5 motivos que farão você querer voltar a estudar agora mesmo

mulher-escrevendo-em-grupo-de-estudos

Nem todo mundo tem a oportunidade de sair da escola direto para uma graduação. Às vezes, isso pode ter sido uma escolha pessoal na época. Apesar disso, os corredores das universidades estão cheios de histórias de pessoas que, depois de algum tempo fora da sala de aula, estão na busca pela conquista do diploma.

Se você ainda tem dúvidas se voltar a estudar seria uma boa, vamos ver o que irá pensar depois que ler esses 5 motivos para retomar os estudos! 😍

1.  Maturidade

maturidade-estudar-ucpel

A escolha da profissão envolve autoconhecimento. Por isso, considere a sua experiência de vida como uma vantagem nesse quesito. Você já teve a chance de trabalhar em mais de uma área, isto é, já consegue identificar aquilo que gosta e o que não gosta.

A maturidade pode ajudar você a manter o foco na busca pelo seu sonho. Ela será uma aliada na hora de fazer escolhas certas, fazendo valer a pena o seu investimento de tempo e de recursos financeiros.

2. Networking

pessoas-trabalhando-juntas

A universidade é um ambiente de milhões de oportunidades. Você conhece gente de todos os estilos, com as mais variadas experiências e, certamente, isso irá agregar muito como troca de conhecimento e na sua rede de contatos. Assim como, conhecer muitas pessoas da sua área, é uma oportunidade de construir laços que podem virar futuras parcerias.

3. Autonomia

autonomia-estudar-universidade

Diferentemente da escola, a universidade é o momento em que você está estudando algo que escolheu por afinidade. Como resultado, vai poder aprender e empregar suas ideias em uma área que realmente gosta. É um momento de aprendizado, descoberta e autonomia para ir atrás daquilo que você acredita.

4. Realização pessoal

realizacao-pessoal-estudar-universidade-ucpel

Ao final do seu curso, você vai olhar para trás e perceber que essa conquista foi mérito seu. Afinal, entrar para a universidade é uma escolha sua, mas mais do que isso, é trabalhar em algo para a sua realização.

5. Bolsas de estudos

colocando-dinheiro-no-cofre

Existem possibilidades de recorrer a programas de crédito estudantil e bolsas de estudo que irão ajudar você a pagar as mensalidades. Dessa forma, fica mais fácil organizar o seu orçamento e investir no curso superior. Portanto, não pense que esta é uma realidade distante da sua. Antes de mais nada, verifique todas as facilidades disponíveis e que muitas pessoas já usam. Exemplos  disso são oportunidades como o PROUNI do Governo Federal e, até mesmo, o financiamento da própria Universidade.

De volta à vida de estudante

Depois de passar 21 anos fora da sala de aula, Claudinei Silveira, é hoje um dos estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O estudante reconhece já ter vencido uma das etapas mais difíceis para ele nesse desafio.

“O começo é a parte mais complicada. Tive que me adaptar a uma nova rotina, uma nova realidade, mas sabia que iria passar por isso e quanto mais aprendo, melhor me sinto”.

Conciliar trabalho e estudo foi um desafio para o Claudinei. Se este também é o seu, você vai gostar de ler um guia preparado pela UCPel cheio de dicas para facilitar a vida de quem se lança ao desafio de voltar a estudar. Clique aqui e saiba mais.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

5 comentários em “5 motivos que farão você querer voltar a estudar agora mesmo