Vestibular

Você sabe o que é uma Startup?

Você sabe o que é uma startup? Muita gente não sabe do que se trata, mas as startups estão muito presentes em nosso dia a dia. A Uber, a Spotify e o Airbnb são grandes exemplos com milhões de usuários, que começaram de forma reduzida e hoje são grandes potências mundiais. Mas o que realmente significa startup?

O termo “startup” é americano, e nos dias de hoje é definido como “organização temporária, com um modelo de negócios escalável e repetível”.

Ficou difícil de entender? Nós te explicamos tudo a partir de agora:

·        As startups são organizações temporárias – Como todo negócio, as startups também passam por fases difíceis ainda no início da jornada, por isso são taxadas como organizações temporárias. Isso se dá por não possuírem um modelo estável, além de estar buscando uma forma de se solidificar.

·         Negócio escalável – Necessitam expandir-se sempre que possível, visando resultados cada vez mais positivos.

·         Repetibilidade – As startups não personalizam seus produtos/serviços, desta maneira, todos os clientes recebem o produto final da mesma forma. Assim, não há perda de tempo e dinheiro.

 

A grande ideia pode estar próxima

Não é necessário ir muito longe para reconhecer cenários de sucesso. Por meio do Pelotas Parque Tecnológico ou do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel), é possível obter suporte e/ou espaço até o momento da sua ideia dar certo e ser reconhecida pelo mercado.  Prestar a atenção para necessidades existentes e que ainda estão sem solução é uma boa forma de iniciar um negócio lucrativo por já existir uma demanda.

Case de sucesso

Foi justamente isso que fez a Melhor Envio.  A  startup pelotense do ramo de logística e fretes atua hoje em todo o Brasil.  Assim como outras tantas, teve suporte de uma incubadora, a da UCPel, para fazer o negócio dar certo. Seus fundadores já eram alunos da instituição e aproveitaram o espaço disponível para colocar o modelo de negócio em prática. Para Maurício Mesquita, um dos responsáveis pela startup, a orientação recebida no começo foi fundamental.

 

“O apoio recebido dentro da UCPel foi um grande diferencial durante o período de adaptações. A UCPel foi a nossa primeira casa”, disse.

 

Desde a sua criação, a Melhor Envio só cresce. Seu grande diferencial é ter se tornado uma  intermediária entre os Correios e outras transportadoras, além de ofertar sempre preços mais baratos.

 

o que é uma startup, Você sabe o que é uma Startup?

Outra startup que nasceu a dentro da UCPel é a Fácil Consulta, uma plataforma digital que tem a finalidade de agendar atendimento médico com especialistas de forma prática e rápida.

Segundo o co-fundador e gerente de marketing da Fácil Consulta, Patrick Goulart, a ideia principal da plataforma é unir médicos especialistas a pacientes sem plano de saúde.

 

“Os profissionais de saúde têm muitas consultas por planos de saúde e que remuneram pouco; por outro lado, as consultas particulares são muito caras. Hoje, 75% da população não tem plano de saúde e quando precisa de consulta tem que desembolsar um bom valor. Então, identificamos dois públicos e encontramos uma solução”, explicou.

o que é uma startup, Você sabe o que é uma Startup?

 

Você também pode!

Viu só como basta aguçar o olhar para identificar oportunidades de negócios?

Pode até parecer difícil, mas ao buscar o assessoramento certo é possível obter suporte técnico, gerencial e ainda formação complementar  para fazer sua ideia sair do papel. Na UCPel, o Ciemsul oferta gratuitamente esse tipo de suporte.

E já que você está interessado em empreender, já pensou em fazer Administração na UCPel? Talvez, a sua startup de sucesso possa nascer de um projeto de sala de aula 😉.

o que é uma startup, Você sabe o que é uma Startup?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel