pós-graduação

Profissões do Futuro e Seus Impactos no Mercado de Trabalho

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira!

As novas tecnologias estão em constante atualização. Elas impactam a nossa rotina e transformaram o mercado de trabalho. Smartphones e aplicativos, por exemplo, são indispensáveis atualmente, pois facilitam processos como controlar e contratar serviços. Até mesmo na hora de relaxar ao ouvir  música ou assistir filme, eles se tornaram fundamentais. Apesar das facilidades,  você já parou para pensar como esse constante movimento de atualização impacta na sua área de atuação e quais são as carreiras do futuro?

via GIPHY

Se a gente parar e analisar o mercado de 15 anos atrás, alguns cargos que estavam em alta eram operador de telemarketing, corretor de imóveis e digitador. Atualmente, essas são algumas das profissões que deverão ser extintas até 2025 segundo a consultoria Ernst & Young. Por outro lado, os serviços ligados à tecnologia e desenvolvimento devem ganhar ainda mais ênfase daqui para frente.

Dessa forma, selecionamos algumas dessas carreiras que surgiram com os avanços tecnológicos já que elas podem ser uma boa aposta para quem está escolhendo ou pensando em mudar seu ramo de atuação. Se você está precisando de uma ajuda extra para escolher a sua profissão, faça nosso Teste Vocacional.

Desenvolvedor de Software

Há bastante tempo em alta entre as profissões que estão em expansão, os desenvolvedores de software são responsáveis pela criação de novos sistemas que automatizam e aperfeiçoam processos. Devido a isso, esses profissionais são super valorizados no mercado de trabalho.

Especialista em UI/UX

Jamais a expressão “Experiência do Usuário” foi tão utilizada como atualmente. A função dos especialistas em UI (user interface ou interface do usuário) e UX (user experience ou experiência do usuário) é guiar o usuário de forma simples e intuitiva nas plataformas. Eles também são responsáveis por acompanhar toda a jornada do usuário e desenvolver a arquitetura da informação.

Se as áreas de desenvolvimento de software e UI/UX chamam sua atenção, aproveite para conhecer um pouco mais do curso de Engenharia de Computação.

Mulher-computador-marketing-mercado-de-trabalho-ucpel

Professores e tutores EAD

A educação a distância (EAD) está cada vez mais em alta! Jovens e adultos utilizam cursos online em busca de capacitação e também para atender melhor as novas necessidades do mercado. A tendência é que este movimento aumente ainda mais nos próximos anos, surgindo vagas para professores e tutores EAD.

Se você se interessar pela área de ensino, pode optar por começar fazendo o curso de Pedagogia.

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

Especialista em e-commerce

A maior parte dos jovens e adultos que possuem acesso à internet já compraram algum objeto ou serviço pelos sites e-commerce. O comércio online é super prático e simples, em poucos cliques a pessoa resolve seu problema e adquire um novo produto. Com tantas opções de sites, especialistas em e-commerce ganham destaque porque precisam detectar meios de tornar as lojas mais atraentes.

Para quem quer começar nessa área, o curso de Marketing é uma boa escolha.

O perfil dos novos profissionais

É cada vez maior a exigência de profissionais que apresentem competências socioemocionais. Conhecidas também como softskills, a  criatividade, o empreendedorismo e a capacidade de resolver problemas e trabalhar em equipe são extremamente valorizados. Além disso, outros quesitos são cada vez mais importantes e analisados em processos seletivos:

  • autoconhecimento;
  • atitude positiva;
  • busca constante por conhecimento e atualização;
  • proatividade;
  • capacidade de comunicação;
  • inteligência emocional.

Por fim, vale ressaltar também que nos próximos anos a exigência de profissionais especializados promete ficar maior e ser um diferencial frente à concorrência no mercado de trabalho. Por isso, desde cedo analise quais são as suas opções de especialização e não pare de estar em constante atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel