Como funciona um grupo de estudos?

O grupo de estudos pode ser uma ótima forma de aprender novos conteúdos. Em turma, fica muito mais fácil e divertido tirar dúvidas e trocar conhecimentos. Além disso, estudar com outras pessoas ajuda nas relações de amizade e facilita a ambientação dos alunos com o curso. Aqui na UCPel, existem diversos grupos de estudos ligados aos cursos de Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Direito, Arquitetura, só pra citar alguns.

No curso de Direito, por exemplo, os alunos interessados em estudar Direito Civil e Processo Civil se encontram semanalmente.  Quer ver como funciona a mecânica do grupo? Então segue lendo 😎

Quer saber como funciona um grupo de estudos?

alunos e professora sentados em roda debatendo o assunto; grupo de estudos

No grupo de estudos sobre Direito Civil e Processo Civil, os alunos escolhem os temas que serão debatidos na reunião para o aprofundamento e troca de experiência em torno das temáticas. Eles contam com a orientação das professoras Gisela Isaacson, Ana Luiza Barcellos e Ana Regina Martins.

Para o bom funcionamento do grupo, um dos primeiros pontos que devem receber atenção é o processo de organização e distribuição das funções.  Sabendo disso, antes de cada encontro, os alunos integrantes do grupo procuram fazer pesquisas sobre o tema escolhido. Como resultado, a exploração do tema na hora da reunião se torna mais fácil e compreensível.

Da mesma forma, é importante levar em consideração o local em que os encontros acontecem. Não adianta estar focado, ter as regras estabelecidas, definir os conteúdos, se o local escolhido for muito agitado e barulhento. Mas isso não é problema na UCPel, pois os acadêmicos contam com a possibilidade de se reunir em espaços como a biblioteca do campus, as salas de estudos ou até mesmo o lounge.

gif de uma mulher falando "é isso" em inglês

Para a professora Ana Luiza Barcellos, a participação dos alunos no grupo de estudos contribui para o enriquecimento na formação tanto quanto os projetos de extensão.

“O principal aspecto da equipe é a dinâmica livre de trabalho que nós adotamos. Com a escolha das temáticas feita pelos alunos, construímos um processo paralelo de elaboração do conhecimento que se dá sem os muros do currículo do curso. Dessa forma, sem dúvida nenhuma, eles conseguem estabelecer uma trajetória diferenciada nesse sentido.”

Além da questão apresentada pela professora, o estudo em grupo proporciona vantagens como:

– Compartilhamento de materiais

– Bom relacionamento com as pessoas

– Resolução de dúvidas

– Compromisso de estudo

– Motivação

“Além do convívio com os colegas, o grupo vem contribuindo muito para a minha formação acadêmica. A partir dele, acabei ganhando experiência na produção científica e em oratória, além de conhecer diversos profissionais da área”, explica o presidente do grupo e acadêmico Lenin Filippini.

Quer saber um pouco mais sobre o grupo de estudos do curso de Direito da UCPel? Então clique no vídeo abaixo e dê uma olhada!

E aí, gostou de saber mais sobre a graduação da UCPel? Então se liga que as inscrições para o Vestibular 2020 estão abertas! São diversas formas de ingresso e para o curso de Direito você não paga taxa de inscrição.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Vem fazer a UCPel” link=”http://vestibular.ucpel.edu.br/” linkrel=””]