Vestibular

10 Dicas Para Fazer um Bom Seminário

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro?

carreira perfeita - teste

Na vida do estudante, algumas atividades são rotineiras. Provas, trabalhos, notas e seminários, por exemplo, fazem parte dos hábitos estudantis de muitas pessoas.

Dentre os exemplos citados acima, o seminário ainda é o que causa mais alvoroço entre quem precisa encarar uma turma e desenvolver um assunto. Mas calma o coração! Quer saber como fazer um seminário? Nós vamos te explicar o que é esse tipo de apresentação e ainda te ajudar a fazer um ótimo seminário em 7 passos muito simples. Vamos lá!

homem em frente a um quadro branco com escritas

Preciso fazer um seminário. O que é isso?

O seminário é um modelo de apresentação de conteúdo, no qual um aluno e/ou grupo prepara uma aula a respeito de um assunto específico e expõe para os colegas, além de possuir algumas características básicas, tais como:

• O tema do seminário geralmente é escolhido pelo professor.
  • Normalmente, o professor não explica sobre o tema novamente.
  • O assunto pode ser tema de prova.
  • É importante, pois auxilia a reduzir a timidez.

Sem mais, vamos para as nossas 7 dicas que vão te auxiliar na construção de um bom seminário:

1. Pesquise sobre o tema e destaque o importante

É necessário conhecer o tema que vai ser pesquisado. Por isso, é importante que você procure boas referências e leia muito a respeito do seu assunto. Após, destaque somente o que realmente vai ser utilizado. Nada de exageros!

bebê lendo livro

2. Organize a função de cada integrante do seu grupo

É importante que cada membro do grupo saiba qual a sua função durante as fases do seminário. Dividindo as etapas, o trabalho não sai pesado para ninguém.

personagens do desenho animado scooby doo

3. Não leia. Estude!

Estude pelo menos dois dias antes da apresentação, afinal, preparação é tudo. Leia e entenda o que você vai explicar, pois essa fase é essencial para que o seu 10 venha.

Super dica: Quer saber se está estudando de forma correta? Então corre e faz o teste para saber como está a sua Rotina de Estudos.

mulher estudando

4. Monte um material de apoio

Elabore um pequeno material de apoio para você se guiar, pois assim não tem como se perder.

personagem do filme boss baby realizando uma apresentação

5. Seja direto e fale de forma clara

Fale de forma simples e direta. Dessa forma, você vai explicar melhor e todos irão te entender. 😉

homem falando "é isso"

Além disso, é importante manter as emoções sobre controle e evitar aquele nervosismos. Que tal conferir de que forma a inteligência emocional pode contribuir para o sucesso acadêmico?

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

Quer mais dicas sobre como fazer um seminário MA-RA-VI-LHO-SO? Então dá uma conferida nas dicas que a professora Janaína Motta, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel preparou para ti 👇

E aí, está mais confiante para fazer um seminário? Esperamos que essas dicas tenham te ajudado. 😉

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Vem pra UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

2 comentários em “10 Dicas Para Fazer um Bom Seminário

1. Excelente publicação!!!! Muito obrigada.
    Não encontrei incoerência entre o conteúdo e a forma como o mesmo foi publicado.