Central de Informações
(53) 21288269

5 livros para quem se interessa por Teologia

Quando estamos em dúvida sobre qual carreira seguir, é comum pesquisar tudo sobre a área ou profissão. Se você está passando por isso, temos uma dica: pesquise também a bibliografia do curso – principalmente se você é daquelas pessoas apaixonadas por leitura.

Livros para quem se interessa por Teologia

Teologia está entre as suas opções de graduação? Conversamos com o professor da UCPel, Dom Ricardo Hoepers, que separou alguns livros para quem se interessa por Teologia. Então dá uma olhada!

1. O Canteiro do Pentateuco – Jean-Louis Ska

A primeira dica de livros para quem se interessa por Teologia é uma publicação do renomado biblista Jean-Louis Ska. Em duas partes interligadas e complementares, a obra é referência no estudo e compreensão dos cinco primeiros livros da Bíblia. A primeira parte se dedica ao estudo da composição e interpretação dos cinco livros do Pentateuco; e a segunda descreve os aspectos literários e teológicos presentes no texto bíblico.

2. Mero Cristianismo – C. S. Lewis

Nesse texto, o famoso autor de “As Crônicas de Nárnia” relata sua experiência pessoal no caminho da fé. O livro aborda questões como honestidade no cristianismo e verdades da fé. Além disso, é uma introdução sincera ao cristianismo, formulado em linguagem moderna.

3. Introdução ao cristianismo – Joseph Ratzinger (Bento XVI)

Escrito em 1968 e traduzido para português em 1970, o livro é uma síntese do Credo. A proposta desta publicação é percorrer artigo por artigo do Credo Religioso para proporcionar densa compreensão da fé e das verdades do Símbolo Apostólico.

O livro foi escrito pelo Papa Bento XVI, no tempo em que era padre.

4. Magistério e Doutrina Social da Igreja – Ronaldo Zacharias e Rosana Manzini

Esse outro livro para quem se interessa por Teologia apresenta elementos para reflexão do patrimônio da Doutrina Social da Igreja Católica. E também dos novos desafios, com aprofundamento em temas como política, economia, família e ecologia.

A Igreja percorre o caminho do humano, o que faz com que seu patrimônio seja vivo e esteja em constante atualização. Essa visão dos autores ainda projeta luzes no momento histórico que estamos vivendo.

5. Suma Teológica – Tomás de Aquino

Composta por nove volumes, a obra integra a lista de livros para quem se interessa por Teologia. Escrita entre os anos de 1265 a 1273 pelo santo da Igreja Católica São Tomás de Aquino, é uma das bases da dogmática do catolicismo. Além disso, é considerada uma das principais leituras filosóficas da escolástica. Questões da natureza de Deus, morais e da natureza do homem são abordadas.

via GIPHY

Quer aumentar suas leituras? Certamente existem muitas sugestões de livros para quem se interessa por Teologia:

  • Bíblia de Jerusalém;
  • Legenda Áurea: vida de santos – Jacopo de Varazze;
  • Lectio Divina: meditação, oração e contemplação da palavra de Deus – Dom João E. M. Terra;
  • Introdução ao Antigo Testamento – José Luis Sicre;
  • A arte de celebrar: guia pastoral;
  • Exortação Apostólica do Santo Padre Francisco: sobre a chamada à santidade no mundo atual;
  • A alegria do Evangelho: primeira exortação apostólica do Papa Francisco;
  • O esplendor da verdade: carta encíclica de João Paulo II;
  • Confissões – Santo Agostinho;
  • Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face;
  • São Francisco de Assis – Jacques Le Goff;
  • Manual Prático de Moral: guia para a vida do católico – Kevin J. O’Neil, Peter Black;
  • A Fé Católica: documentos do magistério da Igreja – Justo Collantes;

Ea aí? Gostou das nossas dicas de livros? Então “mãos às obras”! No entanto, se ainda restam dúvidas sobre agraduação, veja também por que Teologia pode ser uma boa opção de curso.

 

Quer entrar na UCPel?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 Blog da UCPel