pós-graduação

Mestrado e Doutorado: chances em dobro de destacar o seu currículo

Depois da tão sonhada formação no curso de graduação que optamos, ficam algumas dúvidas: o que fazer depois da graduação? Procuro emprego na minha área? Espero o final do ano e jogo na mega-sena da virada? Estas são algumas das opções que se tem depois de quatro, cinco ou até mesmo seis anos estudando muito. Enfim, tu podes ter certeza que todo esse empenho será muito bem recompensado. 

imagem animada de homem em frente a quadro negro fazendo gesto com as mãos referente à dinheiro

Para quem está saindo da universidade ou até para quem já deu adeus à rotina de livros e cadernos, há uma coisinha que é imprescindível: o currículo (e é bom que ele esteja mais recheado que uma coxinha). Tudo o que fizeste durante a tua trajetória acadêmica, como, por exemplo, estágios, projetos e até mesmo empregos que tenham semelhanças com a tua área de ocupação devem estar relatados no documento. 

E para quem quer colocar uma maionese caseira na coxinha que é o currículo, eu tenho uma baita dica: que tal investir em um Mestrado ou até mesmo em um Doutorado? Em suma, é uma baita sacada para quem deseja dar um UP no currículo e ingressar em uma carreira acadêmica. Nos segue que tu não te perde:

 

imagem animada de menininha apertando os olhos com a legenda "que rico."

 

Qual a diferença entre Mestrado e Doutorado?

O Mestrado pode ser dividido em duas categorias: profissionalizante e acadêmico. O formato acadêmico é voltado para quem quer ampliar o conhecimento de uma área ou assunto visto durante a graduação, além de ser hiper indicado para quem curte pesquisa e/ou quer ser professor. Quer saber como te preparar para esta fase? Então confere nosso post com dicas para planejar o mestrado durante a graduação.

Na maior parte dos cursos, a duração é de dois anos. Igualmente, o nosso próximo Einstein geralmente é acompanhado por um orientador, que o auxilia nas escolhas das disciplinas e na elaboração da temida dissertação. Essa dissertação é resultado da pesquisa feita durante o tempo de curso. Por que choras, TCC?  

Em contraponto, para quem tem interesse no mercado de trabalho e só, o mestrado profissionalizante é o mais indicado, já que nele o aluno terá contato com conhecimentos teóricos.

caderno aberto em cima de uma mesa com uma caneta em cima, uma xícara com colher ao lado e outros livros à frente

Já o Doutorado também serve para mestrandos que optam por aprofundar ainda mais conhecimentos adquiridos dentro da universidade e têm interesse na área da pesquisa. O curso dura na média de 4 ou 5 anos (eu acho é pouco) e exige que o futuro doutor tenha uma mega rotina de estudos dentro e fora de sala de aula. Já que é acompanhado por um orientador, o aluno elabora uma tese, que deve ser inédita e representar um avanço na área de pesquisa estudada.

Certamente ficastes afim de fazer parte da UCPel, né? Então te atenta, porque as inscrições para mestrado e doutorado na Católica estão abertas. Nos segue que tu não te perde (parte 2):

 

 

Mestrados e Doutorados na UCPel já estão com inscrições abertas

Agora que tu já sabe como funcionam esses nenéns chamados Mestrado e Doutorado, que tal te candidatar a uma de nossas vagas? Isso mesmo. Antes de mais nada, é importante tu saber que nós ofertamos 94 vagas ao total nos seguintes cursos:

  • Programas de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC): 20 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado;
  • Programas de Pós-Graduação  em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH): 20 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado;
  • Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC): 14 vagas;
  • Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (MPSMCA): 20 vagas.

imagem animada de uma mulher com a mão no peito, sacudindo a cabeça positivamente e com corações subindo sobre ela

 

Como faço para entrar para um desses timaços?

As inscrições para cada um dos cursos já estão abertas e vão até o dia 13 de novembro, com investimento de R$170. Para se candidatar, é necessário entrar no site https://inscricao.ucpel.edu.br/ e preencher seus dados. Todavia, o formulário preenchido, juntamente com a documentação solicitada, deve ser entregue na Central de Atendimento até o dia 19/11, tá bem?

Para os ingressantes em um dos nossos PPG’s a Católica tem um baita presente: 50% de desconto no valor das parcelas de alunos aprovados neste processo seletivo, que realizarem a matrícula no primeiro semestre letivo de 2020. Não somos Papai Noel, mas o presentão do Natal já tá garantido, né gurizada? Para mais informações é necessário entrar em contato pelos telefones (53) 2128-8056 ou (53) 2128-8043.

imagem animada de uma mão entregando um presente

 

E tem mais!

Já pensou em estudar em uma universidade que dispõe de uma estrutura preparada para atender as tuas necessidades? A UCPel te aguarda, então.

Um grande exemplo de estrutura é o Laboratório de Neurociências, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC). Ali, são feitas pesquisas sobre áreas da saúde como, por exemplo, o Projeto Gravidez Cuidada, Bebê Saudável, que faz o acompanhamento de pré e pós-parto de gestantes com depressão ou que sinalizem risco de desenvolver a doença.

Mestrado e Doutorado, Mestrado e Doutorado: chances em dobro de destacar o seu currículo

Outra atividade desenvolvida no Laboratório de Neurociências é a reavaliação de pacientes com depressão no intuito de identificar se o diagnóstico foi convertido para bipolaridade. Que demais, não é mesmo? Corre pra cá!

2 comentários em “Mestrado e Doutorado: chances em dobro de destacar o seu currículo

    1. Oi Souzerli. Infelizmente, o prazo para seleção de mestrados já encerrou.
      Você pode ficar de olho no nosso site ucpel.edu.br ou nas nossas redes sociais, sempre divulgamos as seleções por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel