Vestibular

Especialização em Fisioterapia: Que tal atuar em UTI?

ATENÇÃO fisioterapeutas! 

imagem animada de uma mulher pedindo atenção

Estão abertas as inscrições para a Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva da UCPel.

Já pensou em atuar na área de fisioterapia respiratória?  Vem crescendo a presença do fisioterapeuta respiratório em Unidades de Terapia Intensiva, assim como  em clínicas, ambulatórios especializados, enfermarias e em residências domiciliares. Especialmente, após a publicação da Portaria 3432 do Ministério da Saúde, que insere o fisioterapeuta em equipes multidisciplinares.

Olha o que você vai aprender na Especialização em Fisioterapia da UCPel:

  • Analisar e aplicar possibilidades de tratamento em pacientes clínicos e cirúrgicos;
  • Avaliar e monitorar o paciente no ambiente hospitalar e em unidade de terapia intensiva;
  • Conhecer as tecnologias específicas utilizadas em ambulatórios, hospitais e unidade de terapia intensiva;
  • Acompanhar rotinas do atendimento de fisioterapeutas em hospitais;
  • Praticar técnicas de fisioterapia cardiorrespiratória no ambiente hospitalar, ambulatorial e em Terapia Intensiva.

E o melhor de tudo! Dentro de um dos hospitais de médio porte mais modernos do interior do Rio Grande do Sul, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Mercado de trabalho

É necessário estar bem preparado para atuar, já que a área exige profissionais qualificados. Para a coordenadora da especialização da UCPel, Thamires Seus, o mercado de trabalho para fisioterapeutas segue competitivo devido a presença de muitos profissionais.

“Um profissional qualificado acaba se destacando e se diferenciando dos outros. Por isso, é muito importante que um fisioterapeuta procure se especializar”.

A presença dos fisioterapeutas dentro do ambiente hospitalar é de extrema importância. O profissional vigia o tempo de internação do paciente, o tempo de ventilação mecânica e contribuí para a redução da mortalidade de pessoas em estado de saúde crítico, por exemplo.

Por ser uma área de atuação de grande responsabilidade, o mercado de trabalho exige experiência comprovada, além de cursos de especialização e aperfeiçoamento dos profissionais.

Fisioterapeuta atuando em UTI
Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva.

Por que escolher a UCPel?

Ao cursar a especialização da Católica, você terá contato com professores de alta qualidade, reconhecidos no mercado de trabalho. O corpo docente também conta com a presença do professor Luiz Alberto Forgiarini, que é doutor em Ciências Pneumológicas pela UFRGS.

Outro super diferencial da UCPel é o método de abordagem do conteúdo: teórico-prático. Aqui, você vai além do material teórico, vivenciando o cotidiano do ambiente hospitalar, com visitas técnicas e atividades práticas no nosso hospital.

Já que flexibilidade de horário é essencial nos dias de hoje, a UCPel organizou aulas quinzenais nas sextas-feiras, das 19h às 23h, e sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Saiba mais:

Público-alvo:

Fisioterapeutas que busquem oportunidades de trabalho, de ampliação de conhecimentos, fundamentos, metodologias e ações voltadas para o segmento da Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva.

Carga horária total:

396 horas

Local:

Campus I

Te interessou? Então, saiba mais sobre o curso, corpo docente, inscrições e matrícula aqui.

Um comentário em “Especialização em Fisioterapia: Que tal atuar em UTI?

  1. Olá, o Fisioterapeuta precisa ter a especialidade (pôs graduação) em respiratório para trabalhar em hospitais ou não?
    Existe alguma lei que exija esse “requisito” ou é apenas uma “exigência” da empresa?
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel