato com opiniões diferentes. Isso irá ajudar bastante na hora de fazer uma boa argumentação.

Lembre-se que o tema da redação costuma envolver assuntos relevantes para a sociedade.

2. Saiba o que é exigido

O formato de texto exigido é a dissertação-argumentativa. Ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão – com proposta de intervenção.

Para escrever uma boa redação, procure desenvolver uma tese inicial, apresentada na introdução. Ao longo do texto, ela deve ser defendida e desenvolvida com diferentes pontos de vista.

A conclusão é o momento de retomar as ideias da introdução e desenvolvimento. É nela também que a proposta de intervenção social deve ser apresentada.

Dica: uma boa proposta de intervenção surge dos pontos de vista apontados no desenvolvimento.

3. Chegou a hora de escrever, e agora?

A redação acompanha as provas de Linguagens e Ciências Humanas, no primeiro dia do Enem. Por isso, depois de ler a proposta e os textos de apoio, é importante dar uma conferida nas questões – algumas informações podem ajudar no tema.

Antes de fazer a primeira versão do texto, elabore um projeto. Escolha a abordagem e os argumentos que você irá defender. Nesse momento, preocupe-se com o conteúdo e o organize da melhor forma.

Depois, faça uma revisão. Aqui é a hora de corrigir a gramática. Preste atenção nas frases e veja se há coerência. Caso esteja em dúvida com alguma palavra ou expressão, substitua.

Então, passe a limpo. Lembre de respeitar o limite de linhas e de não colocar informações fora da área de correção.

 

Faça o Quiz da Redação

 

4. Como faço para escrever bem?

dicas redação do enem

Treino. A boa escrita se alcança exercitando. Assim, procure escrever uma redação por semana, mostre para alguém corrigir e reescreva.

Você também pode pesquisar por redações que tiveram nota máxima em outros anos. Mas acima de tudo, não esqueça: Redação se aprende fazendo.

dicas redação do enem

A nota da redação também é utilizada como critério de desempate por várias Universidades. Não só para definir a colocação do aluno, mas também para distribuir bolsas.

Quer saber se você está preparado para fazer uma boa redação? Faça agora o Quiz da Redação e teste os seus conhecimentos de língua portuguesa.

 

Quer entrar na UCPel?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel