Vantagens competitivas: como se destacar na carreira

Talvez você já tenha ouvido falar sobre vantagens competitivas em algum momento da vida. Mas, caso seja um conceito novo para você, explicaremos do que se trata.

Primeiramente, precisamos definir o que é vantagem. Segundo o dicionário Michaelis, vantagem é quando uma pessoa tem uma condição de superioridade sobre outra em uma determinada situação. Uma vantagem competitiva é quando um profissional tem atributos que os diferencia da concorrência.

Como adquirir vantagens competitivas?

texto-rosa-comece-hoje-vantagens-competitivas

As vantagens competitivas não são encontradas ou descobertas, mas sim desenvolvidas por cada pessoa conforme seus interesses. Michael Porter, autor de diversos livros sobre estratégia e competitividade, exalta que uma vantagem competitiva deve ser difícil de imitar, única, superior à competição, aplicável em qualquer situação e, o mais importante nos dias atuais, que seja sustentável.

Embora essas características listadas por Porter sejam essenciais, é importante salientar que o desenvolvimento dessas particularidades precisa ir ao encontro de dedicação e esforço exercidos com confiança e vontade. E um fator que auxilia bastante nessa construção é o desenvolvimento de inteligência emocional.

Dicas para desenvolver suas vantagens competitivas

Dessa forma, elaboramos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a entender e aperfeiçoar a forma como você deve se posicionar no mercado de trabalho

• Foque naquilo em que você é bom.

Todos nós temos habilidades que conseguimos exercer de maneira excelente. Algo que poderia ser definido como nosso talento natural.

• Destaque suas características mais fortes.

O que você gosta de fazer? Há quem prefira escrever, quem goste de lidar com pessoas e também tem aqueles que se encontram trabalhando com animais. Aquilo que você consegue fazer melhor do que os demais, já ressalta a sua dedicação.

• Pense em qual das coisas que o mundo precisa que você atenda melhor.

Todo mundo sabe que não dá pra abraçar o mundo, embora às vezes se tente. E é importante escolher uma carreira com a qual você se identifique. Entretanto, caso ainda não saiba o que quer exercer, você pode fazer um teste vocacional pra definir o que cursar de acordo com as suas preferências.

• Faça aquilo que você acredita.

Muitas pessoas tem um propósito pelo qual lutar. Se você gosta da natureza, certamente terá intenção de defender o meio ambiente. Ou se você entende que a questão da desigualdade social precisa ser debatida, você lutará para que isso aconteça.

estudando-entardecer-vantagens-competitivas

• Pense naquilo no que você está disposto a dedicar a sua vida.

Quanto mais realizado e satisfeito você exercer a profissão que escolher, maior será a sua contribuição para uma sociedade melhor. É racional pensar em dinheiro quando se escolhe uma profissão, mas se você levar em conta apenas o dinheiro, sua vantagem competitiva será reduzida.

• O mundo pode precisar disso.

Se há a possibilidade de deixar a vida das pessoas mais confortável, de receber sorrisos, de renovar as esperanças e fazer com que as pessoas acreditem num amanhã melhor, é bem provável que seja um ótimo caminho a seguir.

• O que você tem a oferecer pode ser importante, essencial e indispensável.

O trabalho que você tem a oferecer pode estimular e desenvolver o crescimento pessoal dos indivíduos e também do setor coletivo. Se você acha que o que faz pode fazer diferença no mundo, então é algo em que pode ser investido tempo e dedicação.

Acredite na sua capacidade!

O potencial humano de realizar coisas extraordinárias é gigante, entretanto, poucas pessoas acreditam que são capazes de mudar. Quando você entender quais são as particularidades que você possui diante das demais pessoas e ser capaz de colocá-las em prática, você estará se evidenciando diante da multidão.