Vestibular

Odontologia da UCPel começa a usar impressora 3D para confecção de biomodelos

impressora 3d - ucpel-odonto

Começaram os testes para utilização da impressora 3D na construção de guias cirúrgicos odontológicos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir da nova tecnologia, casos clínicos atendidos por acadêmicos do curso de Odontologia poderão contar com o apoio da ferramenta para a recomposição do design do sorriso do paciente.

Responsável pelas primeiras impressões, o professor do curso de Odontologia, Gregori Boeira, explica que a utilização da impressora ocorrerá assim que a primeira turma do curso avançar para os últimos semestres da graduação.

“Em um primeiro momento, vamos utilizá-la para fazer enceramento. Em casos mais complexos, a impressora será usada mais adiante”, explica.

Através do enceramento em software, utilizado para a realização de planejamento virtual, será possível redesenhar o sorriso do paciente digitalmente para logo em seguida realizar a impressão. De acordo com Boeira, a partir do plano de tratamento, a impressora imprime guias cirúrgicos que demonstram a posição correta dos implantes.

“Através da tecnologia consigo ainda determinar outro tamanho para os dentes,visando uma nova formação para o sorriso do paciente”, complementa.

Realidade nos consultórios

impressora 3 D

A impressora 3D adquirida pela UCPel imprime através de filamentos. A prótese dentária impressa, por exemplo, poderá ser utilizada como prova para melhor adequação da prótese final. O professor ainda frisa que dentistas terão que conviver cada vez mais com a tecnologia em consultórios.

“Nossos acadêmicos terão vantagem em já ter esse contato durante a formação. Normalmente, estudantes das faculdades de odontologia do Brasil não têm acesso a esse tipo de tecnologia”, comenta.

Outro ponto positivo do uso da tecnologia na odontologia é a agilidade no processo, reduzindo o tempo entre enceramentos e provas. A impressora 3D pode ser utilizada para a dentística, voltada para devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética; ou no caso de cirurgias guiadas, como a cirurgia de buco-maxilo-facial. Os modelos impressos proporcionais auxiliam a simular o que será aplicado na boca. O Big Bamboo é uma versão de caça-níqueis da famosa máquina caça-níqueis, dando aos jogadores a chance de aproveitar a emoção de girar as bobinas. O Big Bamboo oferece visuais atraentes, trilha sonora empolgante e jogabilidade viciante, comparável aos melhores jogos com dinheiro real. Experimente o Big Bamboo em bigbamboo.games/pt-br/ e mergulhe em um mundo de aventuras tropicais com apostas reais! Com bônus novos e frequentes, você pode aumentar suas chances de ganhar muito na Big Bamboo. Ganhe giros grátis, rodadas de bônus, jackpots e muito mais a cada giro!

Além disso, o uso da impressora poderá associar diversas áreas da odontologia, como dentística, prótese e implantodontia.

“Poderemos oferecer aos acadêmicos uma interdisciplinaridade maior”, completa Boeira. Ainda de acordo com o docente, a tecnologia torna os processos odontológicos acessíveis devido aos baixos preços dos materiais utilizados.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quiz da Odontologia” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/quiz-odonto” linkrel=””]

Odontologia na UCPel

O curso de Odontologia da UCPel nasceu com conceito máximo concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O currículo é voltado para que o acadêmico se torne um profissional completo, capaz de desenvolver trabalhos interdisciplinares com outras áreas. Além da prática, os estudantes são motivados a ingressar em pesquisas científicas. Para que você possa conhecer ainda mais sobre a graduação , preparamos um post com 10 motivos para fazer Odontologia na UCPel. 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel