Vestibular

Gestão de UBS: fonte de aprendizado e transformação

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) administradas pela UCPel contam com a atuação de profissionais e acadêmicos. Além do curso de Medicina, que oportuniza prática desde o primeiro ano da graduação, os cursos de Enfermagem, Odontologia, Direito, Psicologia e Farmácia desenvolvem atividades nos locais.

acadêmica-medicina-atendendo-paciente-ubs

Aprendendo com a prática

À frente de seis UBS’s, a UCPel investe em melhorias que beneficiem a comunidade e ofereçam aos profissionais e acadêmicos que atuam no local, condições de desenvolver um bom trabalho. No sexto ano do curso, a aluna de Medicina, Mariana Motta, falou um pouco sobre a oportunidade:

Integração

A integração com a comunidade é um dos diferenciais da Católica como gestora de UBS. Essa união determina parte das atividades realizadas pela Universidade. Dessa forma, além das ações programáticas e previstas na Atenção Básica à Saúde, a UCPel promove inúmeros projetos sociais. Assim, a atuação vai ao encontro dos anseios da população. Nas Unidades Sanga Funda e Py Crespo, a voz da comunidade é ouvida através  do Conselho Local de Saúde.

Diferencial

Um outro destaque das UBS’s administradas pela UCPel é o acolhimento. Através do processo, todas as pessoas que procuram as Unidades são ouvidas e, de acordo com a necessidade, recebem atendimento imediato ou são agendadas para outro dia. Na UBS Areal 1, esse modelo de atendimento transformou a realidade do local. Como resultado, em 10 meses de administração 6341 pessoas foram atendidas, cerca de mil a mais que no ano anterior. Quem nos contou isso foi o coordenador do Núcleo Coletivo da UCPel, professor Cayo Otávio Moraes Lopes.

Conforme a comerciante Lisandra Rodrigues Velasques, usuária dos serviços da UBS Areal 1, essa opção agiliza o atendimento:

A gente chega aqui no posto e é bem recebido na recepção. Com isso, se tu tens um problema urgente já te resolvem no dia ou marcam uma consulta o mais próximo possível.

Vem para a UCPel

Curtiu conhecer um pouco do trabalho que a UCPel faz nas UBS’s? Então vem aprender atuando, assim como a Mariana.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Vem fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel