pós-graduação

Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

Você que tem o sonho de cursar uma faculdade, mas ainda está em dúvida sobre o que fazer e onde fazer? O Prouni é uma opção! Vem com a gente então e descubra tudo que você precisa saber sobre o Prouni!

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa de inclusão educacional criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de ajudar os estudantes brasileiros que não têm condições de pagar o valor das faculdades particulares a ingressar no ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo, que vão de 50% (parciais) a 100% (integrais) das mensalidades.

Ficou interessado em participar? Pois saiba que chegaste ao lugar certo! A Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) aceita a entrada de alunos por meio deste sistema e pode ser a sua virada de chave para ingressar na vida universitária. 

Neste artigo, você ficará sabendo sobre:

  • Datas do Prouni 2024
  • O que é o Prouni e como ele funciona?
  • Todo mundo pode fazer o Prouni?
  • Como o Prouni seleciona os estudantes?
  • Quais os tipos de bolsa que o ProUni oferece?
  • Tem cotas no ProUni?
  • Tem como entrar pelo Prouni sem ser pelo Enem? Posso usar a nota de algum outro ano?
  • Vagas do Prouni na UCPel

E muito mais!

Tens alguma dúvida envolvendo o Prouni? Então leia até o final e não perca a chance de realizar o sonho de cursar uma faculdade e alavancar os seus estudos!

Prouni 2024

Já tá rolando!

  • Inscrições: 29 de janeiro a 1° de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Manifestações de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
  • Resultado da lista de espera: 18 de março

O que é o ProUni, como ele funciona e como seleciona os estudantes?

Prouni, Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

Como dito anteriormente, o Prouni é um programa do Governo Federal que oferta bolsas de estudos parciais e integrais em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. 

Completando 20 anos em 2024, o programa visa democratizar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.

Mas, para isso, é necessário que o indivíduo tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que desde 2009 é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior no Brasil.

Neste ano, 2024, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro, com o período de inscrições sendo de 06 a 17 de maio. Caso você já esteja se preparando para participar da prova, aproveite e acesse as nossas dicas para arrasar na redação do ENEM!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ProUni, é hora de saber se você é apto para participar do programa. Sim! Existem alguns pré-requisitos que devem ser seguidos para que o aluno possa concorrer às bolsas oferecidas pelo programa.

Todo mundo pode fazer o Prouni?

Prouni, Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

A resposta é NÃO! 

Desde a sua criação, o Prouni tem como objetivo ofertar a possibilidade de ingresso em um curso de graduação para brasileiros de baixa renda. 

Sendo assim, um dos requisitos para a seleção é a renda familiar do candidato. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para participar da seleção de bolsas de 100%, você precisa ter uma Renda Familiar Mensal per Capita de até 1,5 salário mínimo. 

Para as bolsas de 50%, o Prouni exige renda de até três salários mínimos por pessoa.

Confira logo abaixo mais alguns pré-requisitos para participar do programa:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista, ou
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Que tipo de bolsa o Prouni oferece?

Prouni, Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

No ProUni são oferecidos dois tipos de bolsa: integral e parcial. Entenda a diferença:

  • Bolsas Integrais: São distribuídas para os alunos que têm renda familiar bruta mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Nesse caso, toda a mensalidade do curso, até o final, é bancada pelo Governo Federal. O aluno só precisa se preocupar em estudar bastante e se sair bem. As bolsas integrais respondem por volta de 70% de todos os benefícios concedidos pelo ProUni até hoje.
  • Bolsas parciais: Pagam metade da mensalidade do curso. São destinadas a candidatos que apresentam renda familiar bruta mensal per capita entre 1,5 e 3 salários mínimos. O restante da mensalidade fica por conta do aluno pagar. 

O Prouni possui cotas?

A resposta é: SIM! O Prouni oferece vagas por cotas para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Não tem, como no SISU, vagas reservadas para alunos de escola pública, pois o programa já é destinado a essa parcela da população.

Existe alguma outra alternativa de concorrer no Prouni sem ter que usar o Enem?

Não. O primeiro critério do Prouni é a nota do Enem. As demais exigências, como renda familiar e escolaridade só precisam ser comprovadas mais adiante, caso o candidato consiga uma bolsa.
Posso usar nota de outros anos do Enem? Não também! O Prouni é bem claro e criterioso sobre. Todos os participantes devem ter feito o Enem mais recente para poder participar do programa.

Vagas do ProUni na UCPel

Aqui na Universidade Católica, nós sempre disponibilizamos bolsas para o ProUni. Inclusive, para o curso de Medicina, afinal, somos a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul.

Neste ano de 2024, será disponibilizado no total de 169 bolsas integrais. Ao todo, 27 cursos de graduação presenciais e à distância (EAD) da universidade ofertaram vagas! Acesse o site do programa e garanta a sua inscrição!

Ficou Interessado? Quer saber mais sobre a nossa Universidade? Então, confere aqui esse vídeo de como a UCPel é a sua escolha certa!

Vídeo depoimento de Aline, egressa, filha de egressa e mãe de acadêmico da UCPel

Conclusão

Neste artigo, você ficou sabendo mais um pouco sobre o que é o Programa Universidade para Todos (Prouni) e como é possível concorrer às bolsas de estudos oferecidas pelo programa nas universidades privadas do Brasil.

Além disso, você ficou sabendo que existem alguns pré-requisitos que é necessário seguir para poder concorrer às vagas ofertadas.

Nós também explicamos sobre como ocorre a seleção e como é importante ficar atento ao período de inscrição para não perder os prazos estabelecidos.

Por fim, contamos como é possível utilizar o Prouni para se inscrever nos cursos da Universidade Católica de Pelotas.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? 

Nos conte aqui embaixo nos comentários! Teremos prazer em responder a você! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2024 Blog da UCPel