pós-graduação

5 dicas para mandar bem no vestibular da UCPel

vestibular - dicas de vestibular
Foto: Adobe Stock

O grande dia está chegando. No próximo domingo (25), os candidatos aos 16 cursos presenciais ofertados no vestibular 2019 da UCPel realizarão o processo seletivo. Mas como controlar aquela ansiedade e aquele friozinho na barriga antes da prova e aproveitar ao máximo tudo que foi estudado? Confere as nossas dicas!

    1. Organizar as disciplinas para revisar

Nos dias que antecedem a prova, a melhor direção a seguir é a da revisão. Revisar o conteúdo que já foi visto ajuda a relembrar e desfazer aquelas dúvidas que ficaram. Nesse momento, a organização continua sendo muito importante. Se achar melhor, crie uma lista dos conteúdos importantes e organize os horários para revisá-los.

    2. Dormir bem e ter um dia tranquilo antes da prova

dicas de vestibular - vestibular da ucpel

Ter uma boa noite de sono ajuda e muito na hora da prova, afinal, o sono é responsável por grande parte da qualidade da sua memorização. Por isso, aproveite para descansar bem! Lembre-se que você terá que chegar mais cedo para evitar qualquer imprevisto. Os portões estarão abertos às 6h45 e serão fechados às 7h30. 

   3. Começar a prova por onde você mais gosta

Se você é bom em química, comece sua prova por lá! Mas se você é melhor em português faça primeiro a parte de português. A ordem dos fatores não altera o produto, mas começar pelo conteúdo que você mais se identifica vai te ajudar a desenvolver melhor o restante da prova.

  4. Comer alimentos leves antes da prova

dicas de vestibular - vestibular da ucpel - passa no vestibular

Consumir alimentos saudáveis que forneçam as vitaminas necessárias é muito importante, sobretudo antes da prova. A alimentação ajuda a repor suas energias e também dá aquela forcinha pra memória. Segundo a professora da UCPel e nutricionista, Janaina Motta, o ideal é que sejam consumidas, várias vezes ao dia, pequenas porções de alimentos leves, como frutas, cereais e proteínas magras.

Vale lembrar que na hora da prova, você ganha da UCPel uma garrafa de água e uma barra de cereal, pois não é permitido trazer alimentos. Dê uma olhadinha no manual do candidato para ficar por dentro de todas as regras.

  5. Aplicar técnicas de respiração para diminuir a ansiedade

A gente sabe que por mais que você tenha se preparado, sempre bate aquela ansiedade. Para se manter focado, a dica é controlar a sua respiração.

“No momento de receber a prova, tenta fechar os olhos e respirar fundo.  Leia com calma cada questão, sempre lembrando da respiração como forma de relaxar”, explica a professora da UCPel e Psicóloga, Rosane Feijó. 

Entre as técnicas de respiração mais usadas para controlar o nervosismo está a que utiliza o diafragma. Consiste em respirar de forma lenta e profunda pelo nariz, prestando atenção no próprio movimento. Cuide para não inflar o peito, e o ideal é que comece a treinar alguns dias antes da prova, por cerca de 10 minutos.

 

E por fim, tenha sua mente focada e ciente da sua capacidade de sucesso. Este pode ser o principal ponto.

Gostou das dicas? Relaxe e compartilhe este post com aquele amigo que também vai fazer o Vestibular da UCPel.

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Conheça as vantagens de estudar na UCPel ” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/universo-de-oportunidades” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel