Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Direito da UCPel, e se possui o perfil mais adequado para trabalhar na área, chegou a hora de conhecer mais sobre a sua estrutura. E, então, entender os fatores que explicam tamanha tradição dentro da Universidade.
Criado em 1989, o Direito da UCPel está entre os cursos mais renomados e procurados da região. Abriga uma estrutura cheia de diferenciais e oportunidades de aprendizado aos alunos. Além, é claro, de uma equipe de professores com alto padrão de excelência.
Desde serviços de assistência judiciária até espaços que promovem a inserção direta do acadêmico na comunidade, o Direito da UCPel tem a estrutura ideal para te preparar para o mercado de trabalho. Portanto, bora lá conferir esses motivos!
SAJ e CEJUSC
Através de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a UCPel abriga o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) e o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Conforme pode-se imaginar, os ambientes inserem o aluno na comunidade e acompanham sua trajetória ao longo de toda a graduação.
Desse modo, é possível acompanhar de perto as práticas de diversas atividades, principalmente no que diz respeito à resolução de conflitos pelas técnicas de mediação.
Serviço de Assistência Judiciária e Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
R. Félix Xavier da Cunha, 408 – Centro, Pelotas – RS, 96010-000
Fone: (53) 3222-4918
Laboratórios de informática
Existem também os Laboratórios de Informática, situados no Campus I da Universidade. É aqui que os professores, primeiramente, apresentam aos alunos o site dos tribunais e também ensinam a realizar pesquisas de jurisprudências.
Sobretudo, os laboratórios também são bastante utilizados nas atividades práticas jurídicas ao longo da graduação. Do mesmo modo, servem de espaço aos grupos de estudos e àqueles que desejam se aprofundar ainda mais sobre determinadas disciplinas.
Corpo docente qualificado
O corpo docente do Direito é, preponderantemente, formado por mestres e doutores. São, portanto, profissionais qualificados e com experiência tanto na advocacia privada quanto na pública, além da vasta atuação no mercado.
Na Católica, os professores são parte fundamental da engrenagem que rege o curso. Inegavelmente, elevam o patamar de qualidade da graduação e impulsionam os acadêmicos no aprendizado a partir de um olhar mais humanista, coordenado pela professora Ana Cláudia Lucas.
Estrutura em projetos de extensão
Falando em aprendizado mais humanista, os projetos de extensão são exemplos de espaços extra. Neles, os alunos podem ter contato direto com a comunidade e aprofundar seus conhecimentos. Da mesma forma, seja seu turno manhã ou noite, aqui se trabalha de forma integrada pelo bem social.
O Direito na Rua (conforme visto na foto) é um projeto que existe há mais de vinte cinco (25) anos na Universidade. Ele envolve também o curso de Serviço Social. Visa prestar assistência judiciária e esclarecer dúvidas na comunidade.
Igualmente, é importante destacar que daqui nascem muitos projetos. Muitos deles desenvolvem temas referentes à cidadania e acesso à justiça. Assim, os projetos de extensão se mostram uma ótima oportunidade de aprendizado na prática.
E aí, se interessou pela estrutura do Direito? Portanto, caso você já esteja decidido em ingressar no curso, o primeiro passo agora é se inscrever no Vestibular da UCPel e ir em busca da aprovação.