Todo mundo escuta, em algum momento da vida, que os cursos de maior sucesso para a vida são Medicina, Direito e Engenharia Civil. Hoje, nós vamos te mostrar o porquê a Engenharia Civil está entre esses cursos e como ele pode se encaixar no seu futuro!
Se você tem interesse em fazer Engenharia Civil, esse artigo é para você! Vamos te mostrar tudo que você precisa saber: áreas de atuação (e as que estão em alta!), mercado de trabalho e o melhor lugar para você cursar o ensino superior. Então pega o seu café e acompanha a gente nessa leitura mais que especial. ❤️

Onde atuar na Engenharia Civil?
Eu tenho certeza que você conhece ou tem um parente que é Engenheiro Civil e não faz ideia do que essa pessoa faz. Mas calma! Estamos aqui para te ajudar!
Vamos começar pelo básico: Engenharia Civil é o ramo da engenharia que trabalha com a projeção, construção e manutenção de infraestruturas como prédios, edifícios, pontes, sistemas de saneamentos e estradas.
Nessa área, os profissionais utilizam de conhecimentos em matemática, física e gestão para realizar os projetos, desde o planejamento até a execução, prezando sempre pela segurança, viabilidade e sustentabilidade das obras.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Engenharia Civil possui 6 campos de atuação:
- Topografia
- Construção Civil
- Transporte
- Obras Hidráulicas e Recursos Hídricos
- Saneamento
- Urbanismo
Os campos de atuação são bem diversos! Vamos te explicar o que cada um faz:
A Topografia é a área de trabalho da Engenharia Civil que realiza trabalhos topográficos e geodésicos, ou seja, medir e descrever algum terreno, fornecendo informações essenciais como relevo, cotas, declividades, e acidentes geográficos para a profissão.
A Construção Civil é a mão na massa (literalmente 😂) da Engenharia Civil em grandes obras. É a área responsável pelo estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de obras como edifícios, pontes, grandes estruturas e por aí vai.
O Transporte é quase uma subárea da Construção Civil, porém focada em tudo relacionado ao transporte (o nome explica!). Nesse campo de atuação o Engenheiro Civil trabalha no estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de estruturas como sistemas de transporte, estradas de rodagem, estradas de ferro e aeroportos.
No campo Obras Hidráulicas e Recursos Hídricos, o Engenheiro Civil trabalha com o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de Barragens, diques, portos, canais, obras destinadas para o aproveitamento de energia, trabalhos relativos às máquinas e fábricas, drenagem e irrigação.
Na área de Saneamento, O Engenheiro Civil é responsável pelo estudo, projeto, direção, fiscalização e construção de obras de captação e abastecimento de água, além de construções peculiares ao saneamento básico e rural.
Por fim, no Urbanismo, o profissional trabalha com o desenvolvimento, do planejamento à execução, do desenvolvimento de cidades. O Engenheiro é responsável pela realização e fiscalização das obras destinadas à esse objetivo.
Todas essas informações podem ser encontradas no Manual de Procedimentos do CONFEA. 🙂
As oportunidades no mercado de trabalho
Já está por dentro de tudo que você pode fazer na Engenharia Civil? Então segue com a gente!
Resumindo: O Engenheiro Civil pode trabalhar na construção civil, infraestrutura, saneamento, geotecnia, gestão de obras, projetos estruturais, consultoria técnica, regularização de imóveis e até mesmo ensino acadêmico e pesquisa! Ufa! Muita opção, né?
Assim como diversas outras opções de trabalho, o salário do Engenheiro Civil dependerá da forma de trabalho. Em alguns casos, você pode trabalhar autonomamente, tendo o seu próprio escritório! Então, os salários são variados.
Porém, caso você trabalhe no regime CLT, em uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, a média salarial prevista é de R$9.338,43, segundo o Portal Salário.
Já sabe onde cursar? Nós já! Engenharia Civil é na UCPel!

Agora, vamos te mostrar o melhor lugar para você se tornar um Engenheiro Civil de respeito: a Universidade Católica de Pelotas (UCPel)!
Com o curso na modalidade semipresencial, você consegue adequar a sua rotina da melhor forma possível! Ah, e a nossa tradição de te ensinar a prática desde o início da graduação você já conhece, né?
Quer saber mais sobre o curso de Engenharia Civil da UCPel? Então acesse o nosso artigo especial sobre a graduação e saiba o que é ensinado, para quem ele é indicado e o porquê escolher a UCPel!




