Vestibular 2026/1 Vestibular 2026/1

20/10/2025

O que faz um assistente social e quais as áreas de atuação em ascensão para 2026

, O que faz um assistente social e quais as áreas de atuação em ascensão para 2026

Você já ouviu falar no curso superior de Serviço Social ou sabe quais são as funções de um assistente social? Por mais que pareça ser uma uma área pouco conhecida, ela exerce um papel fundamental para a população. Hoje, a atuação do assistente social é ampla e diversificada, abrangendo áreas como saúde, educação e até mesmo o setor empresarial. Mudanças recentes na oferta da modalidade do curso no Brasil deve tornar o curso de Serviço Social um dos mais procurados em 20256. Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre a profissão, suas áreas de atuação e o cenário atual do mercado de trabalho.

O que é a área de Serviço Social e as áreas de atuação

, O que faz um assistente social e quais as áreas de atuação em ascensão para 2026

Serviço Social é uma área considerada “interventiva”, ou seja, profissionais que atuam diretamente na solução de problemas sociais ou individuais, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a defesa de seus direitos.

O assistente social atua na promoção da justiça social e do bem-estar coletivo, trabalhando com indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade para garantir políticas sociais e melhorias nas condições de vida.

Atualmente, as possibilidades de atuação do assistente social são muito diversificadas. A mais conhecida é na assistência social, com atuação em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados (CREAS), abrigos e ONGs. Nesses locais, o profissional planeja, acompanha e avalia programas e benefícios sociais.

Além disso, o assistente social pode atuar em hospitais, instituições de ensino superior, projetos de pesquisa social, orientação e defesa de direitos, bem como no planejamento, coordenação e execução de iniciativas sociais.

De forma geral, o profissional pode trabalhar em áreas como saúde, educação, sistema judiciário, setor empresarial, habitação e urbanismo, políticas públicas, gestão social, sistema prisional e outros setores que lidam com questões sociais.

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, o Brasil possui aproximadamente 250 mil assistentes sociais, todos engajados na construção e implementação de políticas públicas com foco na defesa e ampliação dos direitos da população.

Mercado de trabalho para assistentes sociais

O assistente social pode atuar em diversos setores da sociedade, e a demanda por profissionais qualificados cresce a cada ano. Os campos de atuação incluem ONGs, hospitais, órgãos públicos, instituições de ensino e muitas outras áreas.

No setor público, concursos são a forma mais comum de contratação, sendo a esfera governamental a que mais absorve profissionais da área. Segundo o Portal Salário, a remuneração para assistentes sociais varia entre o piso salarial mínimo de R$ 3.609,72 e o teto de R$ 6.846,41.

Curso de Serviço Social na UCPel

A graduação em Serviço Social tem duração de quatro anos e confere o grau de bacharelado. Com as recentes mudanças na regulamentação do ensino superior no Brasil, o curso passou a ser oferecido predominantemente nas modalidades semipresencial ou presencial, conforme estabelecido pela Portaria nº 378/2025 do Ministério da Educação (MEC). Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o curso é oferecido na modalidade semipresencial, no turno da noite. Durante a graduação, os estudantes aprendem sobre diversas áreas do conhecimento, como antropologia, sociologia e economia, com prática desde o início do curso.

Se você deseja se tornar um assistente social e atuar na promoção de direitos e justiça social, o curso de Serviço Social da UCPel pode ser o caminho ideal para sua formação. Acesse o site do curso e saiba mais!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2025 Blog da UCPel