pós-graduação

6 Truques Para Você se Sair Bem na Semana de Provas

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro?

carreira perfeita - teste

O fim do semestre se aproxima e com ele todo o estresse das semanas de provas e do acúmulo de trabalhos. Separamos 6 truques para te ajudar a passar por esse período com mais calma e harmonia, buscando êxito em todas as avaliações.

mulher-estudando-semana-de-provas-ucpel

Antes de ir em frente com a leitura e descobrir as nossas dicas, faça o teste e veja como está a sua rotina de estudos. Assim você conseguirá ter uma percepção mais assertiva sobre o que precisa melhorar.

Estipule horários

Nosso primeiro truque não é novidade, os estudos exigem organização prévia. Quando você estipula uma rotina de horários consegue definir melhor seu tempo e elencar quais são suas prioridades, dando foco para o que realmente precisa. Além disso, o corpo e a mente se acostumam gerando diversos benefícios ao seu metabolismo, como acordar cedo com facilidade.

Plano de Estudos para as provas

Faça tabelas com as datas de todos os seus trabalhos e provas. Depois, construa um plano de estudo dando prioridade para as matérias em que você tem mais dificuldade ou que estão mais próximas do prazo de entrega.

Enquanto você estiver estudando mantenha o máximo da concentração em apenas uma tarefa de cada vez, desligue o celular para não ficar tentado a checar as redes sociais.

Faça resumos detalhados

Os resumos detalhados são uma boa estratégia de estudo. Você consegue revisar todo o conteúdo, tendo a certeza de que não irá deixar de estudar nenhuma parte da matéria. Além disso, resumos podem te ajudar na memorização  dos dados.

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

Escolha o ambiente ideal

A escolha do ambiente também é fundamental para ter uma rotina de estudos eficiente. Opte por lugares confortáveis, silenciosos e que você não será interrompido, isso aumentará o grau da sua concentração. Vale lembrar que é necessário que este ambiente esteja limpo e organizado, pois isso também ajuda o cérebro manter-se focado por mais tempo.

mulher-estudando-semana-provas-ucpel

Momentos para lazer e atividade física

De nada adianta ter uma rotina super regrada nos estudos se isso te deixar estressado ou ansioso. Sendo assim, faça intervalos em seus estudos e aproveite a pausa para se dedicar a práticas que te proporcionem prazer.

A atividade física, por exemplo, é uma ótima opção. Ela induz a produção de endorfina, uma substância natural responsável por atenuar a sensibilidade à dor e proporcionar uma sensação de relaxamento e prazer. Estudos mostram que pessoas alegres conseguem superar os desafios com maior facilidade.

Não descuide da saúde na semana de provas

Cuide da alimentação e procure ter boas noites de sono. Ambas as atitudes aumentam sua disposição para estudar. Procure dormir cerca de 8 horas por dia ou descubra quantas horas de sono são necessárias para você.

Para finalizar, mantenha sempre uma atitude positiva. É normal em época de provas você se sentir pressionado.

3 comentários em “6 Truques Para Você se Sair Bem na Semana de Provas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel