pós-graduação

5 livros Para Quem se Interessa Por Teologia

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira

Quando estamos em dúvida sobre qual carreira seguir, é comum pesquisar tudo sobre a área ou profissão. Se você está passando por isso, temos uma dica: pesquise também a bibliografia do curso – principalmente se você é daquelas pessoas apaixonadas por leitura.

Livros para quem se interessa por Teologia

Teologia está entre as suas opções de graduação? Conversamos com o professor da UCPel, Dom Ricardo Hoepers, que separou alguns livros para quem se interessa por Teologia. Então dá uma olhada!

1. O Canteiro do Pentateuco – Jean-Louis Ska

A primeira dica de livros para quem se interessa por Teologia é uma publicação do renomado biblista Jean-Louis Ska. Em duas partes interligadas e complementares, a obra é referência no estudo e compreensão dos cinco primeiros livros da Bíblia. A primeira parte se dedica ao estudo da composição e interpretação dos cinco livros do Pentateuco; e a segunda descreve os aspectos literários e teológicos presentes no texto bíblico.

2. Introdução Bíblico Teológica Ao Novo Testamento – Michael J. Kruger

Com contribuições de nove eruditos evangélicos muito respeitados, este volume introduz cada livro do Novo Testamento à luz da totalidade do cânon da Escritura, ajudando todos os que ensinam e estudam a Bíblia a aplicá-la à Igreja hoje.

3. Introdução ao cristianismo – Joseph Ratzinger (Bento XVI)

Escrito em 1968 e traduzido para português em 1970, o livro é uma síntese do Credo. A proposta desta publicação é percorrer artigo por artigo do Credo Religioso para proporcionar densa compreensão da fé e das verdades do Símbolo Apostólico.

O livro foi escrito pelo Papa Bento XVI, no tempo em que era padre.

4. Magistério e Doutrina Social da Igreja – Ronaldo Zacharias e Rosana Manzini

Esse outro livro para quem se interessa por Teologia apresenta elementos para reflexão do patrimônio da Doutrina Social da Igreja Católica. E também dos novos desafios, com aprofundamento em temas como política, economia, família e ecologia.

A Igreja percorre o caminho do humano, o que faz com que seu patrimônio seja vivo e esteja em constante atualização. Essa visão dos autores ainda projeta luzes no momento histórico que estamos vivendo.

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

5. Suma Teológica – Tomás de Aquino

Composta por nove volumes, a obra integra a lista de livros para quem se interessa por Teologia. Escrita entre os anos de 1265 a 1273 pelo santo da Igreja Católica São Tomás de Aquino, é uma das bases da dogmática do catolicismo. Além disso, é considerada uma das principais leituras filosóficas da escolástica. Questões da natureza de Deus, morais e da natureza do homem são abordadas.

Quer aumentar suas leituras? Certamente existem muitas sugestões de livros para quem se interessa por Teologia:

  • Bíblia de Jerusalém;
  • Legenda Áurea: vida de santos – Jacopo de Varazze;
  • Lectio Divina: meditação, oração e contemplação da palavra de Deus – Dom João E. M. Terra;
  • Introdução ao Antigo Testamento – José Luis Sicre;
  • A arte de celebrar: guia pastoral;
  • Exortação Apostólica do Santo Padre Francisco: sobre a chamada à santidade no mundo atual;
  • A alegria do Evangelho: primeira exortação apostólica do Papa Francisco;
  • O esplendor da verdade: carta encíclica de João Paulo II;
  • Confissões – Santo Agostinho;
  • Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face;
  • São Francisco de Assis – Jacques Le Goff;
  • Manual Prático de Moral: guia para a vida do católico – Kevin J. O’Neil, Peter Black;
  • A Fé Católica: documentos do magistério da Igreja – Justo Collantes;

Ea aí? Gostou das nossas dicas de livros? Então “mãos às obras”! No entanto, se ainda restam dúvidas sobre a graduação, veja também por que Teologia pode ser uma boa opção de curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel