Central de Informações
(53) 21288269

Saúde do Idoso: Conheça o Projeto da Fisioterapia

Que a Fisioterapia é uma área linda de trabalhar e que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas, a gente já sabe. Mas sempre é possível admirar mais um pouquinho. 😍

E aqui na UCPel esse carinho é tão grande que sempre procuramos uma forma de demonstrar. E é na prática, na comunidade, no contato com as pessoas que a gente exercita aquilo que aprende em sala de aula. E mais do que isso: oferecemos amor.

E assim como o Olaf, A-D-O-R-A-M-O-S dar e receber abraços quentinhos! Principalmente se eles vêm de pessoas com cheirinho de bolo e boas histórias.

E foi pensando nessas pessoas que o Projeto de Extensão Saúde do Idoso, do curso de Fisioterapia aqui da UCPel, foi criado.

olaf-frozen-saúde-do-idoso

Vamos à apresentação formal: Grupo, você. Você, grupo

O grupo existe aqui na UCPel desde 2008, mas só em 2013 se transformou em um projeto de extensão. E, inicialmente, atendia somente pacientes com Parkinson.

Atualmente, o grupo tem espaço para portadores de outras patologias, como Alzheimer, artrites e artroses. E para aqueles que têm um comprometimento físico maior, os atendimentos são individuais, buscando suprir todas as necessidades e, consequentemente, obter a recuperação ou, no mínimo, uma autonomia maior.

Saúde-do Idoso-ucpel

Compreender, ajudar, melhorar

1. Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa; 2. Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem; 3. Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.

Essa é, segundo o Dicionário Michaelis, a definição de empatia. Isto é, reconhecer o outro em si. E ter esse entendimento é fundamental para quem quer participar do projeto Saúde do Idoso.

Idosos portadores de patologias graves como Parkinson e Alzheimer, por exemplo, sentem vergonha e procuram se isolar ao receber o diagnóstico. E quando essa pessoa resolve procurar ajuda, é preciso que ela entenda e, principalmente, sinta que não está sozinha.

Portanto, um bom acolhimento a esse idoso é essencial para a melhora. Como resultado dessa interação de respeito, aceitação e disponibilidade para ajudar, os sintomas dessas doenças podem ficar muito tempo sem avançar.

projeto-saude-do-idoso-ucpel

Mas o que acontece nesse grupo? Me conta!

Os encontros acontecem na parte da manhã, duas vezes por semana, as terças e sextas-feiras.

Durante uma hora são realizadas atividades que estimulam os membros superiores e inferiores, as motricidades fina e grossa, evitando a rigidez natural desses quadros patológicos. Além disso, a memória dos pacientes também é exercitada.

Mas o mais importante: eles têm contato com semelhantes, com os mesmos questionamentos e problemas. E essa convivência ajuda tanto quanto o tratamento. Socializar é importante!

E como é realizado um trabalho minucioso e específico, as vagas são limitadas. ☹ Mas não fica triste, todo início de semestre novas vagas são abertas. 😃

imagem animada de um homem comemorando

Se identificou com o grupo? Acha que poderia reforçar o time de acadêmicos que desenvolvem esse lindo trabalho? Então vem fazer parte aqui da UCPel!

E o mais legal é que, além do projeto Saúde do Idoso, existem várias outras atuações da Fisioterapia, como a LAFiTI. Ficou interessado? Fica ligado nessas outras curiosidades do curso que separei para ti.

Aproveita que o Vestibular está com inscrições abertas e não é necessário taxa de inscrição para Fisioterapia.

Você ainda pode usar a sua nota do Enem como forma de ingresso!

 

Vem vem vem!!

 

Estude na UCPel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 Blog da UCPel