Entrevista de emprego: 7 dicas para você se sair bem nesta etapa

Um dos momentos de maior expectativa e nervosismo, na hora em que se está participando de um processo seletivo,  é a entrevista. Recentemente, disponibilizamos um conteúdo gratuito para quem está montando seu currículo, além de abordar 6 dicas para quem quer começar em um estágio.

Agora, vamos focar na entrevista, uma etapa decisiva do processo de seleção para você conseguir a vaga que almeja. Assim sendo, conversamos com o setor de Gestão de Pessoas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e também com a acadêmica do 8º semestre do curso de Psicologia da Instituição, Cintia Pereira, que realiza estágio no setor, atuando em processos seletivos e chegamos a algumas orientações importantes.  Selecionamos 7 dicas para te ajudar.

Esteja atento aos seus meios de comunicação

Começamos falando sobre estar atento aos meios de comunicação que foram adicionados no currículo. Cheque diariamente o e-mail e não fique sem bateria no telefone. O meio escolhido pela empresa para entrar em contato pode variar conforme a instituição, algumas utilizarão inclusive o WhatsApp.

Outro detalhe que o candidato deve atentar neste quesito, segundo a psicóloga do trabalho do setor de Gestão de Pessoas da UCPel, Giule Rosa, é sempre colocar no currículo um e-mail pessoal e evitar usar o de terceiros. Afinal, isso pode gerar algum conflito de informação e atrapalhar a comunicação, pois você ficará refém de outra pessoa.

A acadêmica do curso de Psicologia, Cintia Pereira, salienta que o candidato ao receber o e-mail da empresa deve retornar o contato, dizendo se comparecerá ou não ao processo seletivo. “ Isso mostra que a pessoa está atenta e interessada”, enfatiza a aluna.

Dessa maneira, vale ressaltar também que ao retornar o e-mail, o candidato deve estar alerta a sua escrita e fazer revisões no texto, verificando possíveis erros de português ou digitação. Já que esse cuidado também mostra que a pessoa está comprometida e interessada pela vaga.

ucpel-menina-mexendo-celular-entrevista-emprego

Esteja atento ao horário e local da entrevista

Ao ser contatado pela empresa, verifique atentamente o dia, horário e local da entrevista.

Confira, previamente, como você chegará até o lugar marcado. Se irá a pé, de ônibus ou carro, e depois analise quanto tempo levará até o local. Vale sempre pensar em estratégias caso algo que você não estava planejando aconteça, como a rua estar interditada por obras, por exemplo.

Saia com antecedência de casa e esteja na entrevista antes da hora marcada, assim você terá alguns minutos para controlar o nervosismo.

Outra indicação, conforme a psicóloga Giule, é ao chegar na entrevista, avisar a recepção ou o setor responsável que você já está à espera do processo seletivo. Esse comportamento demonstra proatividade.

Pesquise sobre a empresa

Antes da entrevista, tire um momento para estudar a empresa que está oferecendo a vaga.

• Veja como e onde ela atua;
  • Que tipo de serviço oferece;
  • Como você pode agregar para a história da empresa.

Sobretudo, cuide para não errar o nome da instituição, principalmente se estiver participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo.

Roupas e acessórios

Neste quesito, segundo a acadêmica Cintia, não há regras, desde que se esteja apresentável. Já a psicóloga Giule atenta para o candidato optar por roupas que sejam confortáveis. Além disso, o importante é o conjunto – roupa, acessórios e maquiagem – ser harmonioso, como um todo, aponta a psicóloga.

roupa-terno-entrevista-emprego-ucpel

Esteja pronto para falar sobre você

A entrevista tem como objetivo principal conhecer mais sobre a pessoa que está interessada em entrar na empresa. “A principal dica que posso dar é: esteja pronto para falar de si, da sua vida profissional e pessoal”, ressalta a psicóloga do trabalho. Por isso, autoconhecimento é algo importante.

• Pense sobre as perguntas que podem te fazer;
  • Seja você mesmo;
  • Não use frases prontas ou de efeito.

Da mesma forma, leia seu currículo antes do processo seletivo e esteja atento se sua idade está correta ou se recentemente você terminou algum curso. Se for preciso, leve uma retificação para a entrevista.

Organização e planejamento

No dia da entrevista, organização e planejamento são as palavras-chave. Tente acordar mais cedo e opte por uma alimentação leve. Afinal, muitas pessoas tendem a ficar nervosas e podem passar mal.

Estar pronto com antecedência é importante, isso evita atrasos. E, principalmente, não faça coisas que estão fora da sua rotina. Tudo que é novo poderá aumentar o nível de ansiedade. Uma dica da psicóloga Giule é no dia da entrevista, o candidato optar por  fazer ao menos uma atividade prazerosa, isso irá ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e estresse. Sair para correr, olhar um episódio do seriado preferido ou ouvir música, por exemplo, podem ajudar a relaxar.

Tire suas dúvidas

Por fim, a entrevista é o momento que você terá para tirar as suas dúvidas quanto a futura vaga. Escute atentamente o que a entrevistadora perguntar e não se apresse em responder. Fale sobre suas atividades e experiências da forma mais clara possível, tendo em mente que não necessariamente a entrevistadora conhece termos técnicos da sua área.