Vestibular

Por que estudar Teologia pode ser uma boa opção?

Por que estudar Teologia

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira

Por que estudar Teologia? Essa é uma pergunta comum para qualquer pessoa, seja frequentadora de ambientes religiosos ou não. Os motivos que levam ao estudo da Teologia são vários e vamos te apresentar alguns deles. Quem sabe Teologia não se torna uma opção de graduação para você?

O que é a Teologia?

Ao falar em Teologia, instantaneamente, associamos a Deus. E esse é um pensamento parcialmente correto. Até porque a palavra deriva do latim Theologia, formado pelos conceitos Theos (Deus) e Logia (estudo). Dessa forma, a Teologia é o estudo ou conhecimento de Deus e de tudo que o envolve.

Mas, além disso, podemos dizer que é o estudo das religiões. A Teologia utiliza o conhecimento científico para estudar os fenômenos religiosos e a relação do ser humano com eles.

Então, o que o teólogo estuda?

via GIPHY

O teólogo possui várias áreas de atuação. Docência, pesquisa e ministério são algumas delas. Independente da área, o curso demanda grande carga de leitura. Essas características ampliam o leque de conteúdos estudados na graduação.

O foco do curso em cada universidade pode variar, mas alguns assuntos são básicos na Teologia. História das religiões, antropologia, sociologia e filosofia são bons exemplos. Em algumas instituições ainda se estuda idiomas como Grego, Hebraico e Latim.

Os conteúdos tratam do pensamento crítico e científico, correlacionando assuntos religiosos com as temáticas da atualidade e atuação das Instituições Religiosas. Tudo isso para compreender o ser humano, a construção da fé e refletir sobre o sentido da vida.

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? 

carreira perfeita - teste

Afinal, por que estudar Teologia?

A Teologia proporciona um aumento da sua bagagem sobre fé, religião e religiosidade. E possibilita uma base sólida para argumentar e responder as perguntas sobre Deus. Também permite que você utilize a razão para explicar os fenômenos religiosos, pautados pela ciência.

Ou seja, é um curso que promove a união do saber científico e do saber teológico na área das ciências humanas. E capacita profissionais para exercer presença pública. Os profissionais formados nesta área são participantes ativos na transformação da realidade social e valorização do ser humano. Uma atuação comum de teólogos é em ONGs e empresas, através de consultorias.

Para quem é o estudo da Teologia?

via GIPHY

Se você pensa que é um curso somente para religiosos, está enganado. Ateus também costumam estudar Teologia. Na verdade, o curso se destina àquelas pessoas que gostam de ler e estudar a vida e as religiões.

Isso porque os conteúdos e temáticas abrangem um grande leque, responsável por proporcionar ao acadêmico uma rica experiência cultural. Como falamos, as áreas de atuação são várias e o sacerdócio é somente para aqueles que escolhem tal carreira.

E aí, ficou mais claro agora por que estudar Teologia pode ser uma boa opção? Se você ainda não sabe qual carreira seguir, faça o teste vocacional abaixo e acabe com suas dúvidas.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Faça o teste vocacional” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/teste-vocacional” linkrel=””]

3 comentários em “Por que estudar Teologia pode ser uma boa opção?

  1. Adoro falar de Deus, buscar Deus e colocar Deus acima de tudo em minha vida.
    Estudar teologia pra mim é um sonho de vida.Penso teologia mesmo antes de saber o que significava , pois desde a adolescência pensava em entrar no convento e até me apresentei , no entanto….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel