Estrutura do Direito UCPel: saiba por que é um diferencial

estrutura direito

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Direito da UCPel, e se possui o perfil mais adequado para trabalhar na área, chegou a hora de conhecer mais sobre a sua estrutura. E, então, entender os fatores que explicam tamanha tradição dentro da Universidade.

Criado em 1989, o Direito da UCPel está entre os cursos mais renomados e procurados da região. Abriga uma estrutura cheia de diferenciais e oportunidades de aprendizado aos alunos. Além, é claro, de uma equipe de professores com alto padrão de excelência.

Desde serviços de assistência judiciária até espaços que promovem a inserção direta do acadêmico na comunidade, o Direito da UCPel tem a estrutura ideal para te preparar ao mercado de trabalho. Portanto, bora lá conferir esses motivos!

SAJ e CEJUSC

Serviço de Assistência Judiciária

Através de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a UCPel abriga o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) e o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Conforme pode-se imaginar, os ambientes inserem o aluno na comunidade e acompanham sua trajetória ao longo de toda a graduação.

Desse modo, é possível acompanhar de perto as práticas de diversas atividades, principalmente no que diz respeito à resolução de conflitos pelas técnicas de mediação.

Serviço de Assistência Judiciária
Rua Padre Anchieta, 1.274
Fone: (53) 2128.8071

Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
Rua Padre Anchieta, 1.274
Fone: (53) 2128.8299

Laboratórios de informática

Laboratórios

Existem também os Laboratórios de Informática, situados no Campus I da Universidade. É aqui que os professores, primeiramente, apresentam aos alunos o site dos tribunais e também ensinam a realizar pesquisas de jurisprudências.

Sobretudo, os laboratórios também são bastante utilizados nas atividades práticas jurídicas ao longo da graduação. Do mesmo modo, servem de espaço aos grupos de estudos e àqueles que desejam se aprofundar ainda mais sobre determinadas disciplinas.

Corpo docente qualificado

Professores do Direito UCPel

O corpo docente do Direito é, preponderantemente, formado por mestres e doutores. São, portanto, profissionais qualificados e com experiências tanto na advocacia privada quanto na pública, magistrado e vasta atuação de mercado.

Na Católica, os professores são parte fundamental da engrenagem que rege o curso. Inegavelmente, elevam o patamar de qualidade da graduação e impulsionam os acadêmicos no aprendizado a partir de um olhar mais humanista.

Atualmente, mais de 25 professores integram o quadro do curso. A coordenação está sob o comando de Ana Luíza Berg Barcellos.

Estrutura em projetos de extensão

Projeto de Extensão Direito na Rua

Falando em aprendizado mais humanista, os projetos de extensão são exemplos de espaços extra. Neles, os alunos podem ter contato direto com a comunidade e aprofundar seus conhecimentos. Da mesma forma, seja seu turno manhã ou noite, aqui se trabalha de forma integrada pelo bem social.

O Direito na Rua (conforme visto na foto) é um projeto que existe há mais de cinco anos na Universidade. Ele envolve também o curso de Serviço Social. Visa prestar assistência judiciária e esclarecer dúvidas na comunidade.

Igualmente, é importante destacar que daqui nascem muitos projetos de pesquisa. Muitos deles desenvolvem temas referente à cidadania e acesso à justiça. Assim, os projetos de extensão se mostram uma ótima oportunidade de aprendizado na prática.

Lives

A busca por inovação é constante. Dessa forma, no período da pandemia, o curso vem, através de lives, trazendo temas diferentes à comunidade acadêmica. Os encontros permitem ao aluno estar por dentro dos assuntos mais atuais para aprimorar sua formação profissional.

As lives são publicadas no canal da UCPel no Youtube, e trazem assuntos como “Questões de Direito Ambiental em tempos de pandemia”, “Processo Penal em tempos de covid-19, “Direito da pessoa autista”, entre outros. Certamente serão uma ótima fonte de estudo a quem está sempre na busca por aprendizado.

E aí, se interessou pela estrutura do Direito? Portanto caso você já esteja decidido em ingressar no curso, o primeiro passo agora é se inscrever no Vestibular da UCPel e ir em busca da aprovação.