A UCPel está de cara nova! E a nossa nova identidade visual teve cores e tipografias atualizadas. Além disso, também criamos um novo slogan “juntos por novas possibilidades”, que reflete justamente os valores que marcam a história da nossa instituição.
Momento de revolução
Essa reformulação representa uma revolução na comunicação, no propósito e no posicionamento estratégico da Universidade Católica de Pelotas.
Além disso, na nova estética da universidade também se encontra uma história de superação e resiliência. Substantivos que foram necessários para tornar a UCPel uma referência — atualmente, somos a maior escola médica do Rio Grande do Sul.
Mas essa revolução não aconteceu de uma hora para a outra, tudo teve início em 2012, o primeiro ano da gestão de José Carlos Pereira Bachettini Júnior como reitor. Ao comandar a universidade ele assumiu um compromisso de exercer um novo modelo de trabalho na UCPel.
Todas estas ações levaram a universidade a uma nova era.
Juntos por novas possibilidades
Uma frase emblemática do chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, define bem o conceito da nova comunicação da universidade, “o fazer juntos é divino”.
No slogan “juntos por novas possibilidades” verbalizamos a marca, fazendo transparecer o conceito por trás de toda a reformulação.
A propósito, a concepção da nova marca também é coletiva! O superintendente de comunicação e marketing da UCPel, Cleiton Decker, destaca que a marca é fruto de um grande brainstorm do qual participaram reitoria, diretores, equipes da UCPel e grande parte dos colaboradores da agência. Assim, nossa nova era pode ser bem trabalhada e traduzida na identidade.
As novas possibilidades da UCPel estão inseridas dentro do contexto contemporâneo da educação. Investimentos em tecnologia e um olhar efetivo sobre as questões dos ambientes virtuais tornaram a universidade ainda mais acessível e moderna.
O Campus Digital, uma plataforma de ensino totalmente virtual, e os laboratórios de simulação implementados na UCPel, são exemplos da nova perspectiva da instituição.
Juntos até para criar a identidade visual
A nova marca da UCPel foi criada num grande briefing coletivo. Um encontro reuniu a reitoria, diretorias e outros setores da universidade, além de grande parte dos colaboradores da Agência Incomum, responsável pelo redesign.
De acordo com o diretor de criação da agência, Mauricio Silveira, essa reunião foi muito importante para que os designers pudessem entender o cenário atual da UCPel e pudessem embarcar nesse processo de transformação.
Confere aqui o vídeo sobre a concepção da marca ⏬
Os três pilares
Atualmente a UCPel se reconhece em três campi. Eles norteiam as ações da instituição e orientaram a criação da marca. No conceito da comunicação da marca, transformamos eles em pilares! Segue comigo a leitura pra descobrir quais são eles!
- Campus Social: é caracterizado pela pluralidade, a diversidade de pensamentos e as diferentes pessoas que os alunos criam vínculo durante a graduação. No conceito da comunicação esse campus está sendo representado pelo pilar “aproximar”.
- Campus Digital: modernidade, gente! Aqui tratamos da apropriação e do empoderamento da utilização da tecnologia para atualização do ensino. Representado pelo pilar “transformar”.
- Campus Mediador: ele é um agente de troca entre alunos e professores, na busca por encontrar, desenvolver e acompanhar as competências que o estudante precisa para sua graduação ter qualidade. Nos pilares, representado por “pertencer”.
Em outras palavras, isso que a gente oferece aqui na UCPel: tecnologia, prática desde o início da graduação, atuação com a comunidade, experiências diferentes com pessoas diversas, tudo em um espaço de fato acolhedor. Como resultado, você terá uma graduação de qualidade que desenvolveu suas habilidades e competências.
Botando o filho, digo, a identidade visual no mundo!
Em um evento interno apresentamos aos nossos colaboradores, em primeira mão, como tinha ficado a nossa nova identidade! No encontro pudemos aprender mais sobre ressignificação, superação, conexão e, é claro, sobre “aproximar, pertencer e aproximar“.
Confere no vídeo abaixo um pouco sobre como foi o nosso evento
E aí? O que você achou da nossa nova identidade visual? Durante esse post pudemos ver que essa revolução na nossa marca é resultado de um trabalho coletivo, que uniu todas as mudanças ocorridas durante mais de uma década. É como diz nosso reitor, “essa marca representa muito a nossa trajetória”.