Vantagens da Pós-Graduação em Análises Clínicas

Especialização em análises clínicas

Você conhece todas as vantagens de fazer uma Pós-Graduação em Análises Clínicas? Para recém formados em áreas da saúde, trabalhar em laboratório pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é não. O mercado das análises clínicas está aquecido, especialmente devido a pandemia do novo coronavírus. Quem sabe não é a hora de investir na área, ou ainda repensar a carreira?

Primeiramente, fazer uma pós-graduação pode ser o caminho mais fácil para conseguir uma vaga de emprego. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a especialização em Análises Clínicas é ofertada para formados nos cursos de Farmácia, Bioquímica, Biomedicina, Medicina e Biotecnologia. Estão dentre as vantagens de fazer uma Pós-Graduação em Análises Clínicas a possibilidade de atuar em diversas áreas, bem como na pesquisa científica especializada.

Área de análises clínicas

As Análises Clínicas é uma especialidade dentro da área da saúde composta por um conjunto de exames realizados em laboratório. Esses exames são solicitados geralmente por médicos e seguem as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A partir dos resultados obtidos na análise de material biológico, é possível acompanhar ou diagnosticar a condição da saúde de um indivíduo. Os profissionais desta área serão os responsáveis por observar alterações moleculares, bioquímicas, hematológicas e imunológicas.

Devido a constantes atualizações e avanços tecnológicos, é preciso capacitação constante. De acordo com o coordenador da especialização da UCPel, professor Elemar Maganha, a pós também é ideal para recém formados que buscam mais uma forma de atuação profissional.

“Ao concluir a pós, o profissional fica capacitado para atuar dentro de laboratórios. Muitos têm medo de trabalhar nesse espaço pela responsabilidade, por tratar de exames que influenciam a tomada de decisão do médico. Pela pós oferecer conhecimento em todas as áreas da análise clínica, o graduado se sente mais seguro para o desenvolvimento da sua carreira”.

Vantagens da Pós-Graduação em Análises Clínicas

São muitas as vantagens de cursar Pós-Graduação em Análises Clínicas. Entre elas, está a possiblidade de atuar em todos os setores dentro do laboratório, seja em instituições privadas ou públicas. Locais como hospitais, clínicas e bancos de sangue são os mais comuns.

Da mesma forma, também estará apto para atuar em pesquisas e desenvolvimento para novas tecnologias. Poderá, ainda, exercer assessoria científica e técnica de equipamentos utilizados no diagnóstico clínico. A saber, outras áreas que contratam profissionais com essa especialização são instituições de ensino e indústria de cosméticos, alimentícia ou farmacêutica.

De acordo com plataformas de emprego como Glassdoor, Catho e Trabalha Brasil, a média salarial de profissionais com especialização pode aumentar em até 118%, dependendo do cargo.

Por que fazer na UCPel?

A Pós-Graduação em Análises Clínicas da UCPel conta com professores convidados reconhecidos tanto na área acadêmica quanto no mercado de trabalho. Estão entre as disciplinas ofertadas:

• Bacteriologia
  • Hematologia
  • Análises Bioquímicas
  • Parasitologia
  • Análise Parasitológica
  • Citologia
  • Análises Micológicas
  • Imunologia
  • Epidemiologia
  • Biologia Molecular
  • Controle de Qualidade
  • Biossegurança

A disciplina de Análises de Fluídos Corporais é um dos diferenciais, por não ser comum em especializações da área, afirma Maganha. Na avaliação do coordenador, a pós é bem completa e abrange todas as áreas das análises clínicas.

Certamente, também pode ser considerado diferencial o fato da UCPel contar com um Laboratório de Análises Clínicas próprio, que funciona junto ao Hospital Universitário São Francisco de Paula. O laboratório poderá ser um dos locais em que ocorrem parte das vivências práticas, visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais.

Os encontros são presenciais e quinzenais, com aulas na sexta-feira à noite e sábados pela manhã e tarde. As aulas são distribuídas entre os meses de abril e setembro. O processo seletivo ocorre anualmente, geralmente com inscrições agendadas para o começo do ano.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso? Então acessa a página através deste link ; )