pós-graduação

Qual é o conteúdo do Enade? Descubra aqui!

professora universitária escreve no quadro conteúdo do Enade

Uma prova pra avaliar o que o universitário sabe e o que a universidade ensinou. À primeira vista essa é a síntese do que é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Até aí, tudo bem, sem muitas novidades. Mas…qual é o conteúdo do Enade? O que você precisa estudar para fazer a prova e garantir o seu diploma, o passaporte para o mercado de trabalho? Esse é o assunto deste post. Então vem comigo, mas vem com atenção!

Animação de um gato cinza, em pé, em um fundo amarelo.

O que você vai encontrar aqui

O que eu preciso estudar para o Enade?
O conteúdo do Enade é difícil?
Como é a prova do Enade?
Quem deve fazer a avaliação do conteúdo do Enade?
E se eu não fizer o Exame, o que acontece?

O que eu preciso estudar para o Enade?

conteúdo do Enade

Eu sei, você ouve a palavra “prova” e já pensa: o que eu tenho que estudar? Qual o conteúdo que vai cair? Com o Enade, não é diferente. Comece entendendo que essa é uma avaliação de toda a sua vida universitária e, do mesmo modo, do desempenho da universidade! Mas, calma! Não há surpresas, nem novidades. Em outras palavras, o Enade é uma avaliação obrigatória, que ocorre sempre no fim do curso, ou seja, quando o aluno já possui conhecimentos suficientes para se tornar um profissional.

Aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inepe), a prova é elaborada a partir dos conteúdos programáticos dos cursos que estão sendo avaliados. O conteúdo do Enade, conforme o MEC, tem como base os temas previstos nos seguintes itens:

– Diretrizes Curriculares Nacionais;

– Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia;

– Dispositivos normativos; e,

– Legislação que regulamenta a futura profissão.

Tudo isso auxilia na construção da grade curricular das graduações e, posteriormente, se torna conteúdo do Enade.

O Exame analisa o desempenho dos estudantes de cursos de graduação, sejam eles bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. O Enade é estruturado por ciclos, isso quer dizer que, a cada três anos um grupo diferente de cursos é avaliado. Nesse sentido, você não precisa ficar apreensivo desde agora, já que seu curso pode não ser a “bola da vez”. O que isso quer dizer? Significa mais tempo para se preparar, para entender o conteúdo do Enade.

O conteúdo do Enade é difícil?

conteúdo do Enade

Se você foi um aluno presente, acompanhou todas as disciplinas, participou de aulas teóricas e práticas, fez os trabalhos, atuou em projetos de extensão, o Enade pode ser considerado só mais uma prova feita na universidade. O conteúdo do Enade está presente em todas as atividades propostas durante a sua formação profissional, desde a bibliografia até as provas aplicadas ao longo de cada semestre, período ou ano.

Há professores que dedicam algumas aulas para retomar assuntos pontuais, prevendo a possibilidade do aluno ter que prestar a prova. Em contrapartida, quem é mais organizado até participa de grupos de estudos ou elege aplicativos para realizar, simultaneamente com as tarefas da universidade; a revisão de conteúdos mais direcionada para o Exame.

Como é a prova do Enade?

Caderno aberto, dobrado ao meio, com uma caneta encima, ao lado de um notebook ligado, os dois sobre uma bancada de estudos. Braço de uma pessoa próximo ao cadeno e ao notebook

A prova do Enade dura, quase sempre, quatro horas e é dividida em duas partes:

  • Questões de formação geral, que focam em temas como meio ambiente, política, saúde (então deixa de stalkear a rede social alheia e vai assistir telejornais, ler sites de notícias, ouvir podcasts…); e,
  • Questões do componente específico, que abordam tudo o que foi estudado durante o curso.

A parte dos conhecimentos gerais quase sempre é menor, ou seja, tem menos perguntas para serem respondidas. Já o componente específico é mais extenso, e não poderia ser diferente. É uma vida traduzida em uma prova!!! A estrutura das duas etapas é muito parecida: há mais questões de múltipla escolha – aquelas só de marcar, do que discursivas – que exigem argumentação escrita.

E olha só o que os avaliadores vão procurar nas suas respostas:

  • clareza (no texto),
  • coerência,
  • coesão,
  • estratégias argumentativas,
  • vocabulário adequado
  • correção gramatical.

Quem deve fazer a avaliação do conteúdo do Enade?

Estudante revisa conteúdo do Enade para prova

A prova do Enade só é feita por acadêmicos concluintes. Mas vou contar pra você algo que poucos sabem: os ingressantes, os novatos do curso do ciclo em avaliação, também são inscritos pela instituição. Mas é só uma formalidade. Por outro lado, os veteranos precisam cumprir todas as etapas do Enade, desde o preenchimento de um questionário até a prova. Mas quem são os CONCLUINTES?

  • Estudantes de licenciaturas ou bacharelados, que têm mais de 80% da carga horária integralizada, em outras palavras, completa.
  • Estudantes de cursos superiores de tecnologia que têm mais de 75% da carga horária completa.

Em muitas universidades existem setores responsáveis por orientar o aluno sobre a prova, o conteúdo Enade. Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por exemplo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), realiza encontros com os estudantes para esclarecer sobre como proceder para fazer o Exame e porque ele é tão importante.

E se o “quase formado não fizer o Enade? Fica mais um pouquinho aqui que, imediatamente, eu te conto!

E se eu não fizer o Exame, o que acontece?

conteúdo do Enade

Sem a prova do Enade, não há colação de grau. Essa fotinho aí de cima, nem pensar! E se você acha que isso é uma determinação da universidade, está enganado. É uma norma federal para obtenção do documento de formação superior. O estudante que não faz o Exame precisa esperar o período de regularização para, então, receber o diploma.

E não é só o acadêmico quem perde. A universidade também é prejudicada. Sim, ao fazer a prova do Enade o aluno colabora para a avaliação da instituição – os resultados das provas e as respostas do questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do país. É nessa avaliação que a instituição recebe a nota, de 1 a 5, que indica se o ensino é de qualidade ou não.

Enfim , se está na sua vez de fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes não pense duas vezes. Você viu aqui que o conteúdo do Enade não é um “mistério” difícil de desvendar. Bora lá, garanta seu diploma e um boa nota pra sua universidade. Até a próxima!!

Tags:

Um comentário em “Qual é o conteúdo do Enade? Descubra aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel