Central de Informações
(53) 21288269

5 curiosidades sobre o curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas

Enfermagem é um dos cursos oferecidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) neste processo seletivo. A graduação, que ficou entre as três melhores do estado entre as instituições privadas no Ranking da Folha de São Paulo de 2018, passou por reformulações que tornaram o currículo ainda mais atualizado e em sintonia com o mercado de trabalho.

1. Aulas no turno da noite

Estudantes de enfermagem durante aula no laboratório

Desde o último semestre, a UCPel passou a oferecer o curso no turno da noite. A mudança  gera oportunidades aos alunos que precisam trabalhar durante o dia e buscar uma formação acadêmica ao mesmo tempo. A graduação tem duração de 5 anos.

2. Formação didático-pedagógica

Estudante Enfermagem da UCPel, Jacqueline Oliveira – premiada do 33º Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O curso prioriza a inserção do estudante em cenários de prática desde o primeiro semestre. Com este objetivo, a formação dos alunos passou a ter uma grade curricular com 1.170 horas de atividades teóricas, 1.050 horas em atividades práticas, 800 horas de estágio, 90 horas de extensão, 170 horas de TCC. Além disso, 300 horas de atividades complementares e 420 horas de atividades a distância.

3. Projetos de extensão

Outra novidade da nova grade é a extensão curricularizada que potencializa a participação dos estudantes em ações voltadas para a comunidade. Os alunos terão nas disciplinas de Enfermagem na Educação em Saúde, Enfermagem no Cuidado da Mulher e Enfermagem no Cuidado da Criança e do Adolescente, atividades que visam a elaboração e realização de cursos de interesse comunitários, como cursos de incentivo ao aleitamento materno.

4. Novos equipamentos

O laboratório de habilidades clínicas passou por nova estruturação. Conta atualmente com equipamentos e manequins para simulação de casos reais.

5. Sintonia com mercado de trabalho

enfermagem-vestibular-ucpel
Estudantes de Enfermagem durante aula prática na Unidade Básica de Saúde.

Na UCPel, as práticas e estágios curriculares são desenvolvidos nos mais variados cenários. Os alunos são inseridos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede municipal e estadual (com o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em saúde) e Centros de Atenção Psicossocial. A Universidade também conta com o hospital próprio São Francisco de Paula (HUSFP)- credenciado como hospital de ensino, hospital amigo da criança e hospital sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A reforma da grade curricular do curso buscou atender às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade e do mercado de trabalho, com ensino focado em uma formação generalista e baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Quer entrar na UCPel?

 

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2018 Blog da UCPel