Vestibular

Quiz Redação: Confira Todas as Respostas Comentadas e Tire Suas Dúvidas Sobre o Teste

Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira!

Oi, galera! Neste outro post aqui, preparamos um Quiz para ajudar vocês a testarem seus conhecimentos na prova de redação. Como muitas vezes é errando que se aprende,  vamos aproveitar agora para dar uma boa olhada em cada questão e compreender do que ela trata e chegar na alternativa correta.

Mas não vale olhar antes de terminar o Quiz, que você pode fazer clicando nesse link .

quiz-redacao-ucpel

1 – Sobre as características do texto dissertativo, podemos afirmar que:

(_) Suas principais características são contar uma história ou narrar algum acontecimento, verídico ou não.

(_) Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características através de uma linguagem clara e objetiva.

(_) Tem por finalidade instruir o leitor/interlocutor, por isso o predomínio dos verbos no infinitivo.

(X) Texto de opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor.

Saiba mais: Essa questão é bem comum de errar porque muita gente se perde da verdadeira finalidade de um texto dissertativo: argumentar ou expor uma opinião. A alternativa que pode confundir é a que menciona o termo “Apresentar informações”, que foge do propósito do tipo de texto, se reduzindo a uma descrição.

2– Qual a função do primeiro parágrafo em uma dissertação?

(X) Apresentar o problema e fazer um panorama geral do que será abordado no texto.

(_) Resumir o texto oferecendo uma solução para o problema que será introduzido nos parágrafos subsequentes.

(_) Continuar o desenvolvimento do texto, abordando temas para que o leitor se identifique como um eu no mundo.

(_) Introduzir os personagens ao leitor, e a trama que se desenvolverá ao longo da narrativa.

Saiba mais: O primeiro parágrafo de um texto dissertativo não pode ser outro a não ser introduzir o tema. A redação não é uma narrativa que necessite apresentar personagens. O texto está apenas começando para ser uma continuação e não cabe aqui resumir ou solucionar o problema que será trabalhado em parágrafos seguintes.

3– Marque a resposta na qual não ocorre crase:

(X) O relator do processo permitiu a devolução do dinheiro à prazo.

(_) A audiência ficou marcada para começar às 9 horas.

(_) O senador fez uma saída à francesa para evitar a imprensa.

(_) A juíza está à espera de uma posição do advogado sobre o depoimento.

Saiba mais: Essa questão confunde mesmo, mas vamos conferir. Na alternativa que contém a crase em “a prazo”, não é colocado o acento porque ele não pode vir antes de um substantivo masculino. A exceção é quando usamos para ocultar o termo “à moda de”, como em “Ela usava sapato à Luís XV”. As crases das demais alternativas estão corretas.

4 – Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação, qual alternativa corresponde melhor para descrevê-los?

(_) São os parágrafos em que o autor exprime seus sentimentos em relação aos problemas sociais que o afetam pessoalmente.

(_) Parte do texto marcada pelo diálogo entre protagonista e antagonista com o propósito de desenvolvimento dos personagens.

(X) São os parágrafos em que o autor descreve seus argumentos persuasivos utilizando recursos como citação, comprovação ou raciocínio lógico.

(_) É quando o autor enumera os motivos por estar participando do vestibular e suas vontades de mudar o mundo através de seu futuro trabalho.

Saiba mais: Nos famosos parágrafos do meio ou oficialmente parágrafos de desenvolvimento o autor expõe seus argumentos. Se tratando de um tipo de texto formal como é a redação dissertativa, não há espaço para questões pessoais ou desenvolvimento de personagens.

5 – Diga que tipo de problema o seguinte enunciado possui:

“Executivo, Legislativo, e Judiciário são os três poderes que constituem a república brasileira. Embora muitos digam que hoje a imprensa seja o quarto poder.”

(_) Coerência

(_) Inadequação de gênero

(_) Coesão

(X) Pontuação

Saiba mais: Quando estamos usando vírgulas para enumerar itens, seja na lista de compras da feira, escalação de time de futebol ou os três poderes da república, não podemos deixar o último item separado por vírgula + e. Aquela pontuação ficou sobrando ali na frase, por isso a alternativa correta é esta.

6 – Qual é a função do último parágrafo de uma dissertação?

(X) Encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.

(_) Deixar uma questão impactante para o leitor, fazendo com que ele reflita seu papel na sociedade.

(_) Comentar o próprio texto com um tom otimista independentemente da gravidade do problema do tema.

(_) Opinar de maneira parcial sobre a qualidade do teste aplicado.

Saiba mais: Entre as alternativas apresentadas, a correta é a que encerra o pensamento discorrido pelo texto com uma possível solução para o problema que foi apresentado. É bem provável que muitos tenham confundido com a alternativa que envolve deixar uma questão impactante para o leitor. Mas essa está incorreta, pois em uma dissertação argumentativa você precisa deixar suas ideias bem resolvidas no fim do texto.

Ficou a fim de descobrir qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

7 – Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente:

(_) O juiz interveio na discussão, o que causou espanto do júri popular.

(X) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.

(_) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei os impostos novamente.

(_) Quando você vier a Brasília, ficará perplexo com a movimentação da Câmara.

Saiba mais: A questão 7 é um pouquinho complicada porque usa formas verbais que não são muito vistas por aí. O verbo reouver parece bem estranho, mas está correto. É o futuro do subjuntivo de reaver. A alternativa certa é a que tem o verbo depor, que está empregado de maneira incorreta. A forma certa deste verbo para essa frase é depuser, porque se trata do futuro do subjuntivo do verbo depor.

8 – Observe a oração abaixo e indique qual alternativa destaca o erro que ela apresenta:

“O réu foi incriminado pela Polícia Federal, pois de acordo com os promotores, o mesmo recebeu bens roubados.”

(_) O adjetivo “incriminado” está empregado de forma incorreta.

(X) O pronome “mesmo” está incorreto.

(_) O verbo “comprar” não pode ser utilizado da forma apresentada.

(_) O substantivo “Polícia Federal” não poderia estar antes da vírgula.

Saiba mais: Para esta questão, lidamos com o velho e conhecido problema dos elevadores: “antes de entrar tenha certeza de que o mesmo está no andar”. O termo mesmo não pode ser utilizado como um pronome pessoal. E aqui, o mesmo ele está empregado para se referir ao réu.

9 – Analise a frase abaixo:

A votação da lei pela Câmara foi postergada indefinidamente por que o presidente da casa, que não compareceu na última sessão, teve que realizar uma viagem urgente.

A frase está…

(_) Correta.

(_) Errada. O artigo que precede o substantivo trâmite está com o gênero inadequado.

(X) Errada. Há uma locução adverbial mal aplicada.

(_) Errada. Há um aposto que não está separado por vírgulas.

Saiba mais: Ah, os porquês! Tão utilizados e tão misteriosos. Ou melhor, nem tanto. Na frase da questão, temos uma locução verbal que não foi empregada corretamente. A forma correta para ser aplicada na frase é porque – junto e sem acento, já que se trata de uma explicação. A forma por que só aparece em perguntas.

10 – Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:

“Ao chegar na Câmara, espero que a sessão já tenha terminado.”

(_) Futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo

(_) Infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo

(_) Futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo

(X) Infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo

Saiba mais: Na última questão, temos, mais uma vez, tempos verbais. Chegar aqui está no infinitivo, que pode confundir um pouco com o futuro do subjuntivo. Quanto aos verbos ter e terminado, aparecem no pretérito perfeito do subjuntivo assegurando a resposta certa. Em questões assim, sempre pense nas alternativas como um todo.

Quiz Redação: Como foi o seu desempenho?

E aí? Conseguiu descomplicar as questões que errou? As que você acertou foram pelo motivo certo, ou só acertou um chute?

quiz-ucpel-redacao

Redação é algo essencial para a vida acadêmica, e saber produzir uma é muito importante. Nunca deixe de estudar um pouco de português, tanto na universidade quanto mercado de trabalho, pois sempre será útil para você.

E se você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre redação, não deixe de ler essas  4 dicas para arrasar na Redação do Enem.

27 comentários em “Quiz Redação: Confira Todas as Respostas Comentadas e Tire Suas Dúvidas Sobre o Teste

  1. não fui tão bem quanto eu esperava mas eu até sei o conteúdo me faltou foi atenção mesmo.muito bom valeu!

  2. Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    1. Adorei o quiz! Muito interessante! Usei com meus alunos. Entretanto, a pergunta 10 não corresponde à resposta 10. Os tempos verbais que aparecem na pergunta diferem dos tempos verbais empregados na resposta. É outra construção.

  3. Já na primeira questão vejo um erro, (na minha humilde opinião), quando é sua opinião vc nao quer mudar a mente do leitor, e sim mostrar seu argumento sobre o assunto. Por isso é um texto argumentativo, buscar o senso racional das pessoas.

  4. Excelente artigo! acredito que a volta das audiências presenciais seja um retrocesso em todos os sentidos, tendo em vista que o grande sucesso do método utilizado na pandemia.

  5. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!

  6. Ola, Pessoal
    Bom, preciso estudar mas sobre o tema, e realizar varias leitura por dias. Mas gostei de fazer este teste para saber meu alto conhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel