Dicas de livros para leitura durante a graduação

A graduação não se resume ao conteúdo visto em sala de aula, mas também ao conhecimento adquirido durante a faculdade. Muito do aprendizado depende do envolvimento do acadêmico com atividades extracurriculares, estágio e eventos.  Igualmente, a leitura de livros durante o curso faz toda a diferença, pois embasam e preparam o aluno com bons argumentos para a vida profissional.

Você já parou para pensar que hábitos regulares de leitura promovem inúmeros benefícios? Entre eles podemos destacar:

• A melhora do funcionamento do cérebro;
  • O aumento da criatividade;
  • Maior desenvoltura na fala e acréscimo no vocabulário;
  • O aumento da empatia;
  • Maior estimulo ao senso crítico.

Afinal, quando conhecemos novas histórias paramos para pensar sobre a nossa sociedade, quem somos e o que nós leva a agir como agimos.

Você costuma ler? Faça o nosso teste e veja como está o seu desempenho literário. Todavia, caso ainda não tenha esse hábito, a hora de começar é agora.

Tendo em vista a importância da leitura, conversamos com os coordenadores de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e separamos dicas de livros para serem lidos durante a faculdade. Todos eles estão disponíveis na biblioteca física ou virtual da Católica.

Livros em cima de uma mesa, dicas de livro para leitura para acadêmicos da UCPel

Livros para leitura de estudantes voltados às áreas das ciências sociais e tecnologia

Filosofia do Direito

A nossa primeira dica de leitura é “Filosofia do Direito”. O autor, Miguel Reale, sem perder as qualidades didáticas de concisão e clareza, traz a plenitude de um pensamento sempre empenhado na pesquisa dos fatores e dos motivos determinantes do Direito. A obra examina todos os aspectos referentes ao tema, como o objeto da filosofia, a noção de gnosiologia, ontologia e axiologia. Além disso, a obra ainda trabalha as explicações da realidade jurídica, a teoria tridimensional do direito e a moral.

Alunos da UCPel podem acessar a obra sem sair de casa através do Minha Biblioteca.

Rumo à Justiça

O segundo livro,  Rumo à Justiça, de Fábio Comparato, procura ter como inspiração central a ideia de justiça, considerando o termo como uma exigência comunitária de fazer o bem e impedir o mal. Entretanto, a justiça só se realiza plenamente quando organizada sob a forma de poder, isto é, da força ao serviço do Direito.

Gostou? Para conferir a obra clique aqui

foto que mostra os livros da Biblioteca UCPel

Livros para leitura de acadêmicos voltados à área da saúde

Sistema Único de Saúde – Componentes, diretrizes: políticas públicas

Nossa primeira dica para os acadêmicos da UCPel na área da saúde é o livro “Sistema Único De Saúde – Componentes, Diretrizes: políticas públicas”.  A autora Raphaela Solha aborda a história e a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil. Ela busca oferecer uma visão ampliada da Lei Orgânica de Saúde (LOS) e de suas leis complementares.

Alunos da UCPel podem acessar o livro pelo link.

Procedimentos de enfermagem: guia prático

Prosseguindo com as nossas dicas, essa obra aborda experiências brasileiras, reflete a realidade de nosso país e contempla as melhores práticas de cuidados de enfermagem. O conteúdo que deu origem à obra foi elaborado por docentes e enfermeiros da Universidade Federal de São Paulo e reflete a longa experiência desse grupo.

Medicina Centrada na Pessoa

O livro Medicina Centrada na Pessoa redefine e consolida os elementos que compõem o método clínico centrado na pessoa. Além disso, ainda contempla de forma mais ampla o ensino centrado no educando, detalhando aspectos da relação professor-aluno. Por fim, os autores realizam um levantamento de pesquisas e ferramentas utilizadas para avaliar o método clínico.

Estomatologia: bases do diagnóstico para o clínico geral

Nossa última dica é o livro “Estomatologia: bases do diagnóstico para o clínico geral”. Este livro tem como público-alvo estudantes de Odontologia.  A obra foca no exame clínico e no processo de elaboração do diagnóstico. O profissional terá condições de reconhecer as diversas variações de normalidade da cavidade bucal.

Já conhece o minha Biblioteca?

Como falado anteriormente, os estudantes da UCPel podem acessar as obras através da plataforma Minha Biblioteca. A ferramenta facilita o acesso dos acadêmicos às obras literárias, pois possibilita que os conteúdos e os títulos amplamente referenciados sejam lidos online.  Com a finalidade de estimular a leitura e o conhecimento, mais de 4 mil títulos estão disponíveis. As áreas disponíveis são Ciências Jurídicas, Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas.

Aluno acessando biblioteca virtual da UCPel

O acesso é individual, feito pelo Sistema de Apoio UCPel (SAPU) e permite que se faça realces e anotações nos textos, além do armazenamento de dados para pesquisas futuras. A plataforma é um consórcio formado por quatro grandes editoras brasileiras – Saraiva, Atlas, Grupo A e Grupo Editorial Nacional.