pós-graduação

Enem 2022: Datas, Orientações e Novidades!

mão escrevendo em um caderno; enem

Falta pouco para o Enem 2022, mas ainda dá tempo de você se preparar para a prova.  Sabendo disso, separamos algumas dicas essenciais para você mandar ver e entrar na tão sonhada universidade e fazer o curso dos seus sonhos!

Neste artigo você ficará sabendo 👨‍🏫:

  • O que é o Enem
  • Quando será o Enem 2022
  • Novidades do Enem 2022
  • Dicas de como se sair bem no Enem 2022

Siga a leitura e saiba tudo o que você precisa fazer para chegar bem e preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira

O Que é o ENEM 2022? 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação que acontece apenas uma vez por ano e tem por finalidade selecionar estudantes de todo país para instituições federais de ensino superior, bem como programas do Governo Federal (Sisu, Prouni e Fies).

Pautado nos conhecimentos e habilidades do estudante, a prova tem como diferencial a transdisciplinaridade nas questões, ou seja, engloba variados assuntos e conteúdos numa mesma pergunta.

Então, é de suma importância que você dê atenção para todas as disciplinas ensinadas no ensino médio, pois provavelmente haverá questões como essas que você tem resolvido hoje na escola.

Além disso, o exame cobra assuntos relacionados às atualidades, o que exigirá que você tire um tempo e fique ligado nas notícias.

Portanto, uma dica de ouro é: ao ficar um tempinho pelas redes sociais, siga também perfis de jornais e portais de notícias.

É um jeito simples que poderá ajudar você a chegar mais preparado na prova. 😏

Mas você sabe quando será a prova do Enem? É sobre isso que falaremos a seguir!

Quando Será a Prova do Enem 2022?

provas enem

O Enem 2022 será realizado em dois domingos do mês de novembro. Confira abaixo como será a divisão das questões por dia:

Primeiro dia (13/11)

Questões 1 a 45: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Questões 46 a 90: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Redação

Segundo dia (20/11)

Questões 91 a 135: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Questões 136 a 180: Matemática a suas Tecnologias.

Fique atento: Nos dois dias, os portões dos locais de provas serão fechados às 13h e a prova iniciará às 13h30.

No primeiro dia, a prova tem duração de 5h30. Já no segundo dia, o tempo previsto é de 5h.

Novidades do Enem 2022

orientações enem, Enem 2022: Datas, Orientações e Novidades!
Este ano, será possível apresentar a versão digital do documento / Foto reprodução Prefeitura de SP

Como o período de inscrição do Enem já passou, você provavelmente já identificou uma das novidades do Enem deste ano: agora é possível pagar a taxa de inscrição com pix ou cartão de crédito. O que facilita muito, não é mesmo? 

Mas é claro, o pagamento por boleto ainda foi disponibilizado para quem prefere esse tipo de sistema ou não tem acesso à internet ou não possui conta em banco nem cartão de crédito. 

A segunda novidade você irá se beneficiar no dia das provas. 

Cada vez mais estamos utilizando os nossos smarthphones para as diferentes atividades e compromissos que possuímos no dia a dia. Pois saiba que isso também irá acontecer com quem realizar a prova do Enem.

Para a edição do Enem 2022,  Instituto Nacional de Estudos e dumbell chest workout Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  informou que serão aceitos documentos digitais para a identificação dos participantes nos dias das provas. 

Portanto, o e-Titulo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital poderão ser utilizados, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Não vale o print

Portanto, no dia da prova, confira se esses aplicativos estão funcionando corretamente em seu celular e, se possível, garanta ter acesso à internet para que não hajam falhas! 

Mas, tão importante quanto levar o documento correto no dia da prova é chegar preparado, não é mesmo? 

É por isso que iremos trazer a seguir dicas de como se preparar para a prova! 🤓

Como me organizar Para o Enem 2022?

Enem_2022_organização
Manter uma rotina de estudos é essencial para obter bons resultados no Enem 2022

Uma das formas mais utilizadas é o cronograma de estudos. Utilizando um caderno, computador ou até mesmo o celular, você pode criar uma rotina para conseguir estudar de forma tranquila e alcançar os resultados desejados.

Para isso, estabelecer horários de estudos, treinar a redação e estar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo é essencial. 

Confira abaixo algumas dicas de como você pode aproveitar o seu tempo nessa reta final de estudos para se sair bem no exame! 

 

1. Refaça as provas das edições anteriores

Mesmo que você já tenha feito outras provas de vestibular, é recomendável resolver questões anteriores do Enem, visto que a prova tem suas especificidades. Geralmente, as questões são longas e envolvem disciplinas múltiplas, exigindo uma boa capacidade de interpretação.

Portanto, estudar e solucionar as provas anteriores do Enem pode ser uma boa alternativa para que você tenha uma noção melhor do nível de dificuldade exigido. Assim, ficará mais fácil definir as disciplinas que precisam de uma atenção maior.

2. Treine a redação

Você já deve saber que a redação é uma parte importante da prova. Desenvolvendo bem o tema e conquistando uma boa pontuação, o candidato consegue uma bela vantagem no soma final dos resultados.

Para isso, a dica é bem simples: treine! O desenvolvimento de um bom texto é adquirido com o tempo e para isso, você precisará ser persistente na prática.

Com o objetivo de melhorar o seu desempenho, a correção com a ajuda de um professor pode ser uma ótima opção. Dessa forma, será possível mensurar o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Dica extra: mantenha também uma rotina de leituras! Isso irá ajudar você a compreender mais rapidamente as questões do Enem. 😏

3. Fique por dentro do que está acontecendo no mundo

Como foi dito anteriormente, o Enem é uma prova interdisciplinar e contextualizada.

Além dos conteúdos ensinados em sala de aula, é exigido um conhecimento geral dos temas que estão em relevância na atualidade.

Uma boa forma de se manter informado é acompanhar portais de notícias, além de ler e assistir jornais. Desse jeito, você se manterá constantemente atualizado sobre o que está acontecendo no mundo e conseguirá resolver qualquer questão relacionada.

Quer saber como estão os seus conhecimentos gerais? Experimente o nosso Quiz Atualidades e descubra!

Você sabia?

via GIPHY

O Enem também pode ser utilizado como forma de ingresso na UCPel. Para isso, é necessário comprovar sua nota, juntamente com a documentação exigida, no momento de realização da matrícula.

E aí, vai fazer a prova e quer estudar na UCPel? Clica aqui e dá uma olhada nos cursos oferecidos 😉.

 

Conclusão

 

Neste artigo, você ficou sabendo tudo sobre o Enem 2022.

As provas irão ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro e, neste ano, o participante poderá utilizar um documento digital para se identificar para os fiscais de salas.

Nós também informamos para você como é possível se preparar ainda nesta reta final do Enem. Afinal de contas, as provas já estão chegando!

Então, você gostou do conteúdo?

Você ficou com alguma dúvida?

Nos conte aqui abaixo nos comentários!

Até o próximo conteúdo! 👊👊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel