Onde atuam os profissionais formados em Teologia?

O Bacharel em Teologia, como profissional, não necessita seguir uma religião específica. A área de atuação independe de crer ou não em uma doutrina religiosa. Os estudos se baseiam nas diversas religiões e na influência delas sobre o homem através de um olhar antropológico e sociológico.

Mas se nem todo mundo segue uma carreira ligada à religião, onde atuam os profissionais formados em Teologia?

Pesquisa acadêmico-científica

A teologia pode ser estudada pelo viés do comportamento humano em geral, buscando a compreensão de como a religião influência os grupos sociais. Em instituições de ensino, você poderá desenvolver seus estudos no campo da pesquisa acadêmico-científica. Você irá ampliar a sua visão e seus conhecimentos perante cada religião, dogmas, doutrinas e rituais. Basicamente, irá se aprofundar no que diz respeito às ciências das religiões.

Docência Universitária

Após especializar-se, você poderá trabalhar em instituições de ensino superior como professor. Poderá ministrar aulas de cursos como teologia, letras, antropologia e outras áreas das ciências humanas e sociais. Outra possibilidade na área da educação é dar aulas de filosofia, sociologia e ensino religioso. É uma oportunidade de atuar no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas.

Administração de instituições

Enquanto algumas instituições religiosas são administradas por líderes religiosos, outras são supervisionadas por pessoas que não estão ligadas a uma religião específica. É outra oportunidade de atuação no mercado de trabalho. Nessa função, o teólogo irá participar ativamente da gestão administrativa e financeira da instituição.

Setor Público

Quando se trata do setor público, existem concursos para teólogos atuarem como capelães na Policia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica, por exemplo. Os capelães têm como principal função prestar assistência aos membros deste setor. Entre suas atividades, está realizar o papel de líder religioso dentro da corporação militar. Poderá realizar celebrações religiosas e apoiar espiritualmente aqueles que necessitarem.

Aconselhamento e orientação espiritual

Como teólogo, é possível trabalhar com aconselhamento e orientação espiritual em instituições filantrópicas e ONGs que prezam pelo auxilio social. Essa área de atuação tem como característica confortar espiritualmente as pessoas através do diálogo.

Além de instituições sociais, diversas empresas de outros segmentos contratam teólogos para assistir e apoiar os funcionários. A intenção é aumentar a produtividade e eficiência. Esse tipo de situação é comum em empresas que desenvolvem trabalhos de longo prazo. É o caso de funcionários que necessitam permanecer em ambientes isolados, como embarcações marítimas, por exemplo. O papel do teólogo nesse caso é auxiliar e orientar espiritualmente aqueles que sofrem com as dificuldades deste tipo de encargo.

Teologia Editorial

Um segmento alternativo para os teólogos é o mercado editorial. Como profissional, você está apto para escrever livros, artigos para revistas, revisões de textos e consultorias a escritores da literatura religiosa. Outras funções se oportunizam em veículos de comunicação, onde é possível elaborar, coordenar ou executar programas de rádio, televisão, textos e diversos materiais religiosos.

Sacerdócio

Apesar de o curso não ser uma formação para padres e pastores, pois não necessita de uma religião determinada para a sua realização, o sacerdócio pode ser o objetivo dos graduandos. Algumas instituições ou religiões demandam outros cursos preparatórios.

E aí? Deu para ter uma ideia do campo de trabalho para quem se forma em Teologia? É realmente uma área bastante surpreendente. Já que você está pensando que este pode ser o curso ideal para você, aqui vai outra dica. Veja a lista que preparamos com 5 livros para quem se interessa por Teologia.

E caso você queiras descobrir qual profissão você deve seguir no futuro (para confirmar se é Teologia ♥) clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

Um comentário em “Onde atuam os profissionais formados em Teologia?