A tecnologia é presença constante em nosso cotidiano, ajudando e revolucionando diversos aspectos da nossa rotina. Na Odontologia, esse avanço traz inúmeros benefícios, garantindo tratamentos mais rápidos, indolores e eficientes e possibilitando diagnósticos mais ágeis e precisos.
Neste post, listamos as principais tendências em tecnologia na Odontologia, para que você possa conhecer e buscar mais conhecimento nessa direção. Tem interesse em se manter atualizado na área? Então continue a leitura.
Uso da tecnologia na Odontologia
Até o século 18, a Odontologia resumia-se, basicamente, a processos de extração dentária. Ao longo dos anos, o trabalho do dentista evoluiu junto com o avanço da ciência e da tecnologia. Ele passou a atuar em diversas frentes para melhorar a saúde bucal e a estética do sorriso.
No Brasil, as inovações tecnológicas na Odontologia começaram no século 20, importadas de tratamentos realizados nos Estados Unidos.
Hoje, com o acesso mais dinâmico às informações, a troca de conhecimentos se tornou mais rápida e fácil, o que trouxe muitos avanços para a área e contribuiu para tratamentos mais ágeis e eficientes.
5 tecnologias usadas na Odontologia
As inovações tecnológicas são de grande importância para a Odontologia, porque garantem tratamentos mais cômodos e rápidos, além de trazer mais facilidade para o trabalho do dentista.
Para que você conheça melhor as tendências de inovação na área, listamos as 5 principais tecnologias que vêm sendo utilizadas nos consultórios mais antenados. Confira a seguir.
1. Anestesia eletrônica
O medo do dentista é um dos principais fatores que fazem com que os pacientes deixem de retornar e dar continuidade aos tratamentos. Esse medo, em boa parte dos casos, está atrelado à dor ou ao desconforto causado pela anestesia.
Para tornar esse processo mais simples e sem complicações, foi desenvolvida a anestesia eletrônica: um aparelho que permite uma aplicação muito mais precisa e menos dolorosa para o paciente.
2. Impressão 3D
Outra tecnologia que vem sendo utilizada na Odontologia é a impressora 3D. Com o aparelho, é possível fazer todo o planejamento do tratamento em um modelo físico impresso em três dimensões, que reproduz a arcada dentária do paciente, minimizando chances de erros.
Além disso, já é possível utilizar impressoras 3D em resina, o que possibilita a confecção de dentaduras, pontes e coroas, sem que o profissional precise depender de laboratórios, o que torna o processo muito mais ágil.
3. Escaneamento intraoral
Outra solução bastante interessante que a tecnologia proporcionou aos dentistas é o escaneamento intraoral. Ele vem para substituir os modelos de gesso na resolução oclusal, um processo antigo, lento e bastante desconfortável para os pacientes.
Com o escaneamento, é possível registrar oclusões com maior precisão em apenas cinco minutos, registrando arcos, tecidos adjacentes e dentes. O processo é feito com um equipamento que captura imagens com detalhes e envia para o computador.
As imagens são geradas em 3D e em cores, o que facilita a visualização e possibilita simulações de tratamentos.
4. Cirurgia guiada
Outra opção que tem se popularizado, principalmente entre os implantologistas, é a cirurgia guiada. Esse processo torna as cirurgias mais rápidas e mais confortáveis para os pacientes.
Para que seja utilizado, entretanto, é necessária uma preparação. O profissional faz um molde por software e os dados recebidos são enviados para uma empresa que confecciona o guia cirúrgico.
No dia da cirurgia, o dentista fixa o guia na gengiva do paciente, indicando os locais em que serão necessárias as pequenas perfurações. Dessa forma, a cirurgia se torna muito menos invasiva, reduzindo significativamente feridas, dores e sangramentos e agilizando o processo de recuperação.
5. Aparelho ortodôntico invisível
Outra área que recebe inovações tecnológicas frequentes é a Odontologia estética. Entre as principais tendências estão os aparelhos e alinhadores invisíveis.
Esse tipo de aparelho ortodôntico é moldado de forma computadorizada em materiais transparentes e resistentes.
Assim, é possível corrigir problemas como dentes apinhados, sobremordida e prognatismo sem precisar que os aparelhos metálicos fiquem visíveis sobre o sorriso do paciente.
A tendência vem chamando atenção do público adulto, que muitas vezes deixa de iniciar o tratamento por conta da estética dos aparelhos tradicionais. Assim, os alinhadores invisíveis surgem como uma solução muito mais discreta e cômoda.
Comece a trabalhar com tecnologia na Odontologia
A tecnologia na Odontologia é uma verdadeira aliada para tornar os tratamentos mais rápidos e eficientes e reduzir o desconforto dos pacientes.
No entanto, é importante que o dentista busque especializações e capacitações para atuar com as ferramentas mais recentes.
Na UCPel, os alunos do curso de Odontologia têm contato direto com ferramentas inovadoras e uma infraestrutura moderna e atualizada.
Assim, é possível trabalhar com tecnologia na Odontologia desde o primeiro semestre, garantindo uma formação completa para os mais variados tratamentos. Quer conhecer melhor o currículo do curso? Acesse nosso site e confira.
Tags: