pós-graduação

Descubra os diferenciais de um bom dentista

Você aí,  que vai prestar o vestibular e se identifica com a área da saúde: já parou para pensar na Odontologia como uma possível opção de graduação?

Se sim, então você precisa conhecer o curso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Assim como as demais graduações da Instituição, o curso em Odontologia tem as disciplinas práticas como base curricular. Cerca de 50% das cadeiras trazem a realidade da profissão. Experiência que, ao longo da faculdade, faz do acadêmico um bom dentista.

UCPel-odonto-atendimento-bom dentista

Um dos grandes diferenciais das aulas práticas promovidas pelo curso são as atividades de Odontologia em Saúde Coletiva (OSC). Afinal, esses conteúdos proporcionam aos alunos contato com a comunidade desde o primeiro semestre.

 

Desde as primeiras aulas

De acordo com a professora da Odontologia responsável pelas disciplinas de OSC, Luísa de Oliveira, logo no primeiro semestre os acadêmicos já entram em contato com a atenção básica do município, ou seja, com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os alunos conhecem as Unidades Básica de Saúde (UBS) administradas pela UCPel, além de explorar o bairro onde a UBS está inserida.

Aliás, nesse processo de reconhecimento do ambiente, os futuros dentistas são estimulados ainda a identificar os determinantes sociais que impactam na saúde da população que mora naquela área que eles acompanham.

Trabalho esse que continua sendo desenvolvido no segundo semestre. Os acadêmicos se aprofundam no processo de atendimento das equipes de atenção básica e entram em contato com a Política Nacional de Saúde Bucal.

Gestação e saúde bucal

No terceiro semestre, o foco dos acadêmicos nas disciplinas de OSC ainda continua sendo a comunidade. Entretanto, as ações são voltadas à promoção da saúde bucal para gestantes e crianças de 0 a 5 anos.

As atividades pensadas para as gestantes são realizadas em parceria com as UBS’s da Universidade, onde as mamães realizam o pré-natal e acompanhamento gestacional. Já as atividades com crianças ocorrem em escolas de educação infantil, também localizadas na área de atendimento da UBS.

Quer conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no terceiro semestre com as gestantes? No Youtube da UCPel você encontra uma reportagem que mostra ação desenvolvida com gestantes na UBS Sanga Funda. As grávidas além de receber informações sobre saúde bucal participaram de book fotográfico para estimular a autoestima nesse período.

 

Da UBS para os domicílios

No quarto semestre os acadêmicos deixam o espaço físico da UBS para atuar ainda mais na comunidade. Eles passam a visitar residências e atuar na promoção da saúde bucal para idosos, portadores de necessidades especiais e pacientes enfermos.

Para a professora Luísa, nesta etapa das disciplinas de OSC os estudantes da Odonto possuem um papel importante de identificar problemas e orientar os pacientes sobre os cuidados em saúde bucal.

Um passo a mais na trajetória de dentista

No quinto semestre, a disciplina de OSC é focada em diagnóstico e tratamento de cárie na atenção básica. Os acadêmicos atuam nas escolas de ensino fundamental e médio da área pertencente à UBS e executam atividades recomendadas na Política Nacional de Saúde Bucal, como:

  • ações de educação em saúde;
  • escovação dental supervisionada;
  • exame epidemiológico;
  • classificação de risco.

Por fim, no sexto semestre, os acadêmicos acompanham o trabalho dos dentistas da atenção básica no consultório odontológico, visitam a Coordenação da Saúde Bucal de Pelotas e o serviço de regulação.

Em entrevista, a professora Luísa explica a importância das atividades de Odontologia em Saúde Coletiva:


Processos que fazem do acadêmico um bom profissional

Então, curtindo conhecer e entender um pouco melhor as disciplinas de Odontologia em Saúde Coletiva? Como foi possível ver anteriormente, na entrevista da professora Luísa, essas cadeiras têm um papel fundamental na preparação do acadêmico para a vida profissional.

Da mesma forma, as disciplinas fazem com que desde cedo o acadêmico tenha contato com a comunidade, assim como incentiva o futuro profissional a estar preparado para determinadas situações da rotina, colaborando para a formação de um bom dentista.

Conversamos com acadêmicos do 6° semestre da Odonto e eles contam um pouco das suas vivencias nas cadeiras de OSC. Camila Amaral, por exemplo, acredita que esse contato com as UBS’s faz com que os estudantes entendam a comunidade e suas necessidades. Semelhantemente, Rodrigo Rotta compartilha desse pensamento ao dizer que os atendimentos possibilitam ao futuro dentista criar um vínculo com o espaço e com a atenção básica do município, confira:



Agora que já mostramos que a prática ligada à teoria é o que faz do acadêmico um bom dentista, vamos te mostrar as possíveis áreas de atuação deste profissional:
  • Âmbito Ambulatorial (público e privado)
  • Âmbito Hospitalar
  • Unidades Básicas de Saúde
  • Centro de Especialidades Odontológicas
  • Consultórios particulares
  • Carreira docente

Além dessas carreiras citadas, os dentistas podem ainda compor equipes multiprofissionais da área da saúde e também na gestão. Bem como, contribuir com as políticas de saúde em nível local, regional ou nacional. O dentista pode também implantar, coordenar e executar programas relacionados à Saúde Pública.

Conheça mais sobre o curso de Odonto

A graduação em Odontologia da UCPel é considerado um curso novo. Com nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso possui como diferenciais o corpo docente, currículo e a estrutura.

UCPel-odonto-bom dentista,

O curso conta com um total de nove laboratórios e três clínicas odontológicas. Além disso, o acadêmico pode atuar no Hospital Universitário São Francisco de Paula da UCPel ou em uma das seis UBS’s vinculadas à Universidade.

Ficou curioso para conhecer mais sobre nossos espaços? Conheça os nossos laboratórios:

  • Laboratório de Histologia
  • Laboratório de Bioquímica
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Imunologia/ Fisiologia
  • Laboratório de Práticas Odontológicas I
  • Laboratório de Práticas Odontológicas II
  • Laboratório de Anatomia
  • Laboratório de Patologia, Microscópica e Macroscópica
  • Laboratório de Habilidades

Achou o curso com a sua cara e quer ingressar na Universidade? Fique atento aos nossos processos seletivos.

Em seguida, confira 10 motivos para fazer Odontologia na UCPel.

 

dentes em espiral

 

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Que tal estudar na UCPel?” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel