banner

5 dicas para uma boa redação no Vestibular

dicas para uma boa redação, 5 dicas para uma boa redação no Vestibular

Vai fazer o Vestibular da UCPel? Quer dicas para mandar bem na prova de redação? Separamos neste artigo cinco orientações que podem te ajudar a obter uma boa nota. Vamos lá?

A construção de uma redação pode ser um processo conturbado para algumas pessoas. Mas, na realidade, não é nenhum bicho de sete cabeças. Para que você também veja desta forma, vamos desmistificar o processo e passar algumas dicas valiosas de como realizar uma boa redação. A professora Liliane Rodrigues, especialista em língua portuguesa, vai nos ajudar nesse processo.

As 5 dicas que separamos são fundamentais. Elas elevam o nível de qualquer texto dissertativo. Seguindo-as à risca, é seguro dizer: a aprovação vem!


1 – Entenda o tema:

dicas para uma boa redação, 5 dicas para uma boa redação no Vestibular

Se você tem um tema estabelecido, como é o caso do Vestibular da UCPel, o primeiro passo é entender sobre esse tema. Entender mesmo! Afinal, se houver alguma dúvida sobre o assunto, é possível que todos os seus argumentos estejam fora daquilo que se espera e seu texto ficará, portanto, comprometido. Certifique-se de que você compreendeu o enunciado, os levantamentos em questão e sobre qual ótica o tema é trazido. Leia, releia até ficar claro o que está sendo pedido.

Para minimizar os riscos de não dominar o assunto proposto, é importante realizar uma preparação anterior à prova. Ler nunca é demais. Acompanhe sempre as notícias mais importantes e esteja bem informado sobre os assuntos da atualidade.

2 – Estruture seu texto

dicas para uma boa redação, 5 dicas para uma boa redação no Vestibular

Um texto bem feito precisa estar estruturado. Não atropele seus pensamentos escrevendo uma coisa atrás da outra sem parar. Pense que sua redação deve estar dividida entre introdução, desenvolvimento e conclusão. Primeiro você apresenta o tema, depois você explica, desenvolve e defende suas ideias referente ao tema, e então conclui sua argumentação.

3 – Escolha seus argumentos bem, mas seja objetivo

dicas para uma boa redação, 5 dicas para uma boa redação no Vestibular

No etapa do desenvolvimento, você certamente irá pensar em várias informações e hipóteses para corroborar com sua tese. No entanto, é necessário se perguntar quais são os argumentos mais relevantes para colocar no papel. Reflita sobre suas ideias. Faça argumentos que estejam diretamente ligados ao tema da redação. E, sempre, lembre-se de ser objetivo. Evite o uso excessivo de adjetivos, períodos longos, gírias e expressões rebuscadas. Utilize-se de informações e bons argumentos. Vá direto ao ponto, para que assim você consiga desenvolver um texto claro e gostoso de ser lido.

4 – Revisão nunca é demais

dicas para uma boa redação, 5 dicas para uma boa redação no Vestibular

Será uma lástima se seu texto estiver dentro do tema, bem estruturado, convincente… mas, repleto de erros de português. É imprescindível revisar muitas vezes. Atente-se a erros de concordância, uso de crase, erros gramaticais. Repetição de palavras em uma mesma frase, uso de gírias  e outros problemas também podem comprometer o seu texto. Não se esqueça de verificar se os parágrafos conversam entre si, ou seja, se há coesão entre as ideias propostas. Retire todos os problemas que encontrar. Assim você estará pronto para o passo final.

5 – Traga soluções

dicas para uma boa redação, 5 dicas para uma boa redação no Vestibular

É importante que o desfecho do seu texto proponha alguma solução. Especialmente, caso você realize alguma crítica durante a argumentação. Se você deixar algum problema em aberto, é provável que o avaliador não deixará passar batido. Pense em alternativas que podem ser usadas para propor melhorias acerca do assunto. Conclua suas ideias de forma contundente. Assim, sua redação com certeza será digna da aprovação!

E aí, curtiu as nossas dicas para escrever uma boa redação? Aproveite também para verificar como anda o seu conhecimento em nosso Quiz de Redação. Ah, e como adoramos um teste, também queremos saber se o seu português anda calibrado.

Vestibular UCPel

Quer ficar informado sobre o Vestibular da UCPel? Antes de tudo, acesse o site vestibular.ucpel.edu.br. As inscrições para participação no processo seletivo ocorrem sempre duas vezes ao ano – no verão e no inverno. Também é possível entrar na Universidade através de várias formas:

  • Prova de redação
  • Prova tradicional
  • Uso da nota do Enem
  • Portador de diploma de ensino superior
  • Transferência

Nessas três últimas modalidades não será preciso prestar prova. Ta esperando o quê pra vir pra cá? Estamos te esperando!

Um comentário em “5 dicas para uma boa redação no Vestibular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 Blog da UCPel