Central de Informações
(53) 21288269

5 dicas para manter a concentração nos estudos

Dicas de concentração

Estudar, muitas vezes, é uma tarefa difícil. Manter o foco no conteúdo em meio a tanta coisa acontecendo ao nosso redor exige esforço. Nesses momentos, precisamos de concentração – uma habilidade que pode ser exercitada.

E, para que você não tenha dificuldade durante a rotina de estudos, separamos 5 dicas para melhorar sua concentração. Você pode optar por seguir uma delas, mas combinar todas vai te levar a um resultado ainda melhor.

1. Divida a jornada de estudos em intervalos

via GIPHY

O nosso cérebro consegue se manter fixado em uma atividade por, no máximo, 1 hora. Depois desse tempo, a concentração costuma ir embora.

Por isso, a primeira dica é que você organize seus estudos por blocos e faça intervalos de descanso entre eles. Por exemplo: estude durante 50 minutos e nos 10 seguintes tire um cochilo ou aproveite para checar o celular.

Você ainda pode aproveitar para tomar um café ou comer alguma coisa. Com os intervalos, seu cérebro vai estar recarregado e pronto para manter a concentração funcionando.

2. Mantenha uma boa alimentação

via GIPHY

Para manter a concentração, o corpo humano precisa de bastante energia. Por isso, antes de estudar, é recomendado que você esteja bem alimentado.

Mas atenção: bem alimentado não é o mesmo que muito alimentado. Comer em excesso causa sonolência e desconforto.  A segunda dica é para que você faça refeições leves e saudáveis.

3. Meditação e Mindfulness

via GIPHY

Não é segredo para ninguém que a meditação ajuda (e muito!) no poder da concentração. Até porque, para meditar precisamos estar concentrados. Dedicar entre 10 e 15 minutos para meditar diariamente permite a prática de técnicas específicas de concentração.

Além disso, outra técnica que vem ganhando espaço quando se fala em concentração é a atenção plena, ou mindfulness. O exercício é um treino para direcionarmos a atenção para um foco específico. Com o tempo, pode se tornar uma habilidade.

Dicas de concentração

O treino mais simples de mindfulness se baseia em criar um ponto de atenção. Com os olhos fechados, você pode direcionar a atenção para o seu corpo, por exemplo, e se concentrar em movimentos ou sensações da respiração.

Lembre-se: ao treinar a meditação ou o mindfulness, procure estar em um ambiente silencioso e em uma posição confortável. Para um domínio da técnica, pratique com regularidade.

4. Organize o ambiente e as tarefas

Dicas de concentração

Estudar em uma mesa organizada ajuda o cérebro a se manter concentrado. Segundo especialistas, a bagunça direciona o foco da nossa atenção, porque o sistema nervoso costuma se espelhar no ambiente externo.

Por isso, para se manter focado e concentrado em uma tarefa, opte por estudar em uma mesa ao invés da cama, por exemplo. Além disso, planeje e deixe em mãos todo o material necessário para seu estudo: caneta, lápis, papel, livros, etc.

E mais: cuide a sua postura. Procure se manter confortável para que o cérebro não se concentre no cansaço do seu corpo.

via GIPHY

Outra importante dica é organizar a ordem dos conteúdos que você planeja estudar. Faça um cronograma de tarefas para economizar tempo e evitar distrações. Nesse cronograma você também pode inserir os blocos de intervalos que falamos na primeira dica.

5. Concentração em uma coisa de cada vez

via GIPHY

Por fim, a nossa última dica: faça uma coisa de cada vez. É natural que a demanda por concentração aumente com tanta coisa acontecendo ao nosso redor. Assim, se torna fácil cair na tentação do chamado multitasking, ou seja, a realização de várias tarefas ao mesmo tempo.

Mas, a ideia de aumento de produtividade que o multitasking traz é apenas aparente. Na verdade, o ser humano não consegue dividir sua atenção entre várias tarefas. E, quando começamos um projeto antes de terminar o outro, nosso cérebro entende que está tudo bem em mudar de foco.

Dicas de concentração

Então, para se manter concentrado, exercite a habilidade de fazer uma atividade por vez. E você pode aplicar essa ideia para várias esferas da sua vida, porque até mesmo as tarefas mais simples impactam as mais complexas.

Não esqueça: a concentração é uma habilidade a ser exercitada. Por isso, quanto mais você praticar se manter concentrado, melhor será seu resultado. Boa sorte!

 

Faça o teste para ver como anda sua rotina de Estudos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 Blog da UCPel