Central de Informações
(53) 21288269

Campus Saúde da UCPel: espaço de aprendizado e assistência

Você sabia que a UCPel tem um campus exclusivo para os cursos da área da saúde? Através de atividades práticas, os cursos de Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia oferecem à comunidade inúmeros serviços. Dessa forma, são realizados atendimentos com especialistas, acompanhamento psicológico, tratamento odontológico, vacinação, entre outros.

placa-identificacao-campus-saude-ucpel-pelotas

Além de experiências profissionais, o Campus Saúde em Pelotas oportuniza aos acadêmicos uma infraestrutura ampla, com equipamentos de última geração. E para os momentos de descanso, entre uma atividade e outra, é possível relaxar em um ambiente silencioso e arborizado.

predio-campus-saude-ucpel-pelotas

Desde 2017, todas as clínicas da UCPel estão concentradas no local. Por semestre, cerca de 400 acadêmicos realizam estágio e desenvolvem atividades práticas. Conheça agora um pouco do que o acadêmico da UCPel pode desenvolver no Campus Saúde.

Atendimento especializado

Os alunos do curso de Medicina atuam no Campus Saúde desde o segundo ano. Sempre acompanhados por professores, eles fazem um rodízio entre as mais de 15 especialidades oferecidas no local. Para atender toda a demanda, cerca de 90 salas, entre ambulatórios e espaços de procedimentos, abrigam os 2.610 atendimentos realizados por mês.

Estágios

Nos mesmos ambulatórios ainda atuam os acadêmicos do curso de Enfermagem. A prática no espaço começa no 5º semestre, na disciplina de Enfermagem no Cuidado do Adulto e Idoso I. Nesse período, eles praticam por meio de atendimentos ambulatoriais. Depois, nos estágios realizados no 9º e no 10º semestres eles atendem à comunidade em consultas de enfermagem, procedimentos clínicos, ações de educação em saúde e vacinação.

Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, localizado no Campus Saúde em Pelotas, permite que os acadêmicos treinem os atendimentos com manequins. Assim, o futuro profissional desenvolve habilidades, como colocar sonda e fazer punção venosa, antes mesmo de atuar na prática. Dessa forma, conforme a coordenadora do curso de Medicina da UCPel, professora Regina Bosembecker, os pacientes não são expostos. Enquanto um grupo participa da cena, outro assiste e discute os procedimentos escolhidos pela equipe de simulação. A proposta é treinar nos manequins e identificar qual procedimento é o mais apropriado para a situação exposta.

O espaço ainda permite a atuação conjunta entre futuros médicos e enfermeiros, exatamente como ocorre na vida real.

Aliás, no espaço é possível reproduzir, inclusive, um parto:

simulaçao-parto-campus-saude-pelotas-ucpel

Clínicas Odontológicas I, II e III

No Campus Saúde ficam localizadas as três clínicas Odontológicas da UCPel. Além de triagens, são realizados no local procedimentos mais complexos, como extração de siso e reabilitação protética. Da mesma forma, crianças de oito a 12 anos recebem atendimento. Como resultado, cerca de 35 pessoas são assistidas nos espaços por dia. Todo o atendimento prestado é gratuito e ofertado através do SUS.

Clínica Psicológica

A Clínica Psicológica da UCPel oferece atendimentos individualizados em psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Assim como crianças com dificuldades de aprendizagem. Composta por oito consultórios e três salas para uso de acadêmicos e funcionários, as instalações do local foram idealizadas pensando nos mais de 4 mil atendimentos que são realizados por ano através do SUS.

Está em dúvida sobre sua aptidão para Psicologia? Faça nosso teste vocacional e descubra com qual curso você se identifica mais.

Clínica de Fisioterapia

Cerca de 100 acadêmicos atuam por semestre na Clínica de Fisioterapia. São ofertados atendimentos para todas as faixas etárias e em todas as áreas, como traumato-ortopedia, neurofuncional, reumatologia, dermatofuncional, respiratória e uroginecológica.

Além disso, são realizadas atividades e atendimentos em fisioterapia esportiva, saúde da mulher, do trabalhador e do idoso dentro do Programa de Extensão Fisioterapia na Comunidade.

grupo-idosos-fisioterapia-ucpel-pelotas

À disposição dos alunos e usuários dos serviços, a clínica de fisioterapia conta com salas individuais, ginásio terapêutico e piscina terapêutica. Como resultado, são realizados, em média, mil atendimentos por mês. Todos os acompanhamentos são supervisionados, diretamente e de forma presencial, por um professor. Esse, por sua vez, é responsável por no máximo seis estagiários.

 

Agora que você conhece um pouco do que o nosso campus da saúde oferece, que tal aproveitar que as inscrições para o Vestibular 2020 estão abertas?

 

Vem fazer a UCPel

 

2 comentários em “Campus Saúde da UCPel: espaço de aprendizado e assistência

  1. Poderiam divulgar o telefone… Repassei o número em um local em que sou voluntária e me informaram que era o número errado… (O que pesquisei no Google).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 Blog da UCPel