Vestibular

Ciências Contábeis: como busquei o meu lugar no mercado de trabalho

Ciências Contábeis UCPel: calculadora em primeiro plano e mão escrevendo com caneta

Para começar, vamos ter em mente que a tecnologia mudou o perfil dos profissionais formados em Ciências Contábeis nos últimos anos. Por isso, se esta é a sua opção para o vestibular, não deixe de ler este post!

Conheça a trajetória, do estágio a um cargo de gestão, vivida por um dos egressos da UCPel. Além disso, confira também dicas para se destacar no mercado de trabalho.

Além do escritório de contabilidade

Hugo Monteiro da Cunha é formado em Ciências Contábeis pela UCPel. Atualmente, atua como coordenador do setor contábil responsável pelos estados do RS, MG, MT e RO na empresa Safras & Cifras, que atua no agronegócio brasileiro prestando assessoria e consultoria para empresas rurais familiares. Ele viaja para diversas regiões do país, ministrando cursos e palestras, conhecendo novas pessoas e culturas diferentes.

Ciências Contábeis UCPel: foto de egresso da Católica

A Safras & Cifras atua, principalmente, em três grandes áreas: Sucessão Familiar, Governança da Empresa Rural Familiar e Estruturação Tributária. Assim, a equipe é composta por profissionais das mais diversas formações, como agrônomos, veterinários, contadores, administradores, psicólogos e economistas. Dessa forma, a atuação conjunta contribui para uma visão sistêmica e multidisciplinar de todas as áreas envolvidas, destaca Hugo.

Como escolheu o curso de Contabilidade?Ciências Contábeis UCPel

A escolha  pelo curso de Ciências Contábeis foi como um encontro comigo mesmo. Quando criança, talvez por uma influência indireta da família, sonhava em ser médico. Esse plano se manteve traçado até a adolescência. No momento certo, com um pouco mais de maturidade, consegui fazer a minha própria escolha.

Eu era um jovem organizado, que gostava de estudar e inventar coisas novas. Certo dia, conversando com um amigo que estava iniciando o curso, descobri o que era a contabilidade e me encontrei.

“O contador é o médico de uma empresa, ele controla todo o seu patrimônio e é o responsável por manter a sua saúde financeira. E o melhor: ao contrário do que a maioria pensa, a contabilidade não é uma ciência exata, é uma ciência social, onde é possível exercer a criatividade planejando e estruturando os negócios dos nossos clientes”.

Como foi enfrentar o mercado de trabalho depois de conquistar o diploma?Ciências Contábeis: egresso da UCPel ministra palestra

Assim que concluí o curso de Ciências Contábeis, fui efetivado como contador da Safras & Cifras. Já havia ingressado nessa empresa como estagiário ainda cursando o quarto semestre. Em 2014 retornei à Universidade, quando conclui a especialização em Direito Tributário.

Desafios do egresso de Ciências Contábeis

Vejo como principal desafio para quem está começando a carreira o de compreender o seu papel no mercado de trabalho. A partir disso, definir a área de atuação mais adequada para o seu perfil. A demanda pelo profissional contábil é muito grande e geralmente faltam pessoas qualificadas para preenchê-las.

 “Estudem contabilidade e outras ciências, sejam multidisciplinares e definam claramente a área da contabilidade que desejam atuar que o mercado estará de portas abertas”

A importância do estágio

contabilidade-ucpel-contabeis

Ao meu ver, aliar teoria e prática acrescenta muito na formação do profissional contábil. Por exemplo, em um estágio é possível vivenciar efetivamente o que se viu na universidade. Dessa maneira, a experiência prática ajuda a internalizar o conhecimento adquirido.

Quando eu ainda era acadêmico da UCPel, recebi um convite para uma vaga de estágio na Safras & Cifras, através do portal do aluno, conhecido como “SAPU”. Na época, embora tendo me encontrado academicamente, minhas dúvidas e anseios quanto à profissão contábil começavam a surgir. Como estagiário, além de adquirir o conhecimento que só a prática aliada à teoria proporciona, descobri um trabalho multidisciplinar surpreendente.

Ampliar conhecimentos

Atualmente, na maioria das profissões, a multidisciplinaridade é um grande diferencial competitivo. Desta forma, aliar outras áreas de conhecimento ao pensamento contábil é fundamental. O estudo de diferentes ciências em conjunto ajudará o futuro profissional na busca por soluções ao cliente. O profissional torna-se mais perceptível na identificação de cenários positivos e possíveis ameaças.

Você pode começar por áreas mais afins, como Direito, Administração, Economia e Psicologia. Destas quatro áreas, destaco a área do Direito, principalmente o Direito tributário e empresarial.  O código tributário brasileiro é complexo e passa por mudanças legislativas constantes que exigem atualização diária por parte do profissional contábil.

Mercado de trabalho

Ciências Contábeis UCPel: dinheiro, moedas e cédulas

Não é raro deparar-se com alguma pesquisa que aponte a contabilidade como a “profissão do futuro”. Até porque, em uma era digital, de rápido e fácil acesso à informação, para que se obtenha sucesso na profissão não basta possuir conhecimento. Isso quer dizer que o profissional contábil precisa possuir uma boa capacidade de interpretação, análise e interligação desses dados facilmente disponíveis.

Ainda, podemos destacar  a área de consultoria contábil e tributária para quem possuir um perfil proativo, multidisciplinar, com gosto por desafios e resolução de conflitos, além de facilidade de se relacionar com várias culturas e perfis diferentes. O mercado de trabalho está carente de profissionais com esse perfil.

Dicas de leitura

Indico que os alunos procurem obras que tratem da história da contabilidade. Dessa forma é possível que os estudantes possam visualizar o papel do profissional contábil e as perspectivas da profissão para o futuro.

Como complemento: livros de administração que tratem de gestão, notícias diárias de economia, boletins tributários e legislativos, além de livros como os de psicologia e filosofia, que estimulam o autoconhecimento. Esse último é um fator fundamental para que o estudante encontre o melhor caminho profissional.

Ciências Contábeis UCPel: mão escrevendo em bloco de notas

O egresso da UCPel faz parte das estatísticas animadoras do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta Ciências Contábeis como uma das áreas que se mantêm aquecidas no mercado de trabalho. De acordo com uma das pesquisas do Ipea, a taxa de empregabilidade é de 93,87% no setor.

E você? esclareceu suas dúvidas sobre o mercado de trabalho para esta área? Não deixe de ler também sobre oportunidades de estágios e outros benefícios de estudar na UCPel. Você pode conferir tudo neste link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel