Vestibular

Direito: Como passei em um concurso público e me tornei um Procurador Federal

O profissional formado em Direito tem pela frente uma ampla área de oportunidades, incluindo a carreira pública. Conheça o egresso da UCPel que aos 27 anos atua como Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU).

egresso direito ucpel - procurador federal
Leonardo Lagos – Egresso do curso de Direito da UCPel

Como se tornar um Procurador Federal?

Quando Leonardo Lagos discursa sobre a sua trajetória de preparação para o concurso da AGU, a primeira pergunta respondida normalmente é em relação ao tempo necessário para estudar e ser aprovado. Ele responde que a preparação começa primeiramente na sala de aula, durante a graduação.

Para conquistar o cargo atual, antes de mais nada, ele passou por uma seleção rigorosa, que se estendeu depois da aprovação na primeira prova. Em concursos como esse, os candidatos são testados ao máximo. O processo muitas vezes é cansativo e o grau de dificuldade aumenta pela alta competência e capacitação dos candidatos.

“Se alguém com esse objetivo profissional diz que dedicou dois anos aos estudos para concursos, você deve acrescentar os anos que esteve aprendendo na faculdade. É lá que tudo começa”.

Essa base sólida que ele destaca tanto é uma mistura do suporte acadêmico encontrado na universidade, por meio de um currículo atualizado,  projetos de extensão e inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional, sem esquecer o foco e o empenho do estudante.

A graduação e a preparação.

Leonardo se formou em 2011 com distinção de Láurea, um reconhecimento pelo desempenho diferenciado durante a graduação. Além do conteúdo aprendido na sala de aula, ele conta que grande parte do segredo para se destacar na profissão está na vivência por meio de estágios.

“Aqui dentro da Universidade eu tive essa oportunidade. Durante o segundo semestre havia um posto do Juizado Especial Civil onde eu comecei a fazer estágio voluntário. Na verdade, meu primeiro estágio foi aqui mesmo dentro da universidade, por meio de um convênio que a instituição tinha na época, aplicando na prática aquilo que eu via nas aulas teóricas”.

Depois de concluir a graduação, Leonardo completou especialização em Direito Processual Civil, em Direito Administrativo e em Direito Público. Ele tem experiência na área com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional, Previdenciário e Processual Civil.

“O curso de Direito abre um leque muito grande de oportunidades e eu vivenciei isso na prática. Experimentei diversos estágios e analisei várias possibilidades. Uma pessoa que gosta de desafios vai encontrar isso em diversas áreas do Direito”.

E aí? Será que Direito é o curso certo para você?

troca de experiências
Foto: Stefan Stefancik

Sabemos que sempre é bom trocar experiências com quem um dia já teve as nossas mesmas dúvidas. Se você está pensando em seguir esta profissão, confere neste post aqui um vídeo em que o Leonardo e outros alunos do curso falam sobre o dia a dia como estudante de Direito da UCPel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel