UCPel: conheça nossa nova identidade visual

Novo logotipo e slogan da Universidade Católica de Pelotas

A UCPel está de cara nova! E a nossa nova identidade visual teve cores e tipografias atualizadas. Além disso, também criamos um novo slogan “juntos por novas possibilidades”, que reflete justamente os valores que marcam a história da nossa instituição.

Momento de revolução

Essa reformulação representa uma revolução na comunicação, no propósito e no posicionamento estratégico da Universidade Católica de Pelotas.

Além disso, na nova estética da universidade também se encontra uma história de superação e resiliência. Substantivos que foram necessários para tornar a UCPel uma referência — atualmente, somos a maior escola médica do Rio Grande do Sul.

Linha do tempo das identidades visuais da UCPel
Linha do tempo de identidades visuais da UCPel

Mas essa revolução não aconteceu de uma hora para a outra, tudo teve início em 2012, o primeiro ano da gestão de José Carlos Pereira Bachettini Júnior como reitor. Ao comandar a universidade ele assumiu um compromisso de exercer um novo modelo de trabalho na UCPel.

“Apresentamos um processo de transformação do modelo fiscal, da administração e, principalmente, do mundo acadêmico da instituição” José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da UCPel

Todas estas ações levaram a universidade a uma nova era.

Colabora sorri vestindo camiseta com a nova identidade visual da UCPel
Literalmente vestindo a camisa da UCPel!

“A nova identidade vem representar este movimento, a transformação, o pertencimento, o fazer, de uma forma diferente, coisas qualificadas”, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da UCPel

Juntos por novas possibilidades

Uma frase emblemática do chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, define bem o conceito da nova comunicação da universidade, “o fazer juntos é divino”.

No slogan “juntos por novas possibilidades” verbalizamos a marca, fazendo transparecer o conceito por trás de toda a reformulação.

A propósito, a concepção da nova marca também é coletiva! O superintendente de comunicação e marketing da UCPel, Cleiton Decker, destaca que a marca é fruto de um grande brainstorm do qual participaram reitoria, diretores, equipes da UCPel e grande parte dos colaboradores da agência. Assim, nossa nova era pode ser bem trabalhada e traduzida na identidade.

Colaboradores e alunos UCPel posam em frente ao Campus I com a camiseta da nova identidade visual
Construímos nossa nova marca juntos!

As novas possibilidades da UCPel estão inseridas dentro do contexto contemporâneo da educação. Investimentos em tecnologia e um olhar efetivo sobre as questões dos ambientes virtuais tornaram a universidade ainda mais acessível e moderna.

O Campus Digital, uma plataforma de ensino totalmente virtual, e os laboratórios de simulação implementados na UCPel, são exemplos da nova perspectiva da instituição.

Alunos dos cursos de áreas da saúde da UCPel fazendo treinamento em nosso laboratório de simulação

Juntos até para criar a identidade visual

nova identidade visual, UCPel: conheça nossa nova identidade visual
Malha construtiva da nova identidade visual

A nova marca da UCPel foi criada num grande briefing coletivo. Um encontro reuniu a reitoria, diretorias e outros setores da universidade, além de grande parte dos colaboradores da Agência Incomum, responsável pelo redesign.

De acordo com o diretor de criação da agência, Mauricio Silveira, essa reunião foi muito importante para que os designers pudessem entender o cenário atual da UCPel e pudessem embarcar nesse processo de transformação.

Confere aqui o vídeo sobre a concepção da marca ⏬

Os três pilares

Atualmente a UCPel se reconhece em três campi. Eles norteiam as ações da instituição e orientaram a criação da marca. No conceito da comunicação da marca, transformamos eles em pilares! Segue comigo a leitura pra descobrir quais são eles!

• Campus Social: é caracterizado pela pluralidade, a diversidade de pensamentos e as diferentes pessoas que os alunos criam vínculo durante a graduação. No conceito da comunicação esse campus está sendo representado pelo pilar “aproximar”.
  • Campus Digital: modernidade, gente! Aqui tratamos da apropriação e do empoderamento da utilização da tecnologia para atualização do ensino. Representado pelo pilar “transformar”.
  • Campus Mediador: ele é um agente de troca entre alunos e professores, na busca por encontrar, desenvolver e acompanhar as competências que o estudante precisa para sua graduação ter qualidade. Nos pilares, representado por “pertencer”.
Paleta da nova identidade visual e as sensações que elas transmitem de acordo com a psicologia das cores.
Nossa nova paleta de cores transmite nossas intenções na nova era da universidade

Em outras palavras, isso que a gente oferece aqui na UCPel: tecnologia, prática desde o início da graduação, atuação com a comunidade, experiências diferentes com pessoas diversas, tudo em um espaço de fato acolhedor. Como resultado, você terá uma graduação de qualidade que desenvolveu suas habilidades e competências.

Botando o filho, digo, a identidade visual no mundo!

Em um evento interno apresentamos aos nossos colaboradores, em primeira mão, como tinha ficado a nossa nova identidade! No encontro pudemos aprender mais sobre ressignificação, superação, conexão e, é claro, sobre “aproximar, pertencer e aproximar“.

Confere no vídeo abaixo um pouco sobre como foi o nosso evento

E aí? O que você achou da nossa nova identidade visual? Durante esse post pudemos ver que essa revolução na nossa marca é resultado de um trabalho coletivo, que uniu todas as mudanças ocorridas durante mais de uma década. É como diz nosso reitor, “essa marca representa muito a nossa trajetória”.