Ela é toda toda toda perfeitinha. E olha, é mesmo. Temos a certeza que uma grande parcela de profissionais formados pela Medicina da UCPel estão satisfeitos com a vida laboral após graduação. Afinal, não é para menos: somos nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e temos a maior escola médica do Rio Grande do Sul, negah!
Para realizar um atendimento efetivo, é necessário compreender os fatores que levaram a saúde do paciente ao nível em que está e, aqui na UCPel, os futuros médicos aprendem isso desde o princípio, no primeiro semestre do curso.
Aqui, o estudante tem a oportunidade de atuar em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pela Católica, além do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Fora o que a gente já sabe, o que mais um médico faz?
A rotina do médico depende muito da área que o profissional escolheu seguir, isso é fato. Afinal, quem opta por trabalhar em consultório próprio, por exemplo, geralmente atende sozinho e com hora e data previamente agendadas (acho tendência, inclusive quero). Dessa forma, tratamentos são estabelecidos e medicamentos e/ou mudanças de hábitos incorporadas à rotina do paciente.
Para quem pretende trabalhar em grupo, uma alternativa é a área de urgência e emergência. Geralmente esses casos, como o próprio nome já diz, são necessárias intervenções rápidas, que possibilitem ao paciente maiores condições de melhora. É CORRERIA, BICHO!
Esta última situação, assim como outras, são vividas COTIDIANAMENTE (hoje eu resolvi falar difícil, desculpa aí) no Laboratório de Simulação Realística da UCPel, o Simlab. Entretanto nesse caso, o paciente é um manequim informatizado e responsivo.
Simlab, tudo pra mim
No tópico acima te dei uma dica do que o nosso Laboratório de Simulação Realística é capaz. Como te disse anteriormente, o Simlab é utilizado para treinar situações que o acadêmico e futuro profissional encontrará em hospitais, clínicas e laboratórios.
Essa belezinha, que foi inaugurada em novembro de 2017, tem ligação direta com o Hospital Universitário da Católica, já que os alunos realizam todo tipo de prática no SimLab e, logo após, vão vivenciar a realidade em estágio no HU.
Atualmente, o espaço conta com cinco salas de atividades de habilidades e simulações realísticas, sendo elas:
- Sala 1: Habilidades cirúrgicas/clínicas;
- Sala 2: Enfermaria;
- Sala 3: Debriefing (espaço de debate entre os acadêmicos e professores sobre os procedimentos realizados);
- Sala 4: Simulação Realística de média e alta fidelidade e complexidade;
- Sala 5: Sala de aula/habilidades com metodologia ativa.
Como funcionam as simulações?
No Simlab, nossos alunos são devidamente amparados com equipamentos de primeira linha, iguais aos que encontrarão dentro de hospitais e ambulatórios. Toda prática é realizada em manequins de alta tecnologia, que são informatizados e programados para reagir conforme nós, seres humanos.
Ta difícil? Eu explico melhor.
Antes de mais nada, o professor divide a turma em grupos com o objetivo de designar alguns alunos para compor a equipe multidisciplinar, que é composta por enfermeiros, médicos, técnicos, entre outras funções. Dessa forma, os escolhidos atuam na simulação de uma situação específica e o restante da turma realiza uma avaliação juntamente com o professor.
Os envolvidos na simulação em si, iniciam analisando o histórico de saúde do “paciente”, visando tomar decisões que resultem em uma melhora significativa da pessoa. Tudo isso ocorre com tempo cronometrado e em ambiente muito semelhante ao que será encontrado futuramente pelos alunos. E não pensas tu que parou por aí. Após encerrada a simulação, os alunos se reúnem com o professor para discutir se as decisões tomadas foram as corretas e qual seria melhor forma de solucionar o problema, levando em consideração T-U-D-O que foi visto em sala de aula.
Por que todo esse treinamento?
Assim, deixa eu te explicar. Não é chato quando precisamos de um atendimento e os médicos disponíveis estão visivelmente despreparados? Não te dá uma agonia e um medinho? Pensando nisso, nós da UCPel preparamos os nossos futuros médicos para que tu te sintas seguro na hora da consulta e o profissional preparado para te oferecer um atendimento de qualidade.
Para entenderes melhor, conversei com o acadêmico do 6º ano da Medicina aqui da Católica, Enio Mezzomo. Ele nos contou mais sobre a sua experiência e os procedimentos que devem ser realizados mediante uma parada cardiorrespiratória. E, para isso, ele usou a estrutura do Simlab.
Toca o play aí:
Entenderam e adoraram, né?! Eu sabia!
Medicina na UCPel: Dona do meu coração (e vai ser do teu também)
E só para te lembrar, além de professores altamente qualificados, a Medicina da Católica tem muito mais a te oferecer. Todo profissional que foi nosso aluno pode dizer que aqui tem estrutura. Além de teoria aliada a prática, possuímos laboratórios com tecnologia avançada, como o Laboratório de Morfologia. É lá que acontecem as aulas de Anatomia e que está alocada a Mesa Sectra, que auxilia os acadêmicos na visualização do corpo humano de forma mais profunda, facilitando assim o estudo e entendimento dos nossos alunos. Massa, né?
Vestibular UCPel
E aí, gostou de saber mais sobre o curso de Medicina da UCPel? Então que tal fazer o nosso Vestibular e começar a sua trajetória para ser um ótimo médico? Quem sabe você não é o próximo a atuar em uma de nossas UBS’s parceiras, no Campus da Saúde, no HUSFP, em projetos idealizados pelo nosso corpo docente ou em um dos oito laboratórios disponíveis para o teu aprendizado? Vem ser UCPel!
[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Estude na UCPel” link=”http://vestibular.ucpel.edu.br/” linkrel=””]