pós-graduação

6 Características Essenciais Para a Gestão de Negócios

gestao-de-negocios-ucpel

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira!

Quem nunca foi contratado por uma empresa sonhando atingir um cargo de gestão?

Mas você já parou pra pensar quanta responsabilidade essa posição exige? Até porque, gerir um negócio pode ser complexo para alguém que está começando. E, além da competência, muita liderança também é necessária. 

Porém, o medo não leva a lugar algum. E esta atividade pode ser muito gratificante, se feita da maneira correta. Então vamos conferir algumas das características que podem te tornar um gestor eficiente e de sucesso 😎.

1. Comunicação com a equipe

via GIPHY

Administrar é uma tarefa feita por pessoas e para pessoas. Pois é, complicado, mas para que a gestão de negócios caminhe bem, uma das habilidades básicas do gestor é a capacidade de saber ouvir, mediar e resolver conflitos. Isso serve tanto para a equipe, quanto com o público externo. Para isso a comunicação é essencial.

Um gestor de negócios eficiente é capaz de se comunicar, absorver feedbacks negativos e positivos, e vê-los com empatia. O que por consequência deixa o espaço da empresa dinâmico, aberto a discussão de novas ideias e com o desejo de sempre melhorar o que já está sendo feito.

2. Visão estratégica do todo 

via GIPHY

Além de ouvir, um bom gestor também precisa saber enxergar. Um erro comum em muitos negócios, é a falta de visão da empresa como um todo na hora da tomada de decisões. Dessa forma, é necessário um olhar atento aos problemas e as oportunidades. Pensando tanto no que acontece dentro da empresa, individualmente com os setores, quanto o que acontece fora, com o mercado e todas as suas mudanças.

Com isso, o rumo da empresa pode mudar na tomada de decisões. E, ainda, como resultado, potencializar forças e diminuir fraquezas.

3. Delegação de tarefas

via GIPHY

Apesar de um bom gestor de negócios precisar ter olhos e ouvidos ligados em toda a empresa, isso não quer dizer que ele vá fazer tudo sozinho. Saber organizar e delegar tarefas para cada membro da equipe é uma função muito importante no dia a dia do trabalho.

Algumas tarefas operacionais, muitas vezes, demandam tempo excessivo. E, por isso, é importante saber suas responsabilidades diárias e encaminhar atividades para outros membros competentes de sua equipe. Certo?

4. Organização

via GIPHY

A organização é outro ponto fundamental para uma gestão de negócios eficiente. Bagunça e gestão são, definitivamente, duas coisas que não combinam. Quer ver? Faça um exercício e imagine gerir o trabalho de várias pessoas, se você não consegue dar conta do seu? Impossível.

Assim, busque utilizar ferramentas para organizar tarefas e planos de ação. Isso ajuda não só a entender a empresa como um todo, mas também a visualizar e ter controle do seu próprio trabalho.

Atualmente, na busca de maior organização, muitas empresas se baseiam em metodologias internas. Como, por exemplo, a dos 5 S ou do ciclo PDCA.

5. Atitudes de liderança

via GIPHY

As vezes, em um cargo de gestão, você pode se ver na conhecida “sinuca de bico” e ser obrigado a tomar decisões importantes, de maneira rápida e eficiente. E é aí que tomar atitudes como um líder se torna essencial.

A liderança costuma ser um talento nato nos profissionais. Mas isso não quer dizer que você não possa desenvolver e lapidar diariamente a sua forma de trabalho. O ideal é buscar conduzir sua equipe de forma clara e ter um posicionamento coerente na hora da tomada de decisões.

Descubra o seu perfil profissional! Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

6. Evolução constante

via GIPHY

Todos sabemos que a expressão “crescer junto com a empresa” não significa apenas subir de cargo, mas também procurar se atualizar e oferecer o melhor do seu conhecimento.

Desse modo, ao ocupar um cargo de gestão de negócios, é fundamental se manter aberto a novas experiências e aprendizados. Uma boa dica é participar de palestras, cursos, workshops e tudo que possa melhorar seu desempenho profissional e agregar valor ao trabalho e a empresa que você está à frente.

E ai, gostou das dicas? Agora que você sabe algumas características importantes para a gestão de negócios, dá para se especializar e investir cada vez mais na sua carreira.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Pós-graduação na UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/cadastro-de-interesse-pos-graduacao” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel